Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/12/2007 - 11:20

Inscrições abertas para MBA em Produção de Edifícios na Poli/USP

Forte demanda por profissionais capacitados na área e necessidade de utilização de novas tecnologias caracterizam atual momento de crescimento do setor.

A utilização de novas tecnologias e novas formas de organização, que permitam execução mais limpa, fácil, rápida e de menor custo global, será a saída para as empresas da área de construção civil para ganhar competitividade e atender à grande demanda por edifícios comerciais e residenciais no País. Quem continuar apostando nas tecnologias e formas de gestão mais tradicionais correrá o risco de não conseguir produzir o que precisa no tempo certo, no custo almejado e com o desempenho requerido e, fatalmente, perderá mercado para a concorrência.

“As tecnologias tradicionais de produção de edifícios com estrutura de concreto armado e vedos de alvenaria revestidos por argamassa, além de exigirem mão-de-obra especializada e altamente qualificada, demandam tempo e grande quantidade de recursos naturais”, explica a professora Maria Bottura de Barros, coordenadora adjunta do MBA em Tecnologia e Gestão na Produção de Edifícios, que é oferecido pelo Programa de Educação Continuada (PECE) da Escola Politécnica da USP.

Ela ressalta que, para acompanhar o atual momento de crescimento do setor imobiliário no Brasil, as construtoras precisarão lançar mão de materiais e componentes que potencialmente apresentam maior produtividade e possam prescindir de mão-de-obra altamente qualificada, como é o caso de painéis de gesso acartonado ou pré-fabricados, ainda pouco utilizados pelas construtoras nacionais.

Ao fazer essa opção, no entanto, elas estarão diante de um problema: será difícil encontrar, no País, profissionais que dominem adequadamente as novas tecnologias. “Este é, pois, o momento para os profissionais da área de construção de edifícios se atualizarem, de buscarem o domínio de novos conhecimentos”, enfatiza a professora. “Aqueles que investirem em capacitação profissional encontrarão um mercado bastante receptivo”.

Segundo o coordenador acadêmico do curso, o professor Francisco Ferreira Cardoso, o MBA oferecido pela Poli é uma boa opção para quem procura evoluir profissionalmente porque, além da tecnologia, enfoca a gestão da produção de um edifício como um todo. “O aluno aprende a tomar decisões tanto sobre o tipo de tecnologia a ser utilizada na obra como sobre as empresas e profissionais que terá de contratar e controlar”, explica. “Além disso, terá oportunidade de utilizar as ferramentas disponíveis para auxiliar na gestão da obra, incluindo a coordenação do projeto do edifício, a definição do canteiro com inclusão das questões de segurança e meio ambiente, o planejamento e os diferentes controles, as análises críticas e as melhorias de processos e produtos, dentre outras”.

Público-alvo – O curso é voltado a engenheiros, arquitetos e tecnólogos ligados ao processo de produção de edifícios, com experiência de mais de três anos em empresas construtoras, de projeto ou de gerenciamento. O MBA tem duração de dois anos e é composto por 15 disciplinas. Para complementar as aulas, são realizados seminários cujo objetivo é dar subsídio para a elaboração da monografia de conclusão do curso.

O ingresso no MBA se dá por meio de processo seletivo que envolve a análise de currículo e entrevista. O curso é ministrado na Escola Politécnica, em São Paulo, por um corpo docente que inclui professores da Poli e de outras escolas de renome, além de profissionais com larga experiência na área; diversos outros profissionais atuam como convidados. As aulas são ministradas duas vezes por semana, das 19h30 às 22h30 horas, às terças e quintas-feiras. As inscrições para o MBA em Tecnologia e Gestão na Produção de Edifícios vão até 18/01 e as aulas terão início em 11/02. Mais informações em www.pece.org.br ou (11) 2106-2400.

Criada há mais de 30 anos, a Educação Continuada da Poli/USP tem como objetivo transferir conhecimento, nas áreas de Engenharia e Gestão, para empresas, profissionais e a sociedade em geral. O programa oferece mais de 20 cursos entre MBA, Especialização e Programas de Treinamento (direcionados especificamente a empresas), de curta e média duração

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira