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24/04/2014 - 09:46

Maioria das menções nas redes sociais apoia a aprovação do marco civil

Análise de sentimento de mais de 8.000 menções em redes sociais mostra apoio da sociedade para a aprovação do Marco Civil.

São Paulo – A Burson-Marsteller, agência global líder em relações públicas e assuntos públicos, realizou uma pesquisa sobre o sentimento e a reação das pessoas em redes sociais, blogs e imprensa online sobre aprovação do Marco Civil da Internet. A análise identificou 11.813 publicações sobre o assunto entre os dias 18 de março e 17 de abril. O estudo mostrou que o sentimento nas redes é, em sua maioria, em apoio ao Marco Civil, com 69% a favor e 21% contra. Posts neutros representaram 10% do total.

Os dados foram coletados por meio da ferramenta Radian6. A análise foi feita pelas equipes de Public Affairs e Digital da Burson-Marsteller, por meio do Burson Pulse, metodologia global de Inteligência de Dados da agência. A análise de sentimento de 8.200 posts – cerca de 70% do total de menções na Internet brasileira – demonstrou grande apoio da população pela aprovação do Marco Civil.

Durante o período da pesquisa, foram identificados dois picos: um na aprovação do Marco Civil na Câmara, no dia 25 de março, e o outro no “tuitaço” a favor da urgência da votação da PLC 21 no Senado, que aconteceu no dia 15 de abril. O “tuitaço” fez com que o Twitter, fosse o canal que mais gerou menções ao tema, concentrando quase 92% do total de posts sobre o assunto, dos quais 77% foram a favor da aprovação do Marco Civil. Importantes nomes ligados ao Marco Civil, como Marco Gomes, fundador do Boo-Box, que discursou na Câmara em apoio ao projeto; e do deputado e relator Alessandro Molon, foram os grandes influenciadores no canal. No YouTube e Facebook, onde foram coletados somente dados de posts abertos, prevaleceram as menções negativas sobre o tema.

A cobertura de imprensa sobre o tema foi neutra (96%), com caráter muito mais informativo do que opinativo. Nos blogs, grande parte dos posts replicavam as notícias sobre o Marco Civil, o que contribuiu para o tom neutro na rede, de 76%. Entre as notícias que mais replicaram nos blogs, destaca-se a aprovação da PLC 21 na Câmara, e a oposição do pré-candidato à Presidência Eduardo Campos.

“O resultado do estudo aponta para uma importante mobilização em torno da aprovação do marco civil que afeta diretamente setores como tecnologia, telecomunicações e comunicação. No contexto em que vivemos hoje, as redes sociais se tornaram um grande fórum de debate e formação da opinião pública, e sua análise é fundamental para a compreensão do olhar da sociedade sobre qualquer tema, ideia ou produto”, afirmou Francisco Carvalho, presidente da Burson-Marsteller Brasil, acrescentando que o Burson Pulse é uma metodologia de analytics desenvolvida pela agência para monitorar a presença online de seus clientes e basear suas estratégias de comunicação.

. Confira todos os dados coletados pelo estudo da Burson-Marsteller no infográfico:

Perfil - A Burson-Marsteller, fundada em 1953, é uma empresa global, líder em relações e assuntos públicos. Ela fornece a seus clientes pensamento estratégico e execução de programas para uma ampla gama de relações públicas, assuntos públicos, publicidade e serviços relacionados à web. A rede mundial Burson-Marsteller é formada por 73 escritórios e 83 escritórios afiliados, operando em 110 países e seis continentes. No Brasil, a consultoria atua há 35 anos e possui escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. A Burson-Marsteller é parte da Young & Rubicam Brands, subsidiária da WPP (NAsdaq: WPPGY), uma das principais redes de serviços de comunicações do mundo.[ http://brasil.bm.com].

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