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29/04/2014 - 09:46

ZF expõe produtos com alto grau de tecnologia e robustez no principal evento agrícola da América Latina: a Agrishow 2014

Além de ter uma posição consolidada como fornecedora das maiores montadoras de máquinas agrícolas e veículos comerciais do Brasil, a ZF estende a tecnologia de seu novo eixo TSA para as fabricantes entrantes no Brasil na área agrícola;

Junto com seus eixos e transmissões para máquinas agrícolas, a ZF terá em seu estande a transmissão automatizada ZF AS-Tronic para caminhões pesados, e diversas soluções em embreagens e componentes para chassis de veículos comerciais.

Com uma ampla rede de distribuição de peças em toda a América do Sul, a ZF garante mais confiabilidade e rentabilidade com produtos originais para aplicações em tratores, colheitadeiras, pulverizadores, caminhões e picapes.

A ZF participa do principal evento do setor agrícola da América Latina: a Agrishow 2014, 21ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola, que ocorre entre os dias 28 de abril e 02 de maio em Ribeirão Preto (SP). Desta vez, além dos eixos e transmissões para máquinas agrícolas expostos em seu estande, a ZF destaca o seu papel em toda a cadeia produtiva, expondo suas transmissões automatizadas e mecânicas para veículos comerciais, embreagens, componentes de chassis e peças de reposição para todo tipo de veículo ligado ao campo, do trator ao caminhão.

As perspectivas do mercado agrícola para a ZF - As perspectivas de mercado para os produtos da área agrícola da ZF são promissoras com as projeções para o biênio 2013/2014: “Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) indicam que a próxima safra brasileira de grãos deverá atingir 190 milhões de toneladas, um novo recorde nacional. Também houve aumento de área plantada no País, com ‘novas fronteiras agrícolas’ em Estados como Pará e Tocantins. Tudo isso faz com que a confiabilidade em nossos produtos atraia clientes novos, como a Stara”, reforça Silvio Furtado, gerente de Vendas e Gerenciamento de Projetos dos Sistemas de Eixos e Transmissões Fora de Estrada da ZF.

No ano passado, a tecnologia e qualidade da ZF atraíram novos clientes: “Passaremos a fornecer o eixo da família AS 3000 para a sul-coreana LS Mtron (que já inaugurou sua fábrica na cidade de Garuva, em Santa Catarina) e para a brasileira Bramont, representante da indiana Mahindra (que está se instalando em Dois Irmãos, no Rio Grande do Sul). O AS 3000 sairá de nossa fábrica de Sorocaba (SP)”, diz Silvio Furtado.

Serão fornecidos à LS Mtron e à Bramont-Mahindra eixos dianteiros tracionados para tratores de até 90 hp. São máquinas consideradas leves, e voltadas para a agricultura familiar. Além da LS Mtron e da Bramont-Mahindra, a ZF irá fornecer o novo Eixo TSA para o grupo AGCO, representado no Brasil pelas marcas Massey Ferguson e Valtra, empresas que utilizam eixos e transmissões da ZF em suas colheitadeiras e tratores.

Lançamento: Novo eixo TSA para trabalhos severos de máquinas agrícolas - Lançado em Março, o Eixo TSA para tratores possui um conjunto de vedações que foi desenvolvido para aplicações em trabalhos severos, inclusive em campos alagados. A performance de esterçamento do eixo do produto é alta, atingindo até 58º, e permite ao trator atingir uma velocidade de 40 km/h sem danos ao eixo dianteiro. O TSA foi desenvolvido para suportar uso de pás carregadeiras e similares, e oferece maior facilidade de manutenção, pois suas peças são simples para montar e desmontar.

Produtividade: Eixo ZF resulta no aumento da vida do broto de quatro para oito cortes e a área útil plantada chega a crescer 16% - O Eixo Dianteiro AS-3065 com bitola larga para tratores foi desenvolvido especificamente para a aplicação canavieira. Fornecido para clientes como a AGCO, possui três metros de comprimento, e é destinado a tratores com potência de até 180 cv. Por conta de sua dimensão, permite que o trator não passe com suas rodas por cima dos brotos de canaviais, o que aumenta a produtividade no campo – a vida do broto pode ser aumentada de quatro para oito cortes, e a área útil plantada pode ser aumentada em 16%. Fabricados em Sorocaba (SP), os eixos dianteiros AS-3065 proporcionam melhor contato com o solo e garantem elevado nível de conforto e segurança na condução do trator.

Um portfólio completo - As transmissões sincronizadas T-600 para tratores foram projetadas e fabricadas no Brasil. Composta pelas transmissões T-620, T-640 e T-660, a linha atende veículos com faixa de potência entre 120 cv e 180 cv. Com 12 marchas à frente e 5 à ré, as transmissões da família T-600 são de fácil operação, pois apresentam acionamento eletro-hidráulico da tração dianteira com o apertar de um botão. O novo sistema de carcaças separadas (três partes) facilita ainda mais a manutenção. A mudança de marchas por cabo também permite uma maior ergonomia, pois tem cursos e esforços de engate reduzidos. Os opcionais desta linha de transmissão são: embreagem do PTO independente da aceleração; segunda velocidade de eixo PTO; marchas super reduzidas; todas as velocidades sincronizadas.

O Transaxle T-557 é um produto que incorpora transmissão e eixo traseiro em um único pacote. Foi projetado para tratores com potência de até 100 cv. Seu design compacto (peso total de 695 kg), com menos componentes, proporciona maior facilidade na manutenção. Sua caixa de câmbio totaliza 16 marchas à frente e 8 de marcha a ré, com velocidade máxima de 40 km/h. O eixo traseiro conta com eixo PTO de 4 velocidades e redutor planetário. Os freios de serviço e o de estacionamento funcionam banhados a óleo. E em terrenos difíceis, o diferencial tem acionamento via engate seco (sendo acionado hidraulicamente). Como opcional, oferece Duplo PowerShift, marchas super reduzidas com 8 velocidades de marcha em frente e 4 velocidades de marcha a ré; e PTO com velocidade ajustada ao motor.

A transmissão 3MD-40 e os redutores S-1250 para colheitadeiras são as soluções ZF que funcionam em conjunto para serem aplicadas em veículos com peso máximo de 24 toneladas. A transmissão tem 3 velocidades e redutores de duplo estágio, além da opção por acionamento hidráulico ou mecânico.

Transmissão Automatizada ZF AS-Tronic: Melhor custo operacional para caminhões off-road - Com uma forte presença dos caminhões pesados e extrapesados com vocação rodoviária – veículos que também são marcantes nas operações de transporte no campo –, a transmissão automatizada ZF AS-Tronic estará exposta na Agrishow. Hoje, o produto é disponibilizado para fabricantes como MAN Latin America, Iveco, Ford e DAF.

Com a ZF AS-Tronic, o motorista pode entregar as mercadorias em seu destino com mais segurança e melhor conforto (não há trancos ou golpes durante a troca de marchas), direcionando toda a sua atenção para o trânsito. A transmissão também oferece significativa redução no custo operacional do veículo, pois reduz o consumo de combustível com trocas rápidas e eficientes de marchas e aumenta a vida útil da embreagem e todo o trem-de-força.

A tecnologia empregada pela ZF na produção do equipamento gerou uma comunicação ágil entre o motor, a embreagem (original SACHS) e a transmissão, o que alivia o driveline completo, prolonga a vida útil dos componentes e aumenta os intervalos de manutenção e troca de óleo – em condições normais de operação, a ZF AS-Tronic pode trocar seu óleo após 540.000 quilômetros.

Sem pedal de embreagem, a ZF AS-Tronic conta com um módulo eletrônico integrado à carcaça feita em alumínio (matéria-prima que gera menos ruído e mais leveza). Além do alto desempenho, oferece uma capacidade de torque de até 3.100 Nm.

Por meio de poucas interfaces, a ZF AS-Tronic pode receber o Intarder, sistema que protege os freios do caminhão contra o desgaste causado por esforços constantes. Ao contrário do empregado pela concorrência, o Intarder da ZF é integrado à transmissão, o que eleva a eficiência da operação. O produto chega a efetuar até 90% das frenagens.

Já a transmissão mecânica de seis velocidades 6S 450 da família Ecolite se destaca por cumprir todos os requisitos do mercado de transporte: é fácil de operar, flexível em suas aplicações e oferece custos reduzidos de manutenção. Com uma saída de torque de 450 Nm, a 6S 450 é a transmissão mecânica da picape Volkswagen Amarok e da Mercedes-Benz Sprinter.

Tecnologia de ponta em chassis para máquinas agrícolas e veículos comerciai- Provando que oferece soluções completas para uma melhor mobilidade em todo tipo de veículo, a ZF expõe na Agrishow uma série de produtos para chassis com tecnologia de ponta. Para as máquinas agrícolas, há a Barra de Direção Axial (Axial Tie Rod), aplicada em tratores. Elas ligam o cilindro de direção com as mangas do eixo e transmitem os movimentos de direção às rodas dianteiras. Oferecem uma manobrabilidade mais segura e uma direção precisa.

Para os veículos comerciais, há as Barras de Ligação e Direção (Tie Rod), itens que transferem com segurança os movimentos aplicados à caixa de direção às rodas. O design ZF é referência em peças com peso reduzido e ajuste fino de comprimento, manutenção livre de lubrificação e formato que favorece a redução do espaço de instalação necessário. As barras também oferecem uma manutenção livre de lubrificação, além de versatilidade para diferentes tipos de aplicação.

Para os veículos comerciais e máquinas agrícolas, há a Barra de Ligação (Tie Rod), item que transfere com segurança os movimentos aplicados à caixa de direção às rodas. O design ZF é referência em peças com peso reduzido e ajuste de comprimento, manutenção livre de lubrificação e formato que favorece a redução do espaço necessário de instalação. Há também a Barra de Reação (Torque Rod), cuja construção otimizada é apresentada em conjunto com redução de peso, robustez e melhoria dinâmica do veículo. Todas as barras podem ser encontradas na reposição sob a marca LEMFÖRDER.

Sistemas de embreagem - Líder no fornecimento às montadoras e reposição, as embreagens produzidas pela ZF e comercializadas sob a marca SACHS, são desenvolvidas especialmente para a aplicação em caminhões pesados, tendo como grandes diferenciais sua robustez e durabilidade – características necessárias para o trabalho pesado exigido para os veículos que atuam no setor agrícola.

Além da embreagem original aplicada à transmissão AS-Tronic, outro produto de destaque será o mancal de embreagem ConAct SACHS, sistema eletropneumático de acionamento desenvolvido pela ZF e atualmente utilizado no País em todos os caminhões e ônibus Volvo equipados com transmissão automatizada I-Shift. O ConAct SACHS equipa originalmente as famílias de veículos Volvo FH, FM, FMX, B9 e B12R.

A vantagem do ConAct está no fato dele reunir num único produto todas as funções do sistema de acionamento e do mancal de embreagem, substituindo com vantagens tradicionais componentes como servo ou cilindro escravo, garfo de acionamento, rolamento, tubulação hidráulica, tubo guia e cilindro mestre.

O gerenciamento eletrônico somado à atuação 100% pneumática possibilita ao ConAct controlar a embreagem de forma rápida e precisa em todas as situações, proporcionando acoplamentos confortáveis durante partidas e trocas de marcha.

Rede ZF - As transmissões e eixos ZF são cobertos por uma rede de assistência técnica, peças e serviços especializados em todo o território nacional. A empresa mantém 70 concessionárias para atender a linha automotiva e 65 distribuidores para a linha agrícola, instalados estrategicamente por todo o Brasil. Para as linhas de amortecedores e embreagens SACHS e componentes de direção e suspensão LEMFÖRDER, conta ainda com centenas de distribuidores independentes em todo o território nacional.

Grupo ZF – O Grupo ZF é um dos líderes mundiais no fornecimento de sistemas de transmissão e tecnologia de chassis para o setor automotivo. Com mais de 75 mil colaboradores e 121 operações em 26 países, registrou vendas de 17,4 bilhões de euros em 2012, e figura entre as 10 maiores empresas fornecedoras para o setor automotivo do mundo. Na América do Sul, a ZF possui cinco unidades em Sorocaba, São Bernardo do Campo, Araraquara (SP), Betim (MG) e San Francisco (Argentina), e tem como presidente Wilson Bricio. O Grupo fabrica transmissões para indústria automotiva, máquinas agrícolas e indústria eólica, sistemas de direção, sistemas de embreagens, amortecedores e componentes de chassis para veículos de passeio e comerciais, além de componentes marítimos.

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