Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/04/2014 - 07:03

Medicamento para hemofilia tipo B exclui risco de doenças infectocontagiosas

Primeiro medicamento com fator IX recombinante usa técnicas biotecnológicas que não envolvem o plasma humano como matéria-prima.

Considerada rara, a hemofilia é uma doença hemorrágica, de origem adquirida ou congênita (hereditária). Causada pela deficiência de fatores de coagulação do sangue, a doença se caracteriza pela ocorrência de hemorragias de gravidade variável, de forma espontânea e/ou pós-traumática.

Por não possuir um dos fatores em quantidade ou qualidade suficiente para exercer suas funções, o sangue da pessoa com hemofilia demora mais para formar um coágulo e, quando este se forma, não é capaz de estacar o sangue no local lesionado. Dessa forma, simples atividades do cotidiano como caminhar e correr podem produzir hemorragias internas e externas. Nos tipos mais comuns de hemofilia estão ausentes o fator VIII (hemofilia tipo A) ou fator IX (hemofilia tipo B).

Para que o paciente com hemofilia possa ter uma vida normal, é necessário que ele seja tratado o mais rápido possível após uma lesão ou ainda ter um tratamento preventivo contínuo. O tratamento consiste basicamente na reposição dos fatores de coagulação que estão afetados. O paciente com hemofilia A, por exemplo, recebe a molécula do fator VIII, e com hemofilia B, a molécula do fator IX.

Essa reposição é feita por meio da aplicação na veia do fator de coagulação VIII ou IX, que pode ser derivado do plasma (feito a partir do sangue humano), ou ser recombinante (feito a partir de proteínas produzidas por técnicas biotecnológicas, que exclui o risco de transmissão sanguínea de patógenos humanos).

Recentemente a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou Benefix – o primeiro fator de coagulação IX recombinante, indicado para o controle e a prevenção de episódios hemorrágicos e para a rotina cirúrgica e profilaxia em pacientes com hemofilia tipo B (deficiência de fator IX de coagulação) ou doença de Christmas. A previsão é que o medicamento chegue ao mercado nos próximos meses.

A Pfizer aguarda ainda a aprovação pela Anvisa de Xyntha, outro fator de coagulação recombinante, mas indicado para a Hemofilia tipo A, que corresponde a 80% dos casos.

Pfizer - Há mais de 150 anos no mundo e 60 anos no Brasil, a Pfizer tem como propósito inovar para proporcionar aos pacientes tratamentos que melhorem significativamente suas vidas. Esta preocupação é traduzida pelo amplo pipeline e portfólio da companhia, que abrange diferentes áreas como câncer, dor, saúde da mulher, prevenção de enfermidades em crianças e adultos, infecções, doenças autoimunes, depressão, multivitamínicos, entre outras. Isso significa investir cerca de US$ 7 bilhões por ano no desenvolvimento de novos medicamentos e trabalhar com mais de 250 parceiros, entre universidades e centros de tecnologia, buscando a inovação e também a ampliação do alcance da população aos seus tratamentos. A cada dia, a Pfizer mantém sua missão e seus valores, trabalhando para fazer a diferença na vida das pessoas e contribuindo com a comunidade por meio de suas iniciativas sociais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira