Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/04/2014 - 07:55

Cadeia de aço da América Latina: preocupação pela deterioração da balança comercial com Turquia

E seu crescimento no mercado de aços para a construção.

Santiago de Chile - No caso dos aços laminados, as exportações chinesas para a América Latina em 2013 atingiram um volume histórico de 5,3 milhões de toneladas, 17% mais do que em 2012. Paralelamente, a região exportou para China 42 mil toneladas desses produtos. Embora este número é significativamente menor em comparação com as importações, teve um aumento de 54% versus 2012.

De acordo com a Asociación Latinoamericana de Acero (Alacero), em 2013, a Turquia exportou para a América Latina, 1,26 milhões de toneladas de aço laminado, entre os quais se destacou o aço para concreto sendo responsável pelos 71% dos fluxos de comércio, de acordo com o Anuário. Este volume foi inferior em 1% ao de 2012, ano de forte crescimento quando as importações cresceram 20% em relação a 2011, de 1,06 milhões a 1,27 milhões de toneladas de aço laminado.

América Latina é responsável por pouco menos de 5% do consumo global de aço laminado. No entanto, em 2013 foi responsável por 9% das exportações totais de aços laminados da Turquia, o que explica a atratividade que tem a região para aquele país.

Este fenômeno se torna ainda mais evidente no caso dos aços longos, concentrando quase 100% dos fluxos comerciais desde Turquia para a região. As importações de longos provenientes do mundo para a América Latina totalizaram cerca de 6 milhões de toneladas em 2013; destes 20% vieram da Turquia. A entrada de produtos turcos no mercado da construção é também evidenciada pelas exportações para a região de perfis e partes construtivas (incluídas no Capítulo 73 da Nomenclatura Aduaneira), embora com volumes muito menos significativos.

Os principais mercados receptores de laminados turcos foram o Brasil (351.780 toneladas em 2013), Peru (287.025 toneladas) e América Central (232.853 toneladas). Os outros países receberam volumes inferiores aos 90.000 toneladas. No entanto, deve notar-se que os produtos turcos chegam a todos os países da região.

No caso de produtos manufaturados com alto teor de aço (comércio de aço indireto), a relação comercial entre os dois mercados é pouco significativa e tem uma balança comercial equilibrada em termos de volume.

A Turquia é ao mesmo tempo um importador líquido de matérias-primas desde a América Latina para a produção de aço. Em 2013, importou quase 10 milhões de toneladas, dos quais sete milhões de toneladas foram de carvão proveniente da Colômbia e outros três milhões de minério de ferro do Brasil.

Estes números mostram uma queda em relação às exportações registradas em 2012, quando Brasil exportou 4,6 milhões de toneladas de minério de ferro para a Turquia. Além disso, desde 2011, as constantes quedas de preços também têm contribuído para reduzir os excedentes regionais na balança de matérias primas com a Turquia.

Enquanto isso, América Latina recebe da Turquia produtos refratários mais em volumes muito baixos.

Para adquirir o “Anuário de Comércio Exterior Turquia-América Latina”, envie um email para alacero@alacero. org. Os socios da Alacero podem baixá-lo gratuitamente no Extranet através do link que está em www. alacero.org.

Perfil - Alacero (Asociación Latinoamericana del Acero) – É uma entidade civil sem fins lucrativos que reúne a cadeia de valor do aço da América Latina para fomentar os valores de integração regional, inovação tecnológica, excelência em recursos humanos, responsabilidade empresarial e sustentabilidade sócioambiental. Fundada em 1959, é formada por 46 empresas de 25 países, cuja produção é de aproximadamente 70 milhões anuais- representando 95% do aço fabricado na América Latina. Alacero é reconhecida como Organismo Consultor Especial para as Nações Unidas e como Organismo Internacional Não Governamental por parte do Governo da República do Chile, país sede da Secretaria Geral.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira