Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/04/2014 - 12:57

BNDES aprova R$ 8,7 milhões para restauro de igreja do século 17 no Rio de Janeiro


Igreja de Nossa Senhora de Montserrate, do Mosteiro de São Bento, fica na zona portuária da cidade, que passa por processo de revitalização.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou a concessão de apoio financeiro de R$ 8,7 milhões ao Mosteiro de São Bento do Rio Janeiro para a restauração da Igreja de Nossa Senhora de Montserrate. O apoio, que acontece no âmbito da Lei Rouanet e é não reembolsável, corresponde a 80% do total a ser investido no projeto, que inclui também a implantação de um programa de visitação.

Construída entre 1633 e 1671, a Igreja de Nossa Senhora de Montserrate integra o conjunto arquitetônico do Mosteiro de São Bento, no entorno da Praça Mauá, na zona portuária do Rio. A restauração se soma a outras ações de revitalização, que contribuem para a valorização turística da região, movimentando a economia local e gerando renda.

As intervenções contemplam a restauração das duas capelas falsas [Santa Ida de Lovânia e Francisca Romana], das seis capelas laterais [Nossa Senhora da Conceição, São Lourenço, Santa Gertrudes, São Brás, Nossa Senhora do Pilar e São Caetano], do forro da nave central, de dois púlpitos, de dois tocheiros, da balaustrada do guarda-corpo (no coro sob a nave central) e da extensão da capela do santíssimo. Nas capelas, as obras compreendem a recuperação das paredes, imagens, castiçais e lampadários.

O programa de visitação prevê visitas com monitor/educador e também com audioguia. Recurso ainda pouco usado no Brasil, o audioguia terá cerca de 30 faixas, com duração total aproximada de uma hora, com texto que abordará história, história da arte, religião, teologia, arquitetura, técnicas de restauração e artes plásticas, em quatro idiomas (português, inglês, espanhol e francês).

Durante o restauro, a estimativa é que sejam criados 86 postos de trabalho diretos (arquitetos, historiadores, fotógrafos, restauradores, técnicos de edificações, engenheiros, técnicos de planejamento e de segurança, designers, redatores, etc) e 32 indiretos (prestadores de serviços de gráfica, comunicação visual, montagem, etc). Após a conclusão, está prevista a contratação de cinco profissionais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira