Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/12/2007 - 10:01

Roupas e calçados lideram intenção de compras

Quanto mais alta a classe social, maior é a intenção por roupas e calçados; geladeiras e TVs sobem à medida que diminui o rendimento.

A Pesquisa de Intenção de Compras para o Natal ACSP/Ipsos, elaborado para a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) pela Ipsos Public Affairs, revela que os consumidores brasileiros estão optando por presentes comuns neste fim de ano. Roupas e Calçados são os presentes mais citados pelos consumidores, principalmente os das classes A e B, com 48% das respostas, ante 41% em 2006. Em seguida estão os eletrodomésticos, com 19% das respostas este ano contra 17% no ano passado. Os que não pretendem comprar presentes ou não sabem o que vão comprar somam 29% das respostas.

Para o presidente da ACSP, Alencar Burti, a intenção de comprar roupas e calçados é maior entre quem pertence às classes A e B. “Essa foi a resposta de 55%, contra 50% de quem pertence à classe C e 44% entre quem está nas classes D e E. Já a intenção por itens como geladeiras é maior entre os que ganham menos. Essa foi a opção de 1% entre os consumidores das classes A e B, 4% entre os da classe C e 5% entre os que estão nas classes D e E”, constata.

A pesquisa mostra também que neste Natal deverão prevalecer os pagamentos à vista para os bens de menor valor e a prazo para os eletrodomésticos em geral. Para comprar livros e CDs, o pagamento à vista foi citado por mais de 90% dos entrevistados. Já para roupas e calçados, 68% disseram comprar à vista e 32% responderam que usarão o crediário.

Os itens mais citados, este ano, depois de roupas, calçados e eletrodomésticos são: CDs (8%), telefones celulares (7%), viagens (6%) jóias e perfumes (5%) e livros (3%).

Roupas e calçados são a resposta de 51% das mulheres e 46% dos homens. Essa diferença maior para elas permanece em itens como jóias e perfumes (7% x 4%), viagens (6% x 5%) e microondas (3% x 0%). As exceções estão em itens como os CDs, com 10% das respostas masculinas e 5% das femininas, telefones celulares (9% x 5%), DVDs (6% x 4%), TVs (4% x 2%) e livros (4% x 1%).

Livros são a opção de 10% dos entrevistados com nível superior, contra 1% entre os que têm o 1º grau. Já as TVs são a opção de 4% de quem tem o 1º grau e o ginásio; e não alcança nenhum percentual entre quem possui o nível superior.

A geladeira é citada como intenção de 7% dos moradores da região Nordeste, contra 4% da região Sudeste, 3% das regiões Norte e Centro-Oeste e 1% da região Sul. Já o forno de microondas é lembrado por 5% dos moradores da região Sul, 2% na região Sudeste e 1% nas regiões Norte e Centro-Oeste; não alcançando nenhum percentual na região Nordeste.

Metodologia - A pesquisa resulta de mil entrevistas realizadas em 70 cidades, o que inclui nove regiões metropolitanas brasileiras. A margem de erro é de três pontos percentuais. || http://www.acsp.com.br/pesquisa_inc/pic_natal07.pdf

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira