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15/04/2014 - 13:28

Como manter um bom relacionamento com o cliente


Nunca o trato com o cliente foi algo tão importante como nos dias atuais. Saber como manter um bom relacionamento com os clientes, assim como em qualquer tipo de relação, é o que vai garantir a parceria e a fidelidade ao longo dos anos.

Normalmente usamos o termo “ponta firme” para descrever uma relação, seja entre os profissionais de uma empresa ou no relacionamento direto com o consumidor, que nada mais é do que a precisão no contato e a atenção às expectativas. E é assim que devemos nos relacionar com esse público.

O atendimento ao cliente envolve uma série de ações, desde as funções primordiais, como a compreensão das necessidades da empresa e o cumprimento de prazos, até pequenos detalhes como a cobrança devida, a atenção pós-venda e a mensuração de resultados junto ao cliente, entre outros.

As empresas devem se esforçar para oferecer mais do que foi aparentemente contratado e reunir uma série de recursos para superar as expectativas do cliente. É preciso ter uma visão e uma vontade de ir além do óbvio para entregar um trabalho muito bom, com foco em resultados. Há casos em que o cliente pode exigir algo com que a empresa não esteja de acordo, algo que não é adequado para o mercado e o seu público-alvo. Nessas horas, surge a preocupação em oferecer um serviço de qualidade, sem desagradar o cliente. Então, o que fazer?

Um bom parceiro fornecedor sabe o que faz e tem domínio intelectual e executivo suficiente para oferecer o melhor serviço. Se o cliente impõe uma questão com a qual a empresa não concorda, cabe a ela saber vender e reforçar a ideia. Em alguns casos, dependendo do que o cliente idealiza, os resultados podem ser comprometidos, por isso o fornecedor deve ser firme para que a relação de parceria se valide.

O mercado qualificado exige cada vez mais o comprometimento nas relações entre empresa e cliente, e para que as relações se perpetuem, é papel das empresas fazerem mais do que lhes é proposto. Elas devem ter sensibilidade para reconhecer as expectativas e as necessidades de cada um, fazendo com que o “quesito qualidade” se faça valer em um nível standard. Em outras palavras “qualidade em atendimento” é pré-requisito para qualquer empresa hoje em dia. Não é diferencial.

. Por: Flávio Yukio Motonaga, sócio diretor da líbero+, agência especializada em web marketing, criação de sites, SEO e redes sociais. Flávio também dá dicas sobre empreendedorismo em seu blog: Minha Microempresa [www.minhamicroempresa.com](MME).

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