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16/04/2014 - 08:58

Mídia Digital deve ultrapassar os R$ 7 bilhões em 2014 no país, segundo projeção do IAB

Aproximando-se de mercados mais consolidados. IAB Brasil prevê crescimento de 25% para 2014, projetando a Internet como o segundo maior meio para a publicidade.

São Paulo – Em coletiva realizada no dia 15 de abril (terça-feira), o Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil), principal órgão representativo do segmento digital interativo brasileiro, apresentou os dados consolidados de 2013 e projeções de faturamento e crescimento da publicidade digital para 2014, comprovando que o crescimento digital é um caminho sem volta.

No Brasil, o mercado publicitário na Internet em 2013 atingiu 25.9% de crescimento e obteve aproximadamente R$ 5,75 bilhões, consolidando-se como o segundo maior meio em participação no bolo publicitário, ultrapassando jornais e ficando atrás apenas da TV. “O Digital oferece aos anunciantes alta efetividade aliada a ferramentas de mensuração muito poderosas”, afirma Rafael Davini, presidente do IAB Brasil.

As estimativas da entidade apontam que o investimento em publicidade online deve crescer ao menos 25% em 2014 (número que considera display, social media, search e classificados), enquanto no mundo a expectativa é de 27,9%, ou seja, 137,53 bilhões, segundo dados do e-marketer. No Brasil este crescimento deverá movimentar mais de R$ 7 bilhões em compra de mídia projetada.

O IAB já vem observando atentamente o crescente aumento do consumo de internet em toda população brasileira, resultando em profundas mudanças nos hábitos de utilização dos diversos meios. Segundo dados apresentados, 73% das pessoas utiliza regularmente a internet enquanto vê TV, revelando a atualidade do conceito “Second Screen”, e 43% passa pelo menos 2 horas por dia navegando por diferentes canais.

Os dados foram apresentados pelo presidente do IAB, Rafael Davini, junto com os membros da diretoria da entidade: Marcelo Lobianco (VP Executivo), Enor Paiano (VP Executivo Consultivo), Roberto Eckersdorff (VP Executivo Consultivo) e Edgar Aguiar Rosa (VP Financeiro), além de André Zimmermann e Marcos Swarowsky. Na ocasião, a diretoria do IAB também apresentou a metodologia da empresa comScore, líder em tecnologia de internet que mede o que as pessoas fazem enquanto elas navegam pelo universo digital e utiliza estas informações para auxiliar o investimento das empresas no mercado digital.

“O nível de conhecimento produzido pelos comitês do IAB é muito alto. Nossos mais de 200 associados, divididos entre agências, fornecedores e veículos, são as pessoas que estão construindo o mercado digital. Vamos aproveitar cada vez mais esse conteúdo, criando cursos presenciais, e-learning, eventos e ações in company. Duas grandes conquistas já neste ano foram dois novos comitês, o de Anunciantes para discutir dúvidas do setor e o do Rio de Janeiro com a missão de expansão de fronteiras”. afirma Marcelo Lobianco, VP do IAB.

IAB Brasil -Fundada em 1998 com a missão principal de desenvolver o mercado de mídia interativa no Brasil, a Associação de Mídia Interativa (AMI) passou a fazer parte da mais importante rede de associações de mídia digital do mundo – o Interactive Advertising Bureau- em 2005, mudando sua denominação para IAB Brasil. Desde então, a associação integra uma rede internacional, que conta com representações em mais de 47 países, entre eles EUA, Austrália, Cingapura, Espanha, França, Inglaterra, Itália, Chile e México. O IAB Brasil conta atualmente com cerca de cem filiados, entre sites e portais, empresas de tecnologia, agências e desenvolvedoras Web, líderes em seu segmento no país, incluindo também anunciantes mais recentemente .

O IAB Brasil tem como missão incentivar, desenvolver, regulamentar e promover o uso dos meios interativos para ações de comunicação e marketing a partir da criação de normas e padrões para o planejamento, criação, compra, venda, veiculação e mensuração de mensagens comerciais; do intercâmbio de experiências e conhecimentos técnicos de seus associados; de pesquisas e estudos que comprovem a eficiência da mídia interativa e identificar oportunidades de posicionamento da mídia interativa por meio de linguagem publicitária para atrair o interesse de anunciantes e profissionais da mídia tradicional.

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