Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/04/2014 - 13:14

BorgWarner é a primeira empresa de autopeças a conquistar a certificação Green Building no Brasil

A BorgWarner, empresa líder no segmento de tecnologia e aplicações para powertrain e drivetrain de veículos de passeio, conquista o título de primeira indústria de autopeças no Brasil a receber o certificado LEED®, da sigla em inglês “Leadership in Energy and Environmental Design”, ou Liderança em Energia e Design Ambiental. Criado pelo Green Building Council Institute, a certificação LEED® foi criada com o objetivo de transformar o setor de construção em algo sustentável. A novidade representa o resultado de um árduo trabalho da equipe da companhia, que precisou se atentar a diversos detalhes para que conseguisse se adequar aos exigentes padrões do selo, passando por avaliações severas e ajustes de estrutura e cultura organizacional.

Além de todas as dificuldades, o fato traz duas curiosidades interessantes: a BorgWarner é primeira empresa a submeter um projeto multibuilding (vários prédios num mesmo local) e a primeira empresa a submeter os projetos em português. Tradicionalmente todos os documentos eram submetidos em inglês, porém a USGBCI, entidade responsável pela avaliação, contratou uma equipe com fluência no idioma nacional para analisar os projetos brasileiros.

De acordo com Arnaldo Iezzi Jr, diretor-geral da BorgWarner, ao seguir esses novos conceitos dentro da unidade fabril, a BorgWarner tornou possível uma economia de 43% no uso de água das torneiras, 50% de água para jardinagem e 50% de economia no uso de água nos sanitários, por exemplo. “Isso tudo casa perfeitamente com o discurso da BorgWarner em relação às questões ambientais, uma vez que os produtos fornecidos pela fabricante possibilitam a redução do uso de combustível, e consequentemente, da emissão de poluentes, ocasionado pelo downsizing”, explica o executivo.

Iezzi comenta ainda que esses resultados foram conquistados com a adoção de sistemas diferenciados de torneiras, com fluxo menor, capazes de economizar recursos, assim como sistemas de ar condicionado que poluem menos, a adoção de métodos de reciclagem e um mecanismo de iluminação natural, que permite uma economia de até 97% de energia elétrica em áreas de uso comum, como o refeitório, por exemplo.

“Para a BorgWarner obter um selo com esse peso e muito importante, não só por buscar a conscientização de melhores práticas em ambiente interno para seus colaboradores, mas também permitir o início de uma reação em cadeia. A partir da adoção de novos comportamentos dentro do ambiente de trabalho, os colaboradores transmitem os conhecimentos para seus familiares e amigos, que os aplicam em suas casas. Assim a economia de água, a coleta seletiva de lixo e a economia de energia elétrica tornam-se parte uma prática comum entre a comunidade”, define o diretor.

Ao todo foram R$ 70 milhões investidos na planta projetada para compor 18.000m² de área construída, ante os 10.074,86m² da unidade anterior, visando a fabricação de turbos para veículos comerciais, incluindo pesados, pick-ups e vans, turbos para carro de passeio, ventiladores e embreagens viscosas e sistema de acionamento por corrente.

A empresa conta ainda com a certificação ISO 14001, além do aval de instituições como a Cetesb, IBAMA e DAEE, voltada à regulamentação ambiental para o funcionamento de empresas e demais organizações.

A BorgWarner, empresa líder no segmento de tecnologia e aplicações para drivetrain e powetrain de veículos de passeio, utilitários leves e pesados, foi fundada em 1928 nos Estados Unidos, com sede em Auburn Hills, Michigan. Conta hoje com mais de 19.100 colaboradores, distribuídos em 57 plantas e centros de desenvolvimento localizados em 19 países. Figurando na lista “Fortune 500”, apresentou um crescimento quatro vezes superior à média mundial do setor automotivo. As principais montadoras ao redor do globo usam componentes BorgWarner.

BorgWarner no Brasil -As operações da BorgWarner na América do Sul estão centralizadas no Brasil. A companhia possui uma instalação em Itatiba, SP, onde produz turbos para veículos pesados e leves, além de embreagens viscosas, que auxiliam no sistema de arrefecimento. Os produtos das divisões instaladas no país, Turbo Systems (Turbos) e Thermal (Ventiladores e Embreagem Viscosa), são aplicações originais de fábrica em mais de 10 montadoras no Brasil e Mercosul, equipando centenas de diferentes modelos de veículos. A operação brasileira conta com centro de engenharia, responsável pelo desenvolvimento de produtos e fornece componentes para o mercado de reposição. Além disso, a BorgWarner equipa os caminhões campeões da Fórmula Truck desde 1996 e foi multicampeã do Rally Internacional dos Sertões em diversas categorias nos últimos anos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira