Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/12/2007 - 09:12

A MicroStrategy é agora a empresa independente líder no fornecimento de software de BI de arquitetura aberta

Softwares abertos de BI são os preferidos de muitas organizações.

São Paulo - A MicroStrategy Incorporated (sigla na Nasdaq: MSTR), fornecedora de software de business intelligence (BI) em escala mundial, anunciou que, agora, ela é a empresa independente líder no fornecimento de software de business intelligence de arquitetura aberta, após o recente anúncio das aquisições da Cognos pela IBM e da Business Objects pela SAP.

A MicroStrategy emitiu a seguinte declaração sobre o seu ponto de vista em relação à recente consolidação na indústria: Os usuários de business intelligence precisam de fornecedores de software de BI independentes e financeiramente fortes. A aquisição de fornecedores de BI por conglomerados de software terá o efeito de se criar um “conjunto de ferramentas proprietárias interdependentes”, que só funcionam da melhor maneira quando usadas conjuntamente. Ao contrário disto, os fornecedores independentes trabalham em parceria para criar um "conjunto de sistemas abertos" que oferecem diversas vantagens importantes para os usuários de BI.

1- Os CIOs preferem sistemas de arquitetura aberta que oferecem liberdade de escolha - Historicamente, os CIOs sempre gostaram e se beneficiaram de sua capacidade de escolher livremente plataformas de software que não os obriguem a trabalhar com uma determinada plataforma de hardware ou de software. Por exemplo, sistemas operacionais têm sido escolhidos independentemente do hardware; sistemas ERP têm sido escolhidos independentemente do sistema operacional; sistemas de gerenciamento de bancos de dados têm sido escolhidos independentemente do sistema operacional e dos sistemas ERP; e plataformas de BI têm sido escolhidas independentemente de todos eles.

Esta liberdade de escolha proporciona aos CIOs o poder de negociação para obter os melhores preços de seus fornecedores e a flexibilidade de trocar um software em qualquer camada, na medida em que mudam as suas necessidades. A liberdade de escolha obriga os fornecedores de software a serem mais ágeis e inovadores porque eles sabem que podem ser substituídos a qualquer momento.

Os fornecedores de sistemas de BI de arquitetura aberta oferecem soluções que são otimizadas para operarem juntamente com uma ampla gama de softwares potencialmente complementares, como DBMS, ETL, Sistemas Operacionais, Serviços de Diretório, ERP e ferramentas Web. Diferentemente do software de BI proprietário ou de um “conjunto de ferramentas proprietárias interdependentes”, como o Discoverer da Oracle ou o Business Explorer da SAP, sistemas de BI de arquitetura aberta proporcionam aos CIOs a flexibilidade de trocar o hardware, os bancos de dados ou os sistemas ERP, na medida em que mudam as suas necessidades.

2. Somente soluções com arquitetura aberta podem ser otimizadas para operar com tecnologias heterogêneas - Os fornecedores independentes de sistemas de arquitetura aberta têm a vantagem de serem capazes de otimizar sua tecnologia para interoperação com a tecnologia de outros fornecedores, muitas vezes por meio da sincronização das prioridades de desenvolvimento. Os conglomerados de software estão necessariamente impedidos de trabalharem em estreita colaboração com outros fornecedores, porque eles competem em uma ou mais áreas, o que acaba resultando em mais “conjuntos de ferramentas proprietárias interdependentes”. Não dá para imaginar um fornecedor de bancos de dados compartilhando seus planos de desenvolvimento com um outro fornecedor de bancos de dados, só para otimizar as suas ferramentas de BI.

3- Os fornecedores independentes de sistemas de BI de arquitetura aberta podem inovar rapidamente - Quando os fornecedores de BI são absorvidos por conglomerados de companhias de software, eles têm que participar necessariamente de um número muito maior de processos de decisão com as inúmeras partes envolvidas na nova companhia controladora; como consequência, o processo de inovação poderá desacelerar ao mesmo tempo em que aumentarão os ciclos de tomada de decisão.

Alguns observadores da indústria sugeriram que a tecnologia de BI tornou-se uma commodity, pronta para ser adquirida e sem demanda por inovação. A MicroStrategy acredita ser necessário um número muito maior de anos de intensa inovação técnica antes que se concretize a plena implementação do BI em toda a empresa. Estas inovações incluem: Resposta em fração de segundos para as consultas mais comuns | Acesso instantâneo por milhares de usuários. Novas técnicas de visualização que transcendem tabelas e gráficos, e que ajudam os tomadores de decisões a entenderem melhor seus dados | Novos paradigmas quanto às interfaces com os usuários: permitindo que todo o data warehouse seja explorado livremente, como se o usuário estivesse navegando pela Web | Substituindo a forma de se criar relatórios pelo estilo de buscas na Internet | Operação fora do horário de expediente, que possibilite operação 24/7 (hs/dia), independente de falhas | Fornecimento de informações a todas as interfaces para usuário: móveis e fixas | Alertas automáticos e pró-ativos de informações relevantes | Inclusão automática de "inteligência" em todos os aplicativos de processos operacionais | Acesso fácil a análises avançadas por todos os usuários de negócios.

A MicroStrategy acredita que a inovação se origina em fornecedores independentes e ágeis, cujo enfoque singular e missão restrita dão clareza e propósito às decisões técnicas e comerciais.

4 - Os fornecedores independentes de sistemas de arquitetura aberta oferecem um serviço de melhor qualidade e estabilidade a seus clientes - Finalmente, a MicroStrategy acredita que os fornecedores independentes de sistemas abertos oferecem a seus clientes um serviço de melhor qualidade, porque somente sobrevivem baseados na qualidade superior da sua tecnologia e no atendimento aos clientes.

A MicroStrategy compreende que a consolidação da indústria criará alguma instabilidade e incerteza. No caso da aquisição da Cognos pela IBM, os clientes atuais e clientes em prospecção da Cognos podem esperar o seguinte: Mudanças na orientação técnica: A IBM poderá concentrar os engenheiros da Cognos na integração com produtos existentes da IBM (WebSphere e DB2) em vez de impulsionar uma agenda de inovação.

Mudanças no foco dos produtos: O Adaytum e o Applix não se encaixam com o foco histórico da IBM em relação à infra-estrutura de negócios de software.

Mudanças no gerenciamento da Cognos e saída de pessoal em decorrência da fusão dos funcionários das duas empresas.

Mudanças no relacionamento da Cognos com outros fornecedores de DBMS com os quais vinha trabalhando como fornecedor independente.

Mudanças na política comercial, política de preços e de licenciamento, e nos termos e condições da Cognos.

Mudanças na administração das contas e nos relacionamentos feitos pelos consultores quando as equipes de vendas e de consultoria da Cognos forem fundidas com as da IBM.

Mudanças nas alianças industriais: muitos dos parceiros de integração de sistemas da Cognos provavelmente mudarão suas alianças, uma vez que muitos deles competem diretamente com os Serviços de Consultoria de Negócios (BCS) da IBM. Por exemplo, grandes integradores de sistema poderiam relutar em introduzir a Cognos nas contas, com receio de que a empresa introduzirá o BCS da IBM.

"Nosso objetivo na MicroStrategy é a busca incansável da plataforma perfeita de BI e da implementação plena do BI em todas as áreas da empresa", disse Sanju Bansal, Diretor de Operações da MicroStrategy. "Nossa sorte é ter muitos clientes que implementaram soluções de BI muito abrangentes e de alto nível de exigência. Eles estão nos ensinando o que a plataforma perfeita de BI deve fazer. Nós ouvimos. Nossa plataforma é líder em BI e foi desenvolvida de forma inteiramente orgânica, sem aquisições e sem concessões, de modo que temos os fundamentos necessários para conduzir nossos clientes e seus sistemas de arquitetura aberta até um futuro distante."

Perfil da MicroStrategy - Fundada em 1989, a MicroStrategy é líder global em tecnologia de business intelligence (BI). A MicroStrategy disponibiliza software para relatórios integrados, análises e monitoramento, que auxiliam as organizações líderes de todo o mundo a tomarem melhores decisões de negócios, todos os dias. A escolha pela tecnologia MicroStrategy se dá por suas habilidades técnicas avançadas, capacidade de análise sofisticada e superior escalabilidade de dados e de usuários. Site www.microstrategy.com.

MicroStrategy e MicroStrategy Business Intelligence são marcas registradas da MicroStrategy Incorporated nos Estados Unidos e em diversos países. Outros nomes de produtos e companhias mencionados aqui podem ser marcas registradas de seus respectivos proprietários.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira