Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/04/2014 - 09:07

Celtins alerta para cuidados com a rede elétrica

Podas de árvores, construção civil e brincadeiras com pipa ainda provocam acidentes graves entre a população. A poda de árvores próximas às redes elétricas deve ser feita por profissionais treinados.

A falta de cuidados com a rede elétrica durante situações rotineiras tem gerado acidentes graves. Na maioria das situações, obras da construção civil, poda irregular de árvores e até mesmo a colheita de frutos são os principais causadores de acidentes.

Pensando na segurança da população, a Celtins orienta sobre os cuidados a serem observados para evitar acidentes com a rede de energia elétrica. O coordenador de Meio Ambiente da Celtins, Miguel Pinter, lembra que é importante comunicar a Celtins, pelo 0800 721 3330, caso alguma árvore esteja encostando na rede elétrica. “É importante ressaltar que a poda de árvores é de responsabilidade do município, porém, quando uma árvore estiver em contato com a rede de energia elétrica o serviço de poda deve ser feito por um profissional habilitado, que tenha conhecimento de energia elétrica, porque ela pode causar acidentes graves e fatais, por isso, é importante que avisem a Celtins para podar as árvores que estão em contato com a rede elétrica”, destacou.

Obras - A construção civil também pode provocar acidentes com a rede. “E a manipulação de objetos metálicos próximo dos cabos é o principal causador”, alerta o coordenador de Segurança do Trabalho da Celtins, Sérgio Vinícius Guimarães Arruda. O uso de andaimes perto da rede também é perigoso, nestes casos a Celtins orienta que os responsáveis pela obra entrem em contato com a concessionária caso percebam que a rede elétrica poderá interferir nos trabalhos. “A Celtins avaliará qual a melhor maneira de garantir a segurança dos trabalhadores, se será preciso desligar a rede ou isolar o local”, informa Sérgio.

Zona rural -As propriedades rurais enfrentam com mais frequência a queda de raios, que afeta a rede elétrica. Para proteger os equipamentos e as residências, uma chave no transformador é aberta para evitar a queima de aparelhos e isso interrompe temporariamente o fornecimento de energia elétrica para a região. A orientação da Celtins é que os moradores entrem em contato imediatamente com a empresa para solicitar a visita de uma equipe, que fará o religamento com os equipamentos apropriados.

Crianças -E com a chegada da temporada de estiagem e fortes ventos, a brincadeira de soltar pipa também pode trazer preocupações. “É comum o enrosco da linha nos cabos e as crianças sempre tentam recuperar o brinquedo”, comenta Sergio Vinícius. “O ideal é brincar em áreas abertas, longe da rede elétrica”, finaliza.

Grupo Energisa-Com 109 anos de história, o Grupo Energisa é um dos maiores do Brasil em distribuição de energia elétrica. Uma das primeiras a abrir capital no Brasil, a companhia controla 13 distribuidoras em Minas Gerais (Energisa Minas Gerais e Bragantina), Paraíba (Energisa Paraíba e Energisa Borborema), Rio de Janeiro (Energisa Nova Friburgo), Sergipe (Energisa Sergipe), Mato Grosso (Cemat), Mato Grosso do Sul (Enersul), Tocantins (Celtins), São Paulo (Caiuá, Vale Paranapanema e Nacional) e Paraná (Força e Luz do Oeste).

São aproximadamente seis milhões de clientes e uma população atendida de 15 milhões de pessoas, em 788 municípios de todas as regiões do Brasil. Com receita líquida anual de R$ 8,9 bilhões, o grupo gera cerca de 10 mil empregos diretos.

Com a missão de transformar energia em conforto, desenvolvimento e oportunidades de forma sustentável, responsável e ética, a Energisa atua com um diversificado portfólio que engloba distribuição, geração (Energisa Geração) – com foco em energias limpas e renováveis, entre eólicas, biomassa e PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas) -, serviços para o setor elétrico (Energisa Soluções) e comercialização de energia (Energisa Comercializadora).

A Celtins atende a mais 500 mil clientes em 139 municípios do estado. São mais de 860 colaboradores próprios. [www.energisa.com.br], e rede social.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira