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17/04/2014 - 07:52

MVC e Inapal plásticos assinam contrato para avaliar joint venture no Brasil

Para produzir peças automotivas em SMC, processo de Compressão a Quente, recomendado para componentes de altos volumes e elevado padrão de qualidade e acabamento.

São José dos Pinhais(PR) - A MVC assinou um contrato de intenções com a Inapal Plásticos, fabricante europeu reconhecido pela tecnologia, modernidade das suas plantas fabris e diferenciação em soluções no desenvolvimento e fabricação de componentes em materiais compósitos termoplásticos e termofixos para a indústria automobilística. O acordo tem como objetivo avaliar a formação de uma joint venture no Brasil para produzir componentes automotivos pelo processo de compressão a quente (SMC - Sheet Moulding Compound). O estudo será realizado até o próximo mês de junho e envolve investimento inicial de cerca de US$ 5 milhões.

"Há muitos anos estudávamos o desenvolvimento do processo de compressão a quente (SMC) e a melhor estratégia de implantá-lo. Queríamos entrar nesse segmento com uma tecnologia diferenciada e com a possibilidade de desenvolver o processo mais adequado para o mercado brasileiro. O objetivo dessa nova empresa, que poderá ser criada entre a MVC e Inapal Plásticos é atender a crescente demanda do mercado brasileiro e latino-americano", explica Gilmar Lima, diretor-geral da MVC. Segundo o executivo, a intenção da joint venture será focar nos mercados automotivo, transporte, agronegócio e construção civil.

“O objetivo é termos uma planta em operação no primeiro trimestre de 2015. Ainda este ano, o primeiro produto que iremos desenvolver aqui no Brasil será um capô para máquinas agrícolas da CNH. O fornecimento deverá ter inicio no segundo semestre, por intermédio de importação da unidade da Inapal, de Portugal. Em um primeiro momento, o foco será o processo de SMC de alta pressão, em seguida estaremos complementando a nossa gama de soluções competitivas com um sistema diferenciado em relação ao que existe no mercado de SMC, com baixa pressão (LP-SMC)”, explica Lima. A MVC escolheu a Inapal Plásticos pelo nível de tecnologia e posicionamento similar da empresa, focado em inovação, diferenciação e relacionamento excepcional com seus clientes. “A MVC está entrando neste mercado com o objetivo de ampliar e qualificar as suas soluções em plásticos de engenharia. Esta aliança terá mão dupla, pois a Inapal Plásticos poderá levar para a Europa processos, tecnologia e produtos da MVC. A projeção é chegarmos em 2017 com uma empresa de US$ 40 milhões de receita e gerar mais de 200 postos de trabalho”, finaliza Gilmar Lima.

Criada em 1973, em Portugal, a Inapal Plásticos é uma das principais fornecedoras do setor automobilístico de componentes em materiais compósitos termoplásticos e termofixos, pelos sistemas GMT, D-LFT, LFG e SMC e tem faturamento da ordem de 30 milhões euros/ano. Hoje a empresa atua nos segmentos de Compression Moulding, SMC - Sheet Moulding Compound, GMT - Glass Mat. Thermoplastics, ILC LFT-D - In Line Compounding Long Fibre Thermoplastics; LFG – Granulated Lng Fibre Thermoplastics, Acabamentos por Frezagem CNC e Corte de jato de Água, pintura final texturizada e “Body Colour” Classe A e atende clientes importantes como Volkswagen, Fiat, Daimler, Nissan, Seat, Audi, Renault e Jaguar Land Rover , entre outras. A Inapal Plásticos tem mais de 25 anos de experiência em design de produto, desenvolvimento e fabricação de sistemas complexos e peças com alto padrão de qualidade para a indústria automotiva, utilizando materiais compostos principalmente SMC e D- LFT.

É especializada em design e desenvolvimento de peças em compósitos, seguindo especiais demandas de seus clientes: peças estruturais, partes externas da carroceria pintadas na cor do veículo e com exigentes padrões de qualidade de superfície e acabamento; design de produto e desenvolvimento de ferramentas, entre outras atividades. Os principais produtos são peças de teto solar, teto de carros conversíveis, peças estruturais em SMC, para-choques, partes inferiores reforçadas, protetores e supressores de ruído e para-lamas, decklids, tailgates, spoilers, entre outros componentes desenvolvidos para ônibus, caminhões, máquinas agrícolas e trens.

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