Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/04/2014 - 09:53

VITA Batel promove palestra gratuita sobre DST’s


Encontro faz parte de programa voltado a idosos.

A edição de abril do programa Viver Mais VITA - Melhor Idade, promovido pelo Hospital VITA Batel, vai abordar as Doenças Sexualmente Transmissíveis - DST’s. A infectologista e coordenadora do Núcleo de Gestão de Segurança Assistencial do Hospital VITA, Dra. Marta Fragoso, vai discorrer sobre Hepatite B, Aids, Sífilis, Herpes Genital, Gonorreia e HPV, suas consequências e formas de prevenção.

A médica explica que o Ministério da Saúde não tem dados sobre o índice de DST’s, porque a notificação não é obrigatória. A única doença a ter registro é a Aids. Segundo ela, dados do órgão mostram que novos casos de Aids tiveram um aumento significativo, e que isso pode estar sendo causado pela combinação de drogas para disfunção erétil e falta de costume do uso da camisinha. "Pessoas com mais idade não estão acostumadas a usar camisinha, associam o preservativo a uma forma de evitar uma concepção indesejada, não a uma DST", relata. Para a infectologista, a vida sexual mais ativa dos idosos, aliada ao sexo sem proteção, também pode ter contribuído para o crescimento nas notificações. Entre os idosos, os homens entre 60 e 65 anos são as principais vítimas.

Os idosos também estão expostos à Sífilis, doença frequente em todas as faixas etárias. "A doença infectocontagiosa sistêmica acomete todo o organismo e evolui de forma crônica, podendo comprometer múltiplos órgãos (pele, olhos, ossos, sistema cardiovascular, sistema nervoso)", explica Dra. Marta. De acordo com algumas características de sua evolução, a Sífilis divide-se em primária, secundária, latente e terciária ou tardia. A bactéria que a causa se espalha pela pele ou por membranas mucosas.

Já a Hepatite B pode ser transmitida pelo contato com o sangue, sêmen, fluidos vaginais e outros fluidos corporais da pessoa infectada. "A maioria dos danos causados por essa doença ocorre devido à maneira como o corpo responde à infecção", destaca. Quando o sistema imunológico detecta o problema, envia células especiais para combatê-la. "No entanto, essas células de combate à Hepatite B podem causar a inflamação do fígado, desenvolvendo cirrose e até câncer (hepatocarcinoma)", conclui.

Viver Mais VITA O programa do Hospital VITA Batel, voltado ao público com mais de 60 anos, é realizado há cinco anos. Os encontros, que acontecem mensalmente, iniciam com um café da manhã, seguido de palestra e atividades físicas ou culturais. O Laboratório Frischmann Aisengart oferece exames preventivos gratuitos aos 30 primeiros inscritos.

Programa Viver Mais VITA - Melhor Idade, dia 26 de abril (sábado), a partir das 8h30, no Espaço BeHappy - Rua Gutemberg, 137 - Batel - Curitiba – PR |"Doenças Sexualmente Transmissíveis", com a infectologista e coordenadora do Núcleo de Gestão de Segurança Assistencial do Hospital VITA, Dra. Marta Fragoso. | Informações e inscrições:(41) 3883-8414.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira