Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/04/2014 - 08:29

Meias de compressão podem reduzir o inchaço nas pernas e prevenir as varizes

Elas têm mais de uma função, além de, aquecer os pés. As meias de compressão ajudam na circulação das pernas e podem prevenir uma série de doenças, inclusive a trombose, que pode levar à morte.

A maioria das mulheres principalmente na gestação sofre com um inchaço nas pernas que é o resultado da falta de retorno venoso.

Segundo o Dr. Fernando Bacalhau (CRM-SP: 116.809), cirurgião vascular com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) e membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia (SBLMC), diversos são os motivos responsáveis por esse inchaço. “Obesidade, problemas cardíacos ou renais, dificuldade de bombeamento de sangue na panturrilha e também as alterações hormonais que podem aumentar não só o risco de inchaço nas pernas e desencadear as varizes. Por conta dessa oscilação nos hormônios as mulheres são as maiores vítimas”, explica. Aquela sensação de peso e cansaço nas pernas pode ser evitada com o uso diário da meia de compressão. Além disso, de maneira geral, a meia de compressão pode prevenir problemas como varizes e vasinhos. “A média é indicada para quem em varizes ou trombose, já a meia de alta compressão auxilia no tratamento de inchaços e problemas linfáticos”, afirma. Por que usar?

As meias de compressão são indicadas para as pessoas que têm algum problema de circulação, gestantes, obesos, profissionais que permanecem muito em pé e também servem para o pós-operatório. Elas evitam: Coágulos | Trombose | Inchaço | Varizes | Vasinhos | Dor.

Além do uso da meia, atividade física, dieta com pouco sal e drenagem linfática também podem diminuir o inchaço nas pernas. “O velho hábito de colocar as pernas para cima e repousar também pode amenizar a dor e o inchaço”, sugere o cirurgião.

Mas se o seu maior problema é com as varizes e os vasinhos as meias de compressão também são bem-vindas. “São vários os tipos de meia de compressão e é preciso ficar atenta para optar pelo modelo certo para o seu grau de varizes”, alerta o Dr. Fernando.

Os principais tipos são meia antitrombo (dos pés à batata da perna), 3/4 (dois dedos abaixo do joelho), 7/8 (acima do joelho, até o meio da coxa) e a meia calça até a altura do umbigo.

Por outro lado, se a sua varizes está avançada é necessário recorrer ao tratamento médico. “Além da cirurgia para retirada das varizes, há opções de tratamento com laser ou aparelhos de radiofrequência podem ser eficazes para combater as varizes”, esclarece o cirurgião vascular.

A maioria das pessoas enxergam as varizes como um problema estético, mas se não for tratada ela pode agravar e desencadear uma úlcera. Por isso, não hesite em procurar um médico se você sentir dor nas pernas acompanhada de inchaço.

Perfil do médico: Dr. Fernando Bacalhau (CRM-SP: 116.809), cirurgião vascular com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) e membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia (SBLMC).[www.dermavasc.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira