Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/04/2014 - 07:13

BNDES recebe certificação do Ministério da Saúde por apoio ao aleitamento materno

Cerimônia aconteceu nesta quinta, 24. Banco e sua fundação de assistência e previdência social foram as primeiras empresas agraciadas no Rio.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) recebeu no dia 24 de abril (quarta-feira), uma certificação do Ministério da Saúde pelas ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno para a mulher trabalhadora. A placa de reconhecimento foi entregue pela Coordenação Geral da Saúde da Criança e Aleitamento Materno ao presidente do BNDES, Luciano Coutinho.

O Banco e sua Fundação de Assistência e Previdência Social, a FAPES, são as primeiras empresas do Rio de Janeiro a receber este reconhecimento do Ministério. “O BNDES e a FAPES estão dando um belo exemplo de alinhamento às políticas públicas e de atenção à qualidade do corpo funcional”, disse o presidente Luciano Coutinho, na ocasião.

O BNDES aderiu em 2008 à Lei da Empresa Cidadã, que amplia para seis meses a licença maternidade, como forma de possibilitar a amamentação exclusiva neste período, o que já beneficiou 245 de suas empregadas. Em 2009, o Banco inaugurou o chamado Espaço Deleite, a primeira sala de apoio à amamentação para uso de suas empregadas no período pós-licença maternidade.

Idealizado pelo Grupo de Trabalho Pró-Equidade de Gênero e Diversidade do BNDES e implementado pela Área de Recursos Humanos e o Departamento Médico da FAPES, o local oferece às mães condições de prolongar o período de aleitamento materno, mesmo após a introdução de outros alimentos, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde.

O local permite que as nutrizes, ao retornarem do período licença, façam extrações de leite materno de forma apropriada, conforme a necessidade e o conforto individuais. O alimento, coletado com auxílio de bombas elétricas, é adequadamente acondicionado em ambiente refrigerado durante a jornada de trabalho e, uma vez transportado para as residências das mães, pode ser reaproveitado pelo bebê por um período de até 15 dias.

Atualmente, o Banco possui duas salas de apoio à amamentação, com duas estações de coleta cada, para atender às empregadas lotadas nos dois edifícios no Rio de Janeiro.

Parceria e outras iniciativas – O Espaço Deleite possui parceria com o Banco de Leite Humano do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), centro de referência nacional e para a América Latina e Caribe no combate à mortalidade infantil neonatal. Das 143 mães que já utilizaram as salas de apoio, 50 foram doadoras de cerca de 142 frascos de leite humano para o instituto.

Em sua política de Recursos Humanos, o BNDES adota outras medidas de apoio ao aleitamento materno da mulher trabalhadora e à paternidade responsável, entre as quais se incluem, desde 2008, a extensão da licença maternidade às mães adotantes e aos empregados que adotem sozinhos e a ampliação da licença paternidade para dez dias úteis.

No âmbito de suas políticas de fomento, o Banco promove ações voltadas à proteção da criança e ao desenvolvimento econômico da mulher. Nesse sentido, merecem destaque a Cláusula Social — incluída em todos os contratos de financiamento do BNDES como forma de combate à discriminação de gênero ou de raça, ao trabalho infantil e ao trabalho escravo no Brasil — e o apoio a instituições de microcrédito, em cujas operações mais da metade do público tomador de empréstimo é formado por mulheres.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira