Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/04/2014 - 10:28

Itaú Unibanco investe em novo formato de Relatório Anual

Inovador, banco consolidou informações de diversos relatórios.

São Paulo - O Itaú Unibanco lançou no dia 24 de abril (quinta-feira), o Relatório Anual Consolidado 2013, iniciativa inédita no Brasil. Visando dar ainda mais transparência e facilitar a comunicação com os diferentes stakeholders, o banco reuniu neste ano o Relatório Anual (contendo indicadores de sustentabilidade no padrão GRI), o Formulário 20-F e o Relatório de Dívida em um só documento. Pela terceira vez consecutiva, o relatório é disponibilizado em meio eletrônico, hospedado em um site exclusivo para o conteúdo.

Outra novidade é que o banco é a primeira empresa do sistema financeiro brasileiro a apresentar um Relato Integrado, proposto pelo IIRC (Conselho Internacional de Relato Integrado – International Integrated Reporting Council).

“O Relatório Anual Consolidado, reunião das principais informações do banco, é resultado de um processo dinâmico e participativo, que conta com os esforços de várias áreas do Itaú Unibanco e visa propiciar uma comunicação transparente e que traduza claramente o que é o banco e como ele atua. Este ano, estamos inovando com a consolidação de relatórios, reformulando totalmente nossa forma de comunicação ao mercado, propiciando maior abrangência e qualidade aos nossosstakeholders. Mais do que uma mudança na estrutura do relatório, esta é uma mudança de governança da informação”, afirma Alfredo Setubal, Diretor de Relações com Investidores do Itaú Unibanco.

O Itaú tem como prática aumentar cada vez mais a consistência, objetividade e uniformidade das informações divulgadas em seu Relatório Anual Consolidado, garantindo mecanismos de controle e validação confiáveis para sua elaboração. No Relatório Anual de 2012, o banco já havia realizado grandes transformações, alinhando o conteúdo dos diferentes relatórios e criando os alicerces para o Relato Integrado, sendo uma das “empresas-piloto” para este modelo de reporte no Brasil.

“O Relato Integrado antecipa metas e desafios, contribuindo assim para uma visão mais prospectiva e estratégica da empresa a ser compartilhada com seus investidores – e outros públicos interessados. Esta é uma mudança fundamental trazida por esta nova visão, a qual certamente atrairá um número maior de investidores de longo prazo em função da transparência e do compromisso assumidos na questão da sustentabilidade”, complementa Caio David, vice-presidente de Finanças do Itaú Unibanco.

Os avanços promovidos pelo Itaú Unibanco em seu Relatório Anual Consolidado também se refletem na forma em que ele é divulgado. O site [www.itau.com.br/relatorio-anual] criado especialmente para hospedá-lo, é uma importante ferramenta dentro desta governança, uma vez que permite uma maior mobilidade, propagação entre os stakeholders, além de contribuir com as questões ambientais, utilizando cada vez menos papel em todo processo de divulgação de informações.

Perfil- O Relato Integrado (tradução mais apropriada do inglês integrated reporting) é um novo modelo de apresentação das informações corporativas que associa, por exemplo, os resultados financeiros ao valor criado por outras iniciativas, como ações sociais e ambientais. O objetivo é conectar, de forma clara e concisa, a estratégia da organização às suas diversas informações financeiras e não financeiras. Desta forma, diferentes relatórios até então disponibilizados passam a ser unificados em uma única peça, a qual torna a comunicação aos investidores e demais públicos de interesse bem mais acessível e didática. Mais do que uma mudança na estrutura do relatório, é uma mudança de governança da informação e ilustra como a empresa faz a gestão de seus capitais (humano, intelectual, financeiro, dentre outros) para garantir uma performance sustentável.

O Itaú Unibanco, como integrante do IIRC, participa da construção do modelo por meio dos grupos de trabalho e vem melhorando cada vez mais o processo de comunicação e informação ao mercado ao longo dos anos. Em parte por isso que o banco é a primeira empresa do sistema financeiro do país a publicar o Relato Integrado de acordo com as mais recentes orientações do IIRC.

O banco participa da Comissão Brasileira de Acompanhamento do IIRC, que reúne empresas de capital aberto de diversos setores e conta com a colaboração de áreas ligadas às finanças, relações com investidores, sustentabilidade e comunicação a fim de possibilitar que todos participem ativamente da elaboração do modelo deste documento.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira