Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/04/2014 - 07:55

Brasil deve ganhar mais 103 shoppings até 2017, aponta Ibope

Em 2013, um centro comercial foi inaugurado a cada duas semanas.

São Paulo – Nós próximos quatro anos, 103 novos shoppings devem ser inaugurados no Brasil. É o que indica o Cadastro de Shopping 2014, ferramenta do Ibope Inteligência que reúne informações sobre o setor de shopping no país. Se todos forem de fato inaugurados e mantiverem seu projeto atual, haverá um acréscimo de, aproximadamente, 2,89 milhões de m² de Área Bruta Comercial (ABC) no Brasil, o que levará o setor a um crescimento de 24% ao final desse período.

O Sudeste é a região que deve receber mais empreendimentos: 44 no total. No Nordeste devem ser inaugurados 24 shoppings, no Sul, 16, no Norte, 11, e no Centro-Oeste, 8.

2013 - Para o setor de shopping, o ano passado foi o período com maior número de inaugurações: 36, média de, aproximadamente, um centro comercial inaugurado a cada duas semanas. Dessa forma, o Brasil encerrou o ano com 459 empreendimentos em operação.

A região Sudeste manteve-se à frente das demais, com 244 shoppings e um total de 6,92 milhões de m² de ABC, o que equivale a 56% do total do mercado. O Sul possui a segunda maior quantidade de empreendimentos, 82, mas é superado pelo Nordeste quando o critério avaliado é a ABC. Os 65 empreendimentos nordestinos somam 1,92 milhão de m² (16% do total instalado no país), enquanto o Sul soma 1,78 milhão de m² (15% do total).

As regiões Norte e Centro-Oeste têm a menor concentração de oferta instalada, mas registraram, em 2013, as maiores taxas de crescimento em relação ao ano anterior: 20% e 15%, respectivamente. No Norte, as três inaugurações ocorridas levaram a região a encerrar o ano com 22 shoppings. No Centro-Oeste, dos 46 empreendimentos em operação na região, três abriram as portas no ano passado.

Os shoppings inaugurados em 2013 confirmaram a tendência observada nos últimos anos: os municípios com até 500 mil habitantes têm sido o foco dos empreendedores. O levantamento do Atlas de Shopping, ferramenta do IBOPE Inteligência, mostra que, dos 36 empreendimentos inaugurados no ano passado, 42% estão em cidades com até meio milhão de habitantes. Para 2014, a previsão é que 73% das inaugurações sejam em municípios desse porte.

No entanto, nem todas as cidades são de interior. Algumas são capitais e outros municípios localizados em regiões metropolitanas. É o caso de Boa Vista, capital de Roraima. Com uma população estimada para 2014 em pouco mais de 300 mil habitantes, a cidade ainda não possui nenhum shopping em funcionamento, mas conta com dois empreendimentos em construção, previstos para serem inaugurados ainda neste ano.

Há dois fatores principais que levam os novos empreendimentos para fora dos grandes centros, de acordo com o coordenador de geonegócios do Ibope Inteligência, Fabio Caldas. “O primeiro é a falta de espaço nas metrópoles, já que um shopping requer um terreno com ao menos dez mil metros quadrados. O segundo aspecto é que quando existem esses espaços, o preço do terreno é tão alto que inviabiliza o projeto.”

O Atlas de Shopping Center -É um programa que fornece informações sobre o setor de shopping nos 5.570 municípios brasileiros e possui informações para dimensionar o mercado de shopping em uma região determinada pelo usuário.

O Cadastro de Shopping Center é uma base de dados de cálculos relacionados aos shopping centers em operação ou em construção no Brasil. Além das informações gerais dos shoppings e dados demográficos das áreas de influência, também segmenta o potencial de consumo para varejistas de diversos ramos.[www.ibope.com/cadastroshopping].

Ibope Inteligência -Empresa do Grupo Ibope dedicada ao conhecimento do comportamento das pessoas e de todas as suas relações: familiar, social, política, de consumo e de utilização de serviços. Especialista em soluções de pesquisa de opinião e mercado, off e online, quantitativas e qualitativas, geonegócios, inovação, data mining e ferramentas de análise e integração de dados. [www.ibope.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira