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16/04/2014 - 09:06

Paco Rabanne lança versão 150 ml de seu Invictus

O que se passa depois de conquistada a vitória? Quando se venceu o desafio, quando os músculos relaxam, quando um clamor invade o estádio… A adrenalina desperta os sentidos e convida a um novo êxtase.

Os desportistas são os novos heróis da nossa época. Muito além dos seus desempenhos, cristalizam todos os desejos e todas as fantasias. Em 2013, Paco Rabanne cria o acontecimento e abre um novo capítulo da perfumaria masculina. O perfume da vitória.

"Um perfume deve ser tão pesado no seu significado quanto leve na sua utilização", Paco Rabanne.

Paco Rabanne, Costureiro e criador, é um vulto da história da Moda. Venerado ou criticado, exprime, em meados dos anos 60, uma modernidade radical, acompanha as mulheres no seu desejo de emancipação e revoluciona os padrões da elegância simbolizados pelos grandes nomes da Alta-costura francesa da época. É o criador de todas as audácias. As manequins negras, os desfiles de moda e, sobretudo, a utilização do metal e de outros materiais inéditos para desafiar hábitos demasiado têxteis e burgueses. Os seus vestidos refletores de luz marcam a sua época e enaltecem as mulheres mais belas do mundo: Brigitte Bardot, Jane Fonda, Jane Birkin, Françoise Hardy…

A sua impertinência continua a ser, ainda hoje, um sinônimo atemporal de modernidade.

Desde a criação de Calandre em 1969, um floral aldeído quase sobrenatural, e Paco Rabanne Pour Homme em 1973, um fougère aromático, os perfumes Paco Rabanne têm marcado a sua época com essa mesma audácia. Esses grandes sucessos tornaram-se clássicos da perfumaria francesa e, cada qual no seu papel, representam universos potentes e ao mesmo tempo específicos.

Em 2005 e 2008, foram Black XS e 1 Million, respectivamente, que agitaram o cenário da perfumaria. Objetos de desejo reinterpretados – o "isqueiro" e “a barra de ouro” – e assinaturas olfativas marcantes materializam igualmente duas fantasias universais: a vida de rockstar e o sucesso… na ponta dos dedos.

Com Invictus, Paco Rabanne revela uma nova fantasia, a da vitória, de um novo herói, o campeão, e de um novo território olfativo, o frescor sensual no masculino. Um nome predestinado - Invictus, um nome que evoca as suas raízes latinas e a sua masculinidade musculosa. O invicto, o invencível é o herói a quem nada nem ninguém pode resistir. No ideal da antiguidade, o atleta – hoje, o desportista – tem os traços do divino. A menos que seja o contrário! Filiando-se diretamente no mundo antigo, a geração 2.0 tem uma autêntica veneração por estes desportistas fora de série, com imagens que por vezes evocam a mitologia. Celebrados, venerados, os deuses dos estádios são, em primeiro lugar, homens.

A fantasia da vitória -O herói Invictus já realizou a sua proeza desportiva. Venceu, é o melhor, sem dúvida, mas a impressão é demasiado comum e conhecida. Ele já está na fase posterior, na explosão de sensações: a de um sucesso avassalador, um clamor que o transporta e despe ao mesmo tempo, um corpo exaltado, um êxito que aflora na própria pele e nas promessas de outras vitórias, ainda mais sensuais. Ele é o ideal masculino por excelência, resplandecente na sua identidade masculina. A sua virilidade é rude, quase animal. Um modelo para os homens, um objeto de desejo para as mulheres. Além da sua aparência, é o seu triunfo que o torna desejável. Esta vitória não somente dá asas, como também é verdadeiramente afrodisíaca. Mas ao contrário de outros filhos que desceram do monte Olimpo para a Terra, ele tem também humor. O sorriso é a sua derradeira arma.

O Nascimento de um mito -Paco Rabanne Parfums gosta de contar histórias. Assim, cada perfume desenvolve o seu universo, no qual retrata plenamente os seus valores. Invictus nasce da vontade de falar no esporte de uma forma inovadora, sublimando a fantasia social que representa. Ir além de uma mera narração olfativa de primeiro grau. Ultrapassar o habitual álibi do frescor e enraizar uma autêntica história de perfumista.

A personificação deste perfume, primordial, dá corpo, mas também eco a esta abordagem inédita. Quem não sonhou um dia entrar numa arena ou num estádio, ouvir o próprio nome aclamado pela multidão e tornar-se um objeto de desejo? O semi-deus de Invictus é um autêntico herói contemporâneo e é o seu lado humano, mais precisamente o seu humor, que o afasta de uma narrativa épica clássica.

Refrescância e sensualidade heróicas -Para dar uma realidade olfativa a esta fantasia, Paco Rabanne convidou a perfumista Véronique Nyberg (IFF), que se rodeou de outras três assinaturas: Anne Flipo, Olivier Polge e Dominique Ropion. Foram necessários mais de dois anos e meio de investigação e um trabalho de equipe, para elaborar um acorde orgásmico totalmente inédito.

A escrita desta frescura sensual contrasta com as abordagens tradicionais deste território masculino. Não se trata de uma água de verão transparente, nem de uma colônia clássica; Invictus é uma fragrância extremamente texturizada, com um relevo e um fundo muito presentes.

Para desenvolver esta fragrância e obter essa nota de frescor sensual, a habitual pirâmide foi colocada de lado, a favor de uma com duas camadas. Uma oposição de universos, forças, sensações e valores. Invictus é um amadeirado fresco, no qual a vivacidade responde à força.

"Entre frescor picante e sensualidade animal", declara Véronique Nyberg. "Nós tínhamos a intenção de salgado na pele – mas não iodada, com cheiro de mar – que se deseja sentir o gosto, lamber. Um contraste aguçado entre duas famílias que jogam entre si, se misturam e criam tensão” .

Um êxtase, um ímpeto fresco, vibrante, vivificante, obtido graças a um acorde marinho, com casca de toranja e folha de louro. Quanto à adição, é criada pela identidade ultra viril e o magnetismo animal de um acorde amadeirado/ambarado. A madeira de Gaïac, o âmbar cinzento e o patchouli deixam uma marca olfativa de distinção.

"São forças contrárias, mas que se comunicam. Um ímpeto, que é obviamente uma metáfora sexual, mas que também faz parte da linguagem esportiva. Houve, desde o início, uma vontade de surpreender ou mesmo de contrastar com esta dualidade de construção".

O troféu -Para criar este frasco, Paco Rabanne associou-se a Cédric Ragot, designer eclético e iconoclasta, para quem se impôs naturalmente a imagem da taça. Todas as escolhas estéticas e técnicas conduziram a um troféu, na sua mais pura essência. Preferiu-se o símbolo à pequena história. Uma reinterpretação, um objeto de coleção, um troféu que também é prático, graças à sua ergonomia, e realizado na tradição de excelência da perfumaria francesa.

As asas da vitória -O logotipo e a tipografia relembram os códigos atemporais da Antiguidade revistos com uma estética contemporânea. Esta dupla filiação e esta ponte temporal resultam uma assinatura forte, viril, perene. As asas – da vitória – imprimem uma força e uma aura ao nome, que parece gravado e aclamado pelas multidões.

A estrutura em louros, outra recompensa dos heróis e dos vencedores, finaliza e remata a identidade gráfica. Os tons cinzentos utilizados, simultaneamente metálicos e mates, remetem para a estatuária da antiguidade e para os metais das vitórias desportivas.

O campeão moderno -Para um projeto inovador, era preciso uma inspiração fora de série. Paco Rabanne escolheu o australiano Nick Youngquest como porta-voz de Invictus. Este atleta de trinta anos seduziu pela sua fotogenia, mas também pela adequação entre a sua personalidade e os valores transmitidos pelo perfume.

Às belezas padronizadas ou às celebridades demasiado monolíticas, Nick Youngquest opõe uma virilidade sem rodeios. Uma musculatura impressionante, em ruptura com os modelos metrossexuais, um olhar de aço, um sorriso cheio de promessas, uma franqueza avassaladora, um pouco desenvolta, bem da nossa época.

O momento de graça-Assinado por Alexandre Courtès, realizador francês de longas-metragens, o spot publicitário é antes de tudo uma narrativa épica e uma alegoria da vitória. Acompanhamos o percurso de um campeão na euforia da vitória, desde a entrada de um estádio até aos balneários, onde o espera uma terceira parte escaldante. São aparições inspiradas na mitologia clássica, no seu sentido da grandiosidade, ou mesmo da desmesura. Simultaneamente metafórico e hiper-realista, o filme ilustra uma fantasia à flor de músculo.

Rir-se de si próprio faz parte integrante dessa evocação e remete o espectador para a sua própria humanidade e para os sonhos de grandeza que acalenta. A música, composta por Kanye West, acompanha esta mensagem ultra masculina e reforça a contemporaneidade do campeão Invictus.

O visual, fotografado por Nick & Warren, expõe uma virilidade exacerbada, exibida sem falsa modéstia. O frasco pode ser visto como a base do objeto de desejo: o corpo do campeão. Esta imagem imensamente sexy assume uma viragem quase inesperada, como sempre com Paco Rabanne, com um sorriso brincalhão. Essa troca subliminar entre o campeão e o espectador induz uma cumplicidade, para além da fantasia.

Preços sugeridos: Invictus EDT (50ml) – R$269,00 | Invictus EDT (100ml) – R$359,00 | Invictus EDT (150 ml) – Novo – R$ 419,00. | SAC: 0800 704 3440.

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