Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/04/2014 - 10:29

Final do Crioulaço reunirá centenas de competidores e fãs da modalidade


Evento em Esteio volta a ter final exclusiva fora da Expointer e atrai adeptos de todo o Brasil.

Depois de uma disputada final do Bocal de Ouro, o Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), recebe uma das provas de maior número de adeptos entre todas as provas oficiais da raça Crioula. O Crioulaço vai reunir centenas de pessoas, entre competidores e interessados na modalidade, que ocuparão o local para acompanhar a final nacional da competição entre os dias 25 e 27 de maio.

Neste ano a competição volta a ter uma final com evento exclusivo. Nos últimos dois anos a final foi realizada dentro da Expointer, mas o desejo dos laçadores e da comissão da modalidade era de que o Crioulaço tivesse seu espaço e visibilidade próprios. “Não há outra maneira de realizar o evento. Tentamos de diversas formas, inclusive dentro da Expointer, e nenhuma maneira é tão boa quanto a atual. Todos os preparativos estão avançados e será um evento de grande destaque para o cavalo Crioulo, ressalta o coordenador da Subcomissão de Crioulaço da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Lúcio Stakowski.

O sucesso da mudança é notável através do número de inscrições de laçadores habilitados neste ano comparado ao ano anterior. Stakowiski afirma que houve considerável aumento no interesse de inscrições, tanto de participantes da região quanto de fora, devido à facilidade da classificação direta e à premiação, que gratifica até o vigésimo colocado da prova. "Além disso, a bonificação disponibilizada pela ABCCC que distribui até R$ 1,5 mil por evento é também uma grande vantagem”, ressalta.

Além da prova de duplas, no mesmo compasso, o interesse no Laço Criador cresce a cada ano. A premiação contará com mais de R$ 60 mil em dinheiro, divididos entre os vencedores das categorias Laço Dupla, Laço Criador e Laço Guri (até 12 anos), Veterano (a partir de 65 anos) e Feminino. Para os competidores que chegarem antecipadamente ocorrerão as raspadinhas (provas não oficiais que são abertas a qualquer competidor) que servirão de reconhecimento da pista e aquecimento para as provas oficiais.

Em 2013, ainda na Expointer, o título ficou com a dupla paranaense Matheus Gonçalves e Ivan Barbosa, montando, respectivamente, Coiote da Rio Bonito e Ponchero da Rio Bonito.

O Crioulaço - O Tiro de Laço é a simulação do trabalho realizado no campo quando é preciso imobilizar um bovino para marcá-lo ou tratá-lo. Esta prova tradicional do Rio Grande do Sul existe há mais de 50 anos e hoje é disputada em praticamente todos os Estados brasileiros. Oficializada pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) apenas em 1992, quando passou a ser chamada de Crioulaço, já que as antigas competições reuniam cavalos de diversas raças.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira