Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/04/2014 - 06:45

Brasil Terminal Portuário inicia operação de carga geral solta


Com o novo negócio, a empresa amplia seu portfólio de serviços no Porto de Santos.

Santos (SP) – A Brasil Terminal Portuário (BTP) anuncia o início das operações com carga geral solta em seu terminal, localizado na margem direita do Porto de Santos. Com o novo serviço, o terminal passa a operar break bulk, que corresponde à carga geral movimentada fora de contêineres, sustentada por uma plataforma rolante, as chamadas mafis.

“Com a nova modalidade, que tem seu foco no mercado de cargas de projeto e maquinário, a BTP amplia o leque de serviços oferecidos aos seus clientes. A operação de carga solta será realizada no terminal a cada 15 dias, podendo passar a semanal, conforme a demanda de mercado”, explica Alan Lear, diretor Comercial da BTP.

O serviço utiliza-se de navios tipo roll-on roll-off - conhecidos como ro-ro - e a movimentação de carga através da plataforma rolante garante mais agilidade na entrega e na operação do navio. De acordo com dados divulgados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), a operação por meio dessa modalidade apresenta crescimento no Porto de Santos, com aumento de movimentação de 28,7% em relação à 2012, totalizando 4,3 milhões de toneladas de cargas soltas movimentadas em 2013.

Em relação à operação de carga geral conteinerizada, atualmente o principal negócio oferecido pela BTP, a Empresa anunciou recentemente sua projeção de movimentação dessa modalidade no Porto de Santos, atualizando o número para 691.000 mil TEUs a serem movimentados em 2014 em seu terminal. O principal fator que impossibilita a Empresa atingir sua capacidade atual instalada de 1,2 milhão de TEUs anuais ainda em 2014 é o atraso na conclusão dos serviços de dragagem do canal do Porto de Santos. O novo volume - revisado e apresentado pela BTP - toma como base a expectativa da Empresa em ter o canal homologado pela Marinha do Brasil, a uma profundidade de 14,6 metros, até o próximo mês de maio.

Operação realizada com a WWL - Em um primeiro acordo com a Wallenius Wilhelmsen Logistics (WWL), a BTP será responsável pelo agendamento, armazenagem, movimentação e embarque de cargas gerais soltas do armador. A disponibilização deste serviço irá aumentar a capacidade de atendimento do terminal no Porto de Santos.

No dia 22 de abril, a BTP operou em seu terminal o navio “Tasco”, do tipo ro-ro e de bandeira norueguesa. Entre os itens embarcados, na operação que começou na madrugada - às 1h30 - e durou quase duas horas, estavam cargas de projetos como britadeiras, equipamentos de tratamento de água e geradores elétricos, todos transportados em quatro mafis. Após a operação, o navio seguiu sua rota, com destino ao porto Manzanillo no Panamá.

Perfil- A Brasil Terminal Portuário (BTP) é um terminal multiuso de uso público, em área do Porto Organizado de Santos. O empreendimento moderno, que possibilita maior competitividade aos portos brasileiros, está estrategicamente localizado na margem direita do Porto de Santos e foi construído em formato brown field (área com contaminação ou a ser remediada). Com área total de 490 mil m², e um projeto inovador de R$ 2 bilhões, a BTP oferece ao País um terminal sustentável, tendo promovido a remediação de um dos maiores passivos ambientais do Estado de São Paulo e o maior em área portuária. Sua chegada ao maior porto da América Latina permite a geração de centenas de empregos diretos, colaborando para o desenvolvimento local. Com capacidade estática de 34.600 TEU’s, o terminal possui 1.108m de cais para atracação, oito portêineres, 26 transtêineres, sete empilhadeiras, 40 terminal tractors e 16 gates de entrada e saída automatizados. Seu processo de recebimento de carretas é realizado por meio de agendamento prévio dos veículos, e é o único terminal da região que possui um estacionamento exclusivo para que os caminhões recebidos permaneçam dentro das suas instalações, com a eliminação das filas de caminhões no viário e a diminuição na emissão de gases poluentes dos veículos que não precisam mais ficar com motor ligado para acessar a instalação. A BTP é uma joint venture entre a Terminal Investment Limited (TIL) e a APM Terminals e tem capacidade atual para movimentar 1,2 milhão de TEU’s e capacidade projetada de 1,4 milhão de ton. de granéis líquidos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira