Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/04/2014 - 07:56

Madeira, a bela e a fera


Não basta ser fera em durabilidade, é preciso ser bela. Especialmente quando o assunto é madeira! Na construção civil, madeira tem que ser tratada e receber o acabamento protetor de um bom stain, com propriedades preservativas. É a melhor combinação entre o durável e o belo que valorizam a obra.

Qualquer tipo de madeira utilizada numa construção requer acabamento adequado. Pode ser madeira de lei, da melhor qualidade e oriunda de manejo sustentado, ou de espécies cultivadas, como pinus ou eucalipto, tratadas em autoclave. Elas vão durar e estarão entre os mais resistentes materiais construtivos. Porém, não dividirão o primeiro lugar no pódio com nenhum outro material, quando for levado em conta o aspecto ecológico. Madeira é o único material disponível para construção 100% renovável e capaz de armazenar a perder de vista o CO² que retira da atmosfera, que é um dos principais vilões do aquecimento do planeta.

A construção civil é cada vez mais exigente nas cidades e no campo. De um lado, o quesito durabilidade, de outro, o estético. É quando a construção alça voo no terreno da decoração. Madeira tratada industrialmente numa usina de preservação de madeira competente, obedecendo as normas técnicas – que incluem classes de risco – e legais, é sem dúvida material construtivo durável. Com a aplicação de um stain, beleza e durabilidade se completam.

Mercado da construção – A escolha do tipo de acabamento para a madeira não deve ser aleatória. Poderá mesmo ser decisiva para ampliar sua participação, fazendo da madeira tratada um material cada vez mais presente no mercado da construção civil brasileira. Madeira de pinus tratada, por exemplo, pode ser enriquecida e agregar valor com a aplicação de stains em tonalidades de madeiras nobres, ou protegidas com intensidade ainda maior, caso a opção seja por um stain de cor sólida.

Stain é um forte aliado da madeira tratada na obra. O produto enobrece a madeira e valoriza a sua textura, eliminando ou realçando a rusticidade do material em função das diretrizes estabelecidas no projeto. Stain preservativo para madeira é um acabamento de alta qualidade e com ação fungicida, o que exige registro junto ao Ibama, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (para conferir, acesse: www.ibama.gov.br). Os melhores vêm com resinas hidrorrepelentes, que contribuem para a estabilidade dimensional da madeira, o que significa menos empenamentos principalmente nas madeiras mais moles. Stain protege não só da umidade, mas também dos raios ultravioleta do sol. Não descasca nem trinca, como alguns produtos que formam filme, além de facilitar a manutenção, pois não precisa ser removido para reaplicações. Há também bons vernizes no mercado, aditivados com filtros solares e resinas hidrorrepelentes. Mas não são produtos preservativos e formam película sobre a madeira.

Tratamento preservativo nada tem a ver com acabamento decorativo para madeira. Para quem busca uma combinação perfeita entre madeira tratada e estética tem boas opções nos stains preservativos e em alguns vernizes de alta qualidade. Por isso, é bom ter sempre em mente que madeira tratada dura muito mais. Com manutenção e acabamento adequados, ela permanecerá na linha em matéria de estética, portanto, muito mais bela!

.Por: Rafael Ferreira, Gerente de Marketing e Comunicação da Montana Química S.A.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira