Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/04/2014 - 12:13

Gramáticas contemporâneas do Português


A Parábola Editorial acaba de lançar o livro Gramáticas contemporâneas do português: com a palavra, os autores, organizado pelas professoras Maria Helena de Moura Neves e Vânia Cristina Casseb-Galvão.

Esta obra contém o registro de um encontro inusitado: a reunião dos autores de obras contemporâneas nomeadas como “gramáticas” da língua portuguesa do Brasil: Ataliba Teixeira de Castilho, Evanildo Bechara, José Carlos Azeredo, Marcos Bagno, Maria Helena de Moura Neves e Mário Perini. E, representando a gramática contemporânea da língua portuguesa em Portugal, Maria Helena Mira Mateus.

As gramáticas, objeto de estudo desta obra, foram publicadas, em sua quase totalidade, a partir de 1980. E as práticas pedagógicas relativas ao ensino de língua portuguesa não ficaram indiferentes às publicações dessas gramáticas de base linguística. Ainda que inexistam dados para uma comprovação científica dessa hipótese, é possível sustentá-la com argumentos plausíveis. Um deles pode ser extraído da comparação entre o ensino do português em período anterior e em período posterior a publicação dessas gramáticas.

Gramáticas contemporâneas do português: com a palavra, os autores dá voz às diversas tendências hoje presentes no cenário brasileiro de obras gramaticais de referência, algumas das quais representam histórica ruptura, de maior ou menor peso, na tradição das gramáticas do português brasileiras.

Um livro único, no qual os autores refletem como gramaticógrafos (historiógrafos gramaticais) de si mesmos. O resultado é um livro documental, histórico: qualquer estudioso que, em qualquer época, fizer um trabalho de historiografia linguística sobre qualquer uma das gramáticas em questão, terá de passar análise feita por cada autor a respeito de sua obra.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira