Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/04/2014 - 08:58

Tenaris inaugura centro de pesquisa no Parque Tecnológico do Fundão


Unidade de desenvolvimento de equipamentos custou US$ 39 milhões e atenderá setor de petróleo e gás, nuclear, mineração, automotivo e construção civil.

Após 17 meses de obras nas quais trabalharam 480 operários, a Tenaris inaugurou no dia 15 de abril (terça-feira), o seu Centro de P & D no Parque Tecnológico do Rio de Janeiro. A empresa de origem italiana investiu US$ 39 milhões para instalar o seu quinto centro de Pesquisa e Desenvolvimento no mundo na capital fluminense, que agora estará tecnologicamente integrada aos pesquisadores da Argentina, México, Itália e Japão. Dos 20 centros de pesquisa internacionais que se instalaram no País nos últimos cinco anos, 18 escolheram o Rio. O Parque tem apoio do governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento do Rio de Janeiro, que participa do Conselho Consultivo.

“Essa é a primeira etapa desse investimento em tecnologia que a Tenaris está fazendo no brasil. A expectativa é que esse investimento venha a ser ainda maior”, disse o diretor do Centro de P & D, Marcio Marques. “Nosso compromisso com o Brasil é de longo prazo”, completou o presidente mundial da empresa, Paolo Rocca. “Inaugurar esse centro é um marco muito importante na trajetória de inovação da Tenaris”, completou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio de Janeiro, Júlio Bueno, destaca que o novo centro confirma o Estado como o principal polo brasileiro de inovação tecnológica. "Acreditamos na estratégia do desenvolvimento do Rio para além do petróleo e as duas prioridades, nessa linha, são a indústria de transformação e a indústria do conhecimento. A primeira, estamos garantindo com a formação do polo automotivo e com a atração de indústrias de alimentos, plásticos, cosméticos, entre outros. Já esse centro de pesquisas da Tenaris faz parte dessa segunda linha estratégica, que vem resultando em muito sucesso, considerando que, dos 20 centros de conhecimento internacionais que vieram para o Brasil nos últimos cinco anos, 18 escolheram o Rio", sublinhou.

Instalado em um terreno de quatro mil metros quadrados, com quase 3 mil metros quadrados de área construída, o Centro de P & D desenvolverá pesquisas nas áreas de mecânica aplicada, metalurgia e tecnologia de soldagem e revestimentos. As atividades também devem abranger segmentos como mineração, nuclear, automotivo e de tubos industriais para o mercado de construção civil.

Os desafios do pré-sal e a necessidade de inovação para a exploração em águas profundas, entretanto, deverão priorizar as atenções, segundo admitiu Rocca. “O pré-sal é um dos ambientes offshore mais desafiadores do mundo e, para enfrentar isso, é preciso muita tecnologia. Teremos no Rio de Janeiro máquinas de última geração para pesquisa de equipamentos”, disse. Segundo ele, a máquina de teste final de pressão e temperatura instalada no centro é “única no mundo”.

O presidente da Tenaris explicou que 40 profissionais “de alto nível técnico” vão trabalhar no centro do Rio, integrados a uma rede de 200 profissionais que inclui os demais centros instalados em outros países. Ele lembrou que, mesmo antes da instalação do centro, a empresa já vinha desenvolvendo tecnologia no País, em parceria com a Petrobras.

O diretor do Parque Tecnológico, Maurício Guedes, disse que o parque há dez anos aplica no Brasil o conceito de inovação aberta, através do qual as soluções inovadoras não são restritas a empresas, que compreendem que devem se relacionar com universidades, fornecedores e institutos de pesquisa. “Essa inauguração faz parte de uma safra de inaugurações, cujos primeiros dados foram dados pela Petrobras, que estimulou que as empresas não fossem apenas seus fornecedores, mas também desenvolvessem pesquisas no País”, disse.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira