Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/12/2007 - 11:16

Satipel vai entrar no mercado de MDF

A empresa tem capacidade de suprir o crescimento do mercado de painéis de MDP nos próximos dois anos. Companhia também vai produzir 350 mil m³ de MDF/ano.

São Paulo, 13 de dezembro de 2007 - A Satipel (Bovespa: SATI3), líder do mercado brasileiro de painéis de MDP (Medium Density Particleboard), com cerca de 26% de participação, é hoje a fabricante de MDP com capacidade de pronta entrega para suprir a demanda pelos próximos dois anos. Além disso, está implementando um importante plano de expansão e modernização de suas unidades de produção. Os dados sobre o andamento destes projetos foram apresentados durante reunião com analistas e investidores, no dia 13, em São Paulo.

“O boom do setor imobiliário, aliado à oferta crescente de crédito para o consumo, deve manter aquecida a demanda por móveis produzidos com painéis de madeira. Os inúmeros lançamentos de imóveis vão requerer material de acabamento e móveis nos próximos dois anos, e estamos preparados para atender a essa forte demanda”, diz o presidente da Satipel, Salo Seibel.

Desde que abriu o seu capital, em setembro, a Companhia vem investindo fortemente no aumento de sua capacidade de produção por meio da otimização de suas atuais linhas e da construção de novas unidades. A nova fábrica de Taquari (RS), que receberá investimentos totais de R$200 milhões, é um exemplo destes projetos de ampliação. Quando entrar em operação, em meados de 2009, permitirá à Satipel ampliar a atual capacidade de produção de painéis de MDP para 700 mil m³/ano.

Antes disto, a Satipel finalizará um significativo projeto de expansão na planta industrial de Uberaba (MG), que ganhará uma moderna fábrica para produção de MDF (Medium Density Fiberboard), com capacidade de 350 mil m³/ano e que deverá iniciar suas operações em meados de 2008. A fábrica já é a maior produtora de painéis MDP da América Latina e uma das maiores e mais modernas do mundo.

Em meados de 2009, portanto, a Satipel deverá alcançar a capacidade de produção de 2 milhões m³/ano de MDF e MDP.“Estamos preparando a Satipel para ocupar um lugar de destaque ainda maior no setor com um processo produtivo moderno, eficiente e muito competitivo em custos. Os investimentos tendem a aumentar a geração de caixa da Companhia e representam a materialização da estratégia de investimento cuidadosamente planejada pela Companhia”, afirma Seibel.

Resultados financeiros – No encerramento do terceiro trimestre, a Satipel divulgou um balanço financeiro positivo. O patrimônio líquido (PL) teve incremento de 159% entre setembro de 2006 e setembro deste ano graças, em parte, aos recursos advindos do IPO (oferta inicial de ações, na sigla em inglês). O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado de janeiro a setembro deste ano atingiu R$86,5 milhões – 57,4% maior que no mesmo período de 2006. A margem EBITDA aumentou dez pontos percentuais, passando de 21,4% no terceiro trimestre de 2006 para 31,3% no mesmo período de 2007.

Demanda nacional – De janeiro a setembro deste ano, o mercado nacional de MDF cresceu 14%, enquanto o de MDP registrou salto de 20%. A atual capacidade instalada para fabricação de MDP no Brasil é de cerca de 2,8 milhões de m³/ano, ante uma demanda 2,5 milhões. Segundo o presidente da Companhia, mantidas as atuais taxas de crescimento, o excesso de demanda deverá ser suprido basicamente pela Satipel em 2008.

A Satipel possui 78 mil hectares de florestas com pinus ou eucalipto integrados a seus complexos industriais, entre áreas próprias e arrendadas de terceiros, dos quais 85% estão em Minas Gerais, onde a Companhia é auto-suficiente em madeira, mesmo com a ampliação da capacidade prevista para 2008. No Sul, onde há ampla oferta de madeira, a Companhia compra de produtores locais para complementar a produção de suas florestas próprias, cuja área deve aumentar a partir de 2008.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira