Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/12/2007 - 09:47

Embraer recebe Prêmio FINEP 2007


Jato executivo Phenom 100 é destaque de inovação tecnológica na categoria Produto.

São José dos Campos (SP) – A Embraer recebeu ontem o Prêmio FINEP 2007 de Inovação Tecnológica, na categoria Produto, pelo projeto da aeronave Phenom 100, jato executivo de pequeno porte (categoria Very Light) que combina requisitos arrojados de performance, conforto e design aliados a um baixo custo de operação e manutenção. A solenidade de entrega ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília, e Luís Carlos Affonso, vice-presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Aviação Executiva, recebeu o prêmio das mãos do Exmo. Sr. vice-presidente da República, José Alencar.

“Estamos honrados pelo reconhecimento da FINEP, entidade que desempenha um papel de extrema importância para o desenvolvimento do País”, disse Affonso. “Este prêmio confirma a visão e o objetivo da Embraer em se tornar um dos principais fabricantes de jatos executivos do mundo, oferecendo ao mercado produtos inovadores e de alta tecnologia.”

A Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) é a organizadora do Prêmio FINEP, que contou com mais de 730 participantes este ano, e apóia todas as etapas do processo de inovação, desde a pesquisa em laboratório ao desenvolvimento de mercados para produtos e processos inovadores.

“O Prêmio é o Oscar da Inovação. Por meio deste troféu, a agência reconhece as boas idéias que estruturam a sociedade do conhecimento”, comentou Carlos Ganem, Superintendente de Articulação Institucional da FINEP.

Criado em 1998, a iniciativa valoriza projetos empreendedores em todo o País e tem, a cada ano, contemplado novas categorias. Ao longo de dez edições, 3.029 projetos foram avaliados, evidenciando a crescente importância do Prêmio.

Sobre a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) - A missão da FINEP é promover e financiar a inovação e a pesquisa científica e tecnológica em empresas, universidades, institutos tecnológicos, centros de pesquisa e outras instituições públicas ou privadas, mobilizando recursos financeiros e integrando instrumentos para o desenvolvimento econômico e social do País.

Criada em 1967 para institucionalizar o Fundo de Financiamento de Estudos de Projetos e Programas, a FINEP é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia que substituiu e ampliou o papel até então exercido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Fundo de Desenvolvimento Técnico-Científico (FUNTEC), constituído em 1964 com a finalidade de financiar a implantação de programas de pós-graduação nas universidades brasileiras.

A empresa também apóia iniciativas de ciência, tecnologia e inovação de empresas em parceria com instituições científicas e tecnológicas, tais como o desenvolvimento da aeronave Tucano da Embraer, que abriu caminho para que os aviões brasileiros se tornassem um importante item da pauta de exportações do País.

Jato Phenom 100 - O jato Phenom 100 é o melhor da sua classe. Conforto superior, desempenho excepcional e baixo custo de operação são requisitos imprescindíveis no projeto desse jato. Com interior projetado pela BMW DesignworksUSA, a aeronave oferecerá aos pilotos e passageiros conforto e estilo sem paralelo em sua categoria. A sensação de ambiente agradável é ainda mais enfatizada pelas amplas janelas e comodidade proporcionada pela maior cabine em sua classe. Outros itens a bordo incluem espaço para um armário ou copa, um lavabo privativo traseiro e comunicação via satélite.

A funcionalidade da cabine de pilotagem e as qualidades de vôo da nova aeronave permitirão a operação por apenas um piloto. Desenvolvido com a experiência em projeto e engenharia da Embraer, o jato Phenom 100 será construído para alta utilização e disponibilidade. Para garantir segurança e confiabilidade adicionais, oferecerá um sistema brake-by-wire com a funcionalidade antiderrapante na configuração padrão.

Baseado nos sistemas aviônicos da Garmin, que são completamente integrados e totalmente digitais, a cabine de comando Prodigy® oferece aos operadores do Phenom mais vantagens que qualquer outro conjunto de aviônicos no mercado atual. A cabine de pilotagem dispõe de três monitores intercambiáveis de 12 polegadas, sendo dois monitores primários de vôo (Primary Flight Displays – PFD) e um monitor de função múltipla (Multi-Function Display – MFD). O sistema integra todas as informações primárias de vôo, navegação, comunicação, topologia, tráfego, meteorologia, instrumentação dos motores e sistemas de alerta à tripulação, e apresenta a informação consolidada em três monitores coloridos de alto brilho e plenamente legíveis à luz do sol.

Na configuração executiva típica (club seat configuration), o Phenom 100 transportará confortavelmente quatro passageiros. O amplo compartimento de bagagem, com capacidade de 1,56 metro cúbico (55 pés cúbicos), é suficientemente espaçoso para acomodar malas e equipamentos de golfe e esqui.

A aeronave será equipada com dois motores PW617F da Pratt & Whitney Canada, com 1.615 libras de empuxo cada. Seu alcance, com quatro ocupantes a bordo, será de 1.160 milhas náuticas (2.148 km), com reservas NBAA IFR, 35 minutos e alternativa de 100 milhas náuticas; ou 1.320 milhas náuticas (2.445 km) com reservas VFR, 45 minutos. O avião também é projetado para decolar em pistas curtas, atinge velocidade máxima de Mach 0,70 e é capaz de voar a 41.000 pés (12.497 metros) de altitude. Estas características permitirão aos clientes voar sem escalas de São Paulo à Buenos Aires, Recife à Brasília, Buenos Aires ao Rio de Janeiro, Caracas (Venezuela) à Manaus, e Santiago (Chile) à La Paz (Bolívia) a um custo operacional menor que o de aeronaves concorrentes, incluindo turboélices.

O Phenom 100 tem preço de US$ 3,05 milhões (configuração básica, sem opcionais) para certificação pela ANAC, nas condições econômicas de janeiro de 2005, e deverá entrar em serviço no segundo semestre de 2008. Site: www.EmbraerExecutiveJets.com.br.

A Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. - NYSE: ERJ; Bovespa: EMBR3) é uma Empresa líder na fabricação de jatos comerciais de até 120 assentos e uma das maiores exportadoras brasileiras. Com sede em São José dos Campos, no Estado de São Paulo, a Empresa mantém escritórios, instalações industriais oficinas de serviços ao cliente no Brasil, Estados Unidos, França, Portugal, China e Cingapura. Fundada em 1969, a Embraer projeta, desenvolve, fabrica e vende aeronaves para os segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, e Defesa e Governo. A Empresa também fornece suporte e serviços de pós-vendas a clientes em todo o mundo. Em 30 de setembro de 2007, a Embraer contava com 23.770 empregados e sua carteira de pedidos firmes totalizava US$ 17,2 bilhões. | Site: www.embraer.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira