Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/12/2007 - 11:12

Inovação, sinônimo de sucesso às empresas que nascem em garagens

Empreendedores são capazes de concretizar suas idéias nascidas em garagens, transformando-as em projetos de sucesso. Inovar e acompanhar as tendências de mercado são os primeiros passos para a evolução.

São Paulo – No Brasil e no mundo, muitas são as garagens que servem de celeiro para grandes idéias. As mais conhecidas talvez sejam as bandas de rock'n'roll, mas o que pouca gente sabe é que grandes empresas que hoje são líderes de mercado e mundialmente conhecidas, como Google e IBM, tiveram início dessa maneira.

Ao contrário do que parece, fazer o empreendimento dar certo é tarefa árdua. Segundo pesquisa realizada pelo instituto Vox Populi, encontrada no site do Sebrae, a taxa de mortalidade das micro e pequenas empresas, calculada no ano de 2005, foi de 22%. Dentre os principais motivos apontados como responsáveis pelo fechamento das empresas, ou a paralisação de suas atividades, estão a falta de clientes (29%), carga tributária/encargos/impostos (22%) e falta de capital de giro (18%). Um fato curioso é que a falta de conhecimento do ramo de atuação da empresa é apontado como sendo responsável por apenas 1% dos casos de insucesso.

A Petink, empresa especializada em comunicação visual, é uma das que sobrevivem aos primeiros anos de vida. No início de sua história, a empresa contava com três sócios, que faziam todos os trabalhos dentro de uma garagem. Com o passar do tempo, um dos sócios, Lourival Mariano, começou a se dedicar integralmente à empresa, e seguindo seu lado empreendedor, possibilitou que o sonho inicial se concretizasse. Hoje, ao invés de produzir pequenos adesivos e personalizar camisetas como no início de suas atividades, a Petink é uma das líderes do mercado de comunicação visual, especializada em impressões de grande formato, realizada com a recente tecnologia de impressão Ultra Violeta.

"Não basta apenas acreditar na sua idéia. O empreendedor deve visualizar os caminhos a serem percorridos e estar sempre em busca de novos conhecimentos. No meu caso, uma forma de me atualizar foram os cursos oferecidos pelo Sebrae. Arrisco a dizer que o Empretec, um desses cursos, funciona como um divisor de águas na vida de um empreendedor. Estabelecer metas, delegar de forma consciente, selecionar uma equipe competente e de confiança, buscar por inovações e trabalhar de forma séria: acho que esses seriam os ingredientes necessários para o sucesso", afirma Lourival, dezoito anos depois de fundar a Petink.

“A busca por inovação deve ser constante. O grande número de concorrentes faz com que todos os mercados estejam competitivos. As empresas que investem em inovação e na busca por novos conhecimentos é capaz de trazer novidades que atendam aos gaps criados por produtos que já existem. Além disso, no caso da Petink, por exemplo, inovação significa aumentar nosso leque de produtos, o que aumenta nossas possibilidades de gerar demanda e abrir novos mercados. Sem dizer que proporciona o melhor aproveitamento de nossa capacidade produtiva”, conclui Mariano.

Segundo o especialista em empreendedorismo Luiz Fernando Garcia, “os empreendedores devem planejar muito bem suas ações, estabelecendo um conjunto de metas a serem alcançadas e colocar tudo no papel, ou seja, visualizar o futuro da empresa. Trabalhar intensamente e acreditar no projeto é fundamental, pois esse grupo de pessoas tem como característica a capacidade de tornar idéias em algo concreto. Alguns empreendedores são capazes de fazer isso acontecer de uma maneira quase que mágica, visto por quem está de fora da situação, mas na realidade o que se tem por trás de um caso de sucesso como a Petink é muito esforço pessoal. Acreditar no sonho e trabalhar focado no negócio pode representar uma forma de se obter o sucesso", conclui Luiz Fernando.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira