Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/04/2014 - 09:04

Mercado de Oil&Gas começa 2014 aquecido

Pesquisa indica que ser um expatriado é o beneficio mais valorizado pelos profissionais do setor. Das 400 vagas abertas no site da consultoria em dezembro, 103 já foram fechadas pela Michael Page Oil&Gas.

O mercado de trabalho começou 2014 bastante aquecido no setor de Oil&Gas. Estudo da Michael Page Oil&Gas, divisão especializada da consultoria que atua globalmente no recrutamento e seleção de executivos para o setor, indica que, das 400 vagas que se encontravam abertas no site global da marca em dezembro, 103 já foram fechadas, sendo 30% dessas vagas no Brasil. Há, ainda 297 posições abertas, sendo 51 delas também no país.

Para Patrick Hollard, diretor-executivo do PageGroup para América Latina e head da operação de Oil&Gas globalmente no grupo, os leilões do pré-sal no último trimestre de 2013 impulsionaram as contratações no Brasil. “Esse mercado ainda cresce em uma velocidade importante no mundo e sofre um pouco menos os impactos da crise econômica. No Brasil, porém, apesar do cenário atual do setor, a perspectiva do Pré-Sal ainda é um importante impulsionador de contratações”, afirma.

A consultoria de recrutamento opera em Oil&Gas com dois de seus escritórios no país: Rio de Janeiro e Macaé. A Michael Page foi a primeira empresa de recrutamento e seleção a se instalar na região dos lagos, que reúne a maior concentração de empresas do setor. “Começamos a investir fortemente em outras regiões também. Estamos trabalhando em uma quantidade significativa de vagas em Santos e algumas em Aracaju”, explica.

O setor de Oil&Gas representa hoje cerca de 20% das contratações da Michael Page nos escritórios em que possui atuação no setor.

Proporção vagas e candidatos -Em 2013 a Michael Page Oil&Gas fechou 434 vagas no mundo, sendo 12% delas no Brasil. Todas elas ficam disponíveis no site da consultoria que possui o mesmo conteúdo e ofertas de emprego em todo o mundo. “Nossa operação em Oil&Gas atua globalmente. Vagas no Brasil podem interessar executivos do mundo todo e vagas abertas em outros países também podem ser do interesse de executivos brasileiros”, justifica Hollard.

O mercado brasileiro, juntamente com EUA, Oriente Médio e Austrália, está entre os mercados mais movimentados para este setor. “Já estamos presentes em 18 países com a divisão Oil&Gas, mas poucas regiões apresentam perspectivas tão promissoras quanto o Brasil”, analisa Hollard.

Do total de executivos inscritos no site da Michael Page Oil&Gas, 55% são latino-americanos. Desse universo, mais de 70% são brasileiros. O restante dos profissionais estão alocados nos Estados Unidos (25%) e em um bloco formado por alguns países europeus, Austrália, África e Oriente Médio.

Desejo de ser expatriado -Pesquisa realizada pela Michael Page Oil&Gas aponta que 40% dos profissionais que atuam no setor de petróleo e gás, consideram se tornar um expatriado (mudar de país com vínculo empregatício na mesma companhia de origem) o benefício mais importante que uma companhia pode oferecer.

O benefício de expatriação comtempla; equiparação salarial de um país para outro; plano de saúde para a família; auxílio moradia; voo para país de origem uma vez por ano; escola para os filhos, entre outros.

"Ao analisar uma oferta de emprego é comum que a maioria dos trabalhadores possam levar em consideração os pacotes de benefícios, a fim de chegar a uma decisão. Isto às vezes pode ser tão importante quanto a remuneração. No setor de petróleo e gás não é apenas comum, mas também muitas vezes necessário. Portanto, a companhia precisa oferecer um bom pacote de expatriação para atrair bons profissionais", afirma Patrick Hollard.

Ainda de acordo com a pesquisa, além do pacote de expatriação, 25% dos entrevistados preferem o Bônus (compensação financeira por bom desempenho) no pacote de benefícios, enquanto 13% apreciam as Ações. 9% avaliam a Pensão, bem como subsídio de alojamento como o fator mais importante. O levantamento foi conduzido com cerca de ??1000 trabalhadores do setor, do mundo todo, por meio de um questionário online no site global da companhia no segundo semestre de 2013.

"Faça perguntas para garantir que o seu plano global de compensação seja adequado para você e para sua família. Também fazer perguntas específicas com base em suas necessidades e sobre os critérios que são importantes para você. Os benefícios podem fazer uma grande diferença quando na hora de decidir sobre uma proposta.", diz Hollard .

Menos de 3% dos entrevistados consideram o subsídio Extra (que pode variar de acordo com a empresa, porém comtempla auxílio moradia, plano de saúde e gastos com a alimentação) como o coeficiente mais importante nos pacotes de benefícios.

Michael Page Oil & Gas - Atualmente, PageGroup opera em 34 países dos quais pelo menos 10 deles têm uma divisão de petróleo e gás específico e 8 deles trabalham com petróleo e gás dentro de outra disciplina, por isso decidimos lançar Michael Page Oil & Gas - uma iniciativa focada na trabalhos técnicos e de engenharia na arena internacional de petróleo e gás.

Michael Page Oil & Gas traz a inovação que faltava no mercado e da tradição de um grupo que atua no ramo de recrutamento especializado de quase 40 anos.

A nova iniciativa conta com um site exclusivo para ajudá-lo a encontrar a pessoa certa para o trabalho e também o trabalho certo para a pessoa certa.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira