Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/04/2014 - 09:04

Mais de 80% dos brasileiros não farão gasto adicional na Copa, revela pesquisa da ACSP

Estudo "Copa X Hábitos de Consumo" mostra que 83% dos consumidores não mudarão seus hábitos de consumo no período, contra 13% que farão gasto adicional; quem comprar optará por roupa/acessório (51%), alimentos (28%) e TV/DVD (10%), enquanto 3% vão adquirir ingressos e 1% assistirão aos jogos em bares.

Levantamento inédito da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) revela que 83% dos brasileiros não vão fazer gastos adicionais durante a Copa do Mundo de 2014. Já os que mudarão os hábitos de consumo somam 13%. As informações estão na pesquisa "Copa X Hábitos de Consumo", elaborada pelo Instituto Ipsos para a ACSP entre os dias 21 de março e 3 de abril em todo o Brasil.

Para Rogério Amato, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), o resultado reflete a cautela do consumidor num ano atípico - com Carnaval tardio e eleições, além da própria Copa. "Isso tudo gera incerteza. As pessoas aguardam, têm mais cautela, não vão fazer compras extras pois já estão com o orçamento comprometido, sem espaço para mais gastos. O crédito também está mais apertado", afirma Amato.

Ele lembra que esse cenário acompanha a queda de oito pontos na confiança do consumidor em março, conforme o mais recente Índice Nacional de Confiança (INC), também elaborado pelo Instituto Ipsos para a Associação Comercial de São Paulo.

Porém, Rogério Amato pondera que o resultado da pesquisa "Copa X Hábitos de Consumo" não indica que os brasileiros deixarão de consumir normalmente - eles devem comprar o trivial. Não sinaliza, também, que os turistas não vão fazer compras durante a Copa.

Roupas e adereços: os preferidos -Dos entrevistados que disseram que mudarão os hábitos de consumo (13% do total de pessoas ouvidas), 51% deverão comprar roupas ou adereços para a Copa. Já 28% vão consumir alimentos como salgadinhos e refrigerantes, 10% comprarão aparelhos eletrônicos como TVs e DVDs e 3% vão adquirir ingressos para assistir aos jogos.

Os demais produtos da lista são: fogos de artifício (3%), itens de iluminação (2%) e tinta para pintar a rua (1%). Também foi colocada a opção de assistir aos jogos em bares, opção escolhida por 1% das pessoas ouvidas. Cada entrevistado pode ter apontado mais de um produto.

Homens mais empolgados -O público masculino está mais empolgado para comprar durante a Copa. Ao se analisar apenas o grupo dos homens, a parcela dos que vão consumir sobe para 18%; já para o grupo das mulheres, cai para 9%.

Para elaborar a pesquisa "Copa X Hábitos de Consumo", o Instituto Ipsos ouviu mil pessoas em 70 cidades brasileiras - entre elas, nove regiões metropolitanas.

.Copa X Hábitos de Consumo:

Perfil - A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 119 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira