Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/04/2014 - 09:23

Com aporte de R$ 55 milhões, Yara reabre unidade mais moderna do País

Porto Alegre-Como parte da estratégia de aprimorar o desempenho de seus clientes e consolidar a posição de liderança no mercado de fertilizantes brasileiro, a Yara passa a operar, em 24 de abril, as novas instalações da Unidade Misturadora de Porto Alegre. Com investimentos de R$ 55 milhões, a unidade amplia sua capacidade de mistura de 450 para 700 mil toneladas por ano e passa a ser a mais moderna do País, reforçando o compromisso da empresa com a agricultura brasileira.

“O investimento viabilizou o posicionamento da Unidade Misturadora de Porto Alegre como referência em excelência operacional, qualidade dos produtos e segurança, atendendo à política global da Yara em manter sua posição de modeladora do segmento”, afirma Lair Hanzen, presidente da Yara no Brasil. Após a reforma, a unidade fortalece o abastecimento de soluções nutricionais para os agricultores brasileiros em todas as culturas e está apta a trabalhar com toda a linha de produtos sólidos oferecidos pela Yara.

As novas instalações se destacam pela inovação e tecnologia aplicadas na construção, nos equipamentos e nos processos de descarga, armazenamento, mistura, ensaque e carregamento, que garantem agilidade no serviço de atendimento ao cliente, reduzem o risco de contaminação e aumentam a qualidade do produto final. O que garante o título de unidade misturadora mais moderna do Brasil são máquinas importadas da Europa, o processo ganha um maior nível de automatização no carregamento, ensaque, montagem de paletes e transporte da carga para o caminhão.

Na descarga da matéria-prima pelo sistema hidroviário ou rodoviário, um potente sistema de peneiramento mantém a qualidade original da matéria-prima. Nos boxes de armazenamento, as novidades ampliam a capacidade, mantêm a fábrica mais limpa e garantem o controle de umidade e contaminação da matéria-prima. Na etapa de mistura, para facilitar e agilizar o ensaque, o processo também passa a ser automatizado.

Segundo Hanzen, ao oferecer o maior portfólio do mercado, o melhor serviço de orientação agronômica e a confiabilidade na entrega, a Yara atende à crescente demanda de agricultores brasileiros por tecnologias. “As novas instalações da unidade nos permitem expandir a oferta de produtos diferenciados e de alto desempenho e apoia o principal plano da empresa no País: contribuir para o desenvolvimento da agricultura nacional, trazendo soluções para aumentar a produtividade dos agricultores e preservar o meio ambiente”, afirma.

Localizada às margens do rio Gravataí, a unidade conta com um terminal fluvial de transbordo para a movimentação de graneis sólidos pelo modal hidroviário gaúcho, o que facilita a logística de recebimento de matérias-primas e de distribuição de produtos finais. “Os novos processos fabris e logísticos elevam a unidade aos mais avançados padrões mundiais do segmento e nos permitirão oferecer um produto final de melhor qualidade ao agricultor. Além disso, proporcionam melhores condições de trabalho para as equipes e atendem aos arranjos logísticos da região”, completa Hanzen.

Tradição no Rio Grande do Sul -A ligação da Yara com o Rio Grande do Sul é histórica. Foi no Estado que a empresa iniciou sua trajetória de crescimento, em 2000, com a aquisição da Adubos Trevo. Em 2013, após a concretização do acordo para a compra da operação da Bunge Fertilizantes, a Yara passou a operar, além das unidades de Porto Alegre e Rio Grande, as misturadoras de Canoas e Cruz Alta. Além das quatro unidades, a empresa possui um píer e duas fábricas para produção de fosfatados e NPK em Rio Grande (RS). A Yara também mantém, na capital gaúcha, sua sede no Brasil.

Em 2013, segundo a Associação Nacional de Difusão de Adubos (Anda), as vendas de fertilizantes no Brasil registraram 31,08 milhões de toneladas, um crescimento de 5,2% em comparação com o ano anterior. O Rio Grande do Sul é o terceiro estado brasileiro com o maior número de entregas de adubo, com 3,9 milhões de toneladas.

Yara -Fundada em 1905 na Noruega, por Sam Eyde e Kristian Birkeland, os criadores do primeiro fertilizante nitrogenado mineral do mundo, a Yara aplica seu conhecimento e oferece a única linha de produtos de alto desempenho para todos os tipos de solos, culturas e climas ao redor do planeta. Sua presença em 51 países e distribuição comercial para 150 países, utilizando sua plataforma de produção e sistema de abastecimento global, cria benefícios locais e oferece aos clientes a combinação de produtos de qualidade e suporte agronômico especializado que melhor corresponda às suas necessidades de qualidade da lavoura e o valor nutricional das plantas.

No Brasil, tem sede em Porto Alegre e escritório em São Paulo, três fábricas, 32 unidades misturadoras e um centro de distribuição, com presença nos principais polos de produção agrícola do País. Seu portfólio de fertilizantes – que vai de misturas de grânulos a produtos especiais, como foliares e NPK no grão – e programas nutricionais que ajudam a produzir os alimentos necessários para a crescente população mundial. Os produtos e soluções industriais reduzem as emissões, melhoram a qualidade do ar e apoiam operações seguras e eficientes. Para manter a perspectiva de crescimento em longo prazo, a pesquisa e desenvolvimento (P&D) da Yara são focados na agricultura sustentável e na busca por novas soluções ambientais como a redução do uso da água e a produção de alimentos saudáveis e de qualidade superior com a quantidade precisa de fertilizantes.

Soluções industriais -A Yara também fornece produtos e soluções integradas para processos industriais em total conformidade ambiental. Entre as aplicações, está a prevenção de odores e gases tóxicos em estações de tratamento de água residual e a redução de emissões de NOx em caminhões, navios e fábricas. Como o maior produtor global de amônia e com locais de produção espalhados pelo mundo, a Yara fornece CO² para o setor de alimentos, nitrato de amônio de nível técnico para os setores de explosivos civis e mineração, e, ainda, ureia, amônia e ácido nítrico para vários setores industriais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira