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29/04/2014 - 09:28

Angola escolhe solução da sita para deixar céus mais seguros

A Região de Informações de Voo de Luanda (Flight Information Region) sobre a Angola já está configurada para oferecer suporte às aeronaves que utilizam o sistema de navegação aérea do futuro (Future Air Navigation System), com a implementação do sistema FANS da SITA, que passa a oferecer comunicação através do datalink AIRCOM, também da SITA - líder mundial em comunicação e soluções de TI para o transporte aéreo. A tecnologia está sendo implementada pela Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea E.P (ENANA), companhia que controla o tráfego aéreo civil em Angola.

A parceria marca uma nova era na gestão do tráfego aéreo da região, de acordo com as recomendações da ICAO para melhorar a comunicação, navegação e vigilância na FIR oceânica de Luanda. As aeronaves que utilizam o sistema FANS datalink para comunicação controlador-piloto (CPDLC) fornecerão uma forma de comunicação mais precisa aos controladores de tráfego aéreo e aos pilotos desta região durante o voo. Além disso, o rastreamento via contrato automático de vigilância dependente, (ADS-C) irá enviar as posições dos aviões que serão exibidas com mais precisão no sistema em terra, principalmente quando a cobertura dos radares não estiver disponível. Os pilotos e os controladores serão beneficiados com uma redução na carga de trabalho e com informações mais acuradas que serão transmitidas entre eles.

Philip Clinch, vice-presidente para soluções de aeronaves da SITA, diz: “Esse movimento da ENANA para o FANS posiciona a Angola na mesma linha dos outros países da Região da África e Oceano Índico (Africa Indian Ocean Region). Os sistemas de datalink da SITA permitirão melhorias de um mod geral na confiabilidade e também precisão das informações trocadas entre as aeronaves e os controladores em terra. Com a solução, a ENANA poderá forneder rotas mais flexíveis às companhias aéreas usuárias, aumentar a capacidade do espaço aéreo angolano e melhorar a segurança no espaço aéreo oceânico.

A SITA é um parceiro forte, com experiência global, e nós estamos comprometidos em apoiar a ENANA e a comunidade de transporte aéreo como um todo para implementar o datalink e proporcionar uma gestão mais segura e eficiente do tráfego aéreo em todo o mundo.”

Os aviônicos da Boeing FANS-1 e da Airbus FANS-A fornecem os aplicativos ADS-C e CPDLC que melhoram a segurança e permitem a transferência mais precisa de informações entre as aeronaves e os operadores de controle de tráfego aéreo (Air Traffic Control). O ADS-C melhora a monitoração das aeronaves, ao permitir que relatórios automáticos digitais sobre as posições das aeronaves sejão enviados aos controladores de tráfego aéreo, sem qualquer necessidade de reportes por voz da tripulação de voo. O sistema é usado em áreas oceânicas remotas quando o radar não está disponível e quando as comunicações de voz, através do rádio HF não sejam confiáveis.

O CPDLC permite que a tripulação receba e envie as mensagens padrão ATC de maneira semelhante ao e-mail, que substitui a comunicação de voz de rotina entre a tripulação de voo e os controladores de tráfego aéreo. Estudos indicaram que a disponibilidade deste segundo canal de comunicação reduz as falhas causadas ??por fatores como níveis muito elevados de tráfego, má qualidade de voz, ruídos ou transmissões simultâneas.

A ENANA se juntou à GCAA, a ANSP de Gana, para a utilização dos sistemas e serviços da SITA de acordo com os regulamentos regionais da ICAO, garatindo céus mais seguros e eficientes em todo o continente da África.

Perfil - A SITA é líder mundial em comunicação e soluções de TI para transporte aéreo. A SITA entrega e gerencia soluções de negócios para companhia aérea, aeroporto, GDS, governo e outros clientes em todo o mundo, constituindo a espinha dorsal da indústria para comunicação do transporte aéreo.

O portfólio da SITA inclui gerenciamento da comunicação global, infraestrutura e serviços de terceirização, bem como os serviços de gestão e operações de linha aérea comercial de passageiros, operações de voo, de aeronaves e comunicação dos aviões com a equipe de terra, gestão dos aeroportos, operações de bagagens, segurança do transporte e da gestão das fronteiras, operação de carga e muito mais. Com uma equipe de atendimento ao cliente de mais de 2.000 funcionários em todo o mundo, a SITA investe significativamente na busca pelo melhor em termos de atendimento, fornecendo suporte local e global integrado, tanto para os serviços de comunicação quanto para os aplicativos de TI.

A SITA tem duas subsidiárias principais: OnAir, que é o principal fornecedor de conectividade em voo, e CHAMP Cargo systems, única companhia de TI dedicada exclusivamente à carga aérea. A SITA também opera duas joint ventures que prestam serviços à comunidade de transporte aéreo: Aviareto para a gestão de ativos da aeronave e CertiPath para gerenciamento seguro da identidade eletrônica.

A SITA é uma das maiores empresas do mundo. Seu alcance global é baseado na presença local, com serviços para cerca de 450 membros da indústria de transporte aéreo e 2.800 clientes em mais de 200 países e territórios. Criada em 1949, com 11 companhias aéreas, a SITA hoje emprega pessoas de mais de 140 nacionalidades, falando 70 línguas diferentes. A SITA teve receita consolidada de mais de US$ 1,57 bilhão, em 2012. [www.sita.aero].

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