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30/04/2014 - 08:48

Garagem Barba Cabelo & Bem-estar é pioneira no atendimento de salões exclusivo para os homens

O empreendimento, que é precursor em seu segmento, está lançando sistema de franquias e fechará o ano com faturamento de 2 milhões de reais.

De acordo com a Associação Brasileira de Clínicas e Spas (ABC Spas) os homens representam hoje cerca de 30% do movimento dos salões, spas e centros de bem-estar. Isso significa que este é um consumidor precioso, que levará a categoria a movimentar dentro de alguns anos, até 2017, nada menos do que US$ 7,9 bilhões só com produtos de higiene e beleza, segundo pesquisa da Euromonitor Internacional. E há quem afirme ainda, que, por aqui, os brasileiros gastam 20% do que ganham cuidando do corpo e do visual. Sem dúvida, uma quebra de preconceito para quem ao longo dos anos colecionou a fama de machista. Um dos responsáveis por esta mudança de comportamento é, sem dúvida, o Garagem Barba Cabelo & Bem-estar, salão especializado no público masculino, fundado em São Paulo, em 2001, pelos empresários Fernanda Montes Dib e Enrico Montes. “Nossa mãe tinha um salão convencional em Moema e, aos poucos, fomos percebendo a presença masculina”, lembra Fernanda. “Como estava em alta resgatar as tradicionais barbearias e os salões masculinos já eram realidade na Europa e Estados Unidos, decidimos apostar na ideia”.

O salão, localizado no bairro paulistano de Moema, foi pioneiro na adoção de serviços exclusivos para o público masculino e na tematização do espaço. Garagem não era apenas o nome, mas o tema principal da decoração. A concorrência começou a surgir. Muitos entraram e saíram do mercado, enquanto o Garagem ganhava força e deitava por terra uma série de preconceitos. A segunda unidade, contudo, surgiu apenas em 2011, na região do Itaim, um reduto mais comercial. Mais uma vez, os empreendedores acertaram no alvo.

Hoje, as duas unidades atendem a uma média de mil clientes por mês, que garantem um tíquete médio de R$ 100 e um faturamento que somará este ano R$ 2 milhões. O carro-chefe ainda é a tradicional dupla corte de cabelo e barba, mas há boa demanda por massagens, depilação e reflexo invertido, para suavizar o grisalho. Mas não é só. O cardápio do Garagem é completo. Oferece serviços de tintura, ondulação, hidratação, relaxamento, prótese capilar, pintura de barba, cavanhaque, limpeza de pele, hidratação facial, tratamento para a área dos olhos, antienvelhecimento, flacidez cutânea, gordura localizada, drenagem linfática, renovação celular, manicure, podologia, massagem anti-estresse, shiatsu e Dia do Noivo. Os preços são convidativos, o corte custa R$ 80, a barba R$ 50 e as massagens em torno de R$ 120.

Disposto a ampliar o número de clientes, o Garagem funciona das 10 h às 22 h e recebe a todos com um bar equipado com água gelada, café, refrigerante e cerveja, além de serviço de manobrista. No universo corporativo mantém parcerias com empresas da região. “Tratamos diretamente com o RH das corporações, que oferecem nossos serviços como benefício aos seus funcionários”, afirma Fernanda. “O retorno é bastante positivo”.

O próximo passo, de acordo com os sócios, será a inauguração em maio próximo da primeira franquia da rede, na praia de Boa Viagem, em Recife, Pernambuco. “A demanda sempre foi grande, mas decidimos dar um passo de cada vez”, declara Enrico. “Formatamos o negócio com a ajuda da Francap e agora vamos iniciar o processo de expansão”.

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