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14/12/2007 - 11:09

Como fidelizar consumidores durante as liquidações

Especialista incentiva varejistas a realizarem promoções diferenciadas para aumentar o volume de vendas nessa época do ano.

São Paulo - Shopping Centers lotados, promoções nas vitrines e descontos expressivos. Esses são os principais ingredientes das liquidações que acontecem em todo o comércio, no final do ano.

Atraídos pelas ofertas típicas dessa época do ano, quando o comércio investe em descontos para liquidar o estoque e dar lugar às novas coleções, os consumidores vão às lojas em busca de boas oportunidades de compra. Com tantos apelos promocionais, os varejistas podem aproveitar essas épocas do ano para ampliar o número de clientes, elevar o volume de vendas e fidelizar consumidores. Essa é a opinião do especialista em vendas, Dominic de Souza, autor do livro "Como vender seu produto ou serviço como algo concreto" (Editora STS), que possui 17 anos de experiência na área comercial.

Para o especialista, uma dica importante para esse período é refrescar a memória do consumidor e fazer com que ele relembre o que realmente significa uma liquidação. "Antes do Plano Real, vivíamos mergulhados em uma inflação alta e liquidação era algo distante. Promoção de varejista norte-americano, onde quem realmente liquidava estava precisando gerar fluxo de caixa ou promover o giro de mercadoria, que ficou no estoque. Com a estabilização da moeda, as liquidações no Brasil ganharam espaço e surgiram promoções conjuntas em vários estabelecimentos, estimulando uma temporada de compras, com descontos expressivos” diz Dominic.

Para os varejistas, as liquidações podem representar um momento significativo para incrementar vendas, por isso Dominic apresenta algumas sugestões para otimizar esse período: - Lembre ao cliente que no preço normal, ele compraria apenas um item, porém nessa nova oportunidade, ele consegue levar mais. Assim, incentive-o a levar mais produtos;

- Monte pacotes de oferta, juntando os artigos que estão em liquidação e ofereça como um item especial, com preço diferenciado para aumentar o volume de vendas;

- Utilize o humor para despertar o interesse, com promoções casadas, como "leve 2 e pague 1". Pode ser uma forma de garantir maior credibilidade à ação;

- Incentive o cliente a aproveitar a liquidação para comprar o mesmo item para presentear outras pessoas ou levar várias opções da peça para consumo próprio;

- Lembre-o que a liquidação pode ser a oportunidade de antecipar as compras de datas comemorativas como, por exemplo, algum aniversário.

“Além disso, é bom preparar os estabelecimentos comerciais para essa temporada de compras motivando seus colaboradores a investirem em um atendimento diferenciado, expondo os produtos de maneira agradável, incentivando os clientes a permanecer o maior tempo na loja para obter sucesso nas vendas”, ressalta Dominic.

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