Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/05/2014 - 09:21

Rio de Janeiro ganha um “Centro de Inovação da Intel”


Unidade terá foco no desenvolvimento de soluções nas áreas de Pesquisa de Óleo e Gás e Cidades Inteligentes.

O Rio de Janeiro ganhará um Centro de Inovação da Intel, com foco no desenvolvimento de soluções inovadoras nas áreas de Pesquisa de Óleo e Gás e Cidades Inteligentes. A unidade, uma parceria com o Governo do Estado e a prefeitura do Rio, é consequência de acordo de cooperação com o governo federal. A escolha do Rio de Janeiro como sede foi influenciada pela presença no estado de empresas de Óleo e Gás, que fazem uso constante de tecnologias de computação de alto desempenho.

“Este estado e esta cidade têm um potencial enorme na área de Ciência e Tecnologia. Dos 20 centros de pesquisa que estão sendo instalados no país, 19 estão no Rio de Janeiro. Este setor é uma das nossas vocações, portanto este Centro de Inovação anunciado é muito importante”, disse o governador Luiz Fernando Pezão.

O Centro, que ficará a cargo da empresa de serviços AMT, contará com três áreas: uma dedicada a sistemas para uso das empresas, outra para o desenvolvimento de projetos de universidades e centros de pesquisa apoiados pela Intel e um segmento destinado ao fomento de novos produtos do setor. Além dos investimentos no Centro de Inovação, a Intel custeará bolsas de pesquisa e projetos em parceria com o Coppe (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia), da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), com a Prefeitura e com o Governo do Estado.

Para o secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Vieira, a iniciativa é especial porque irá possibilitar um acesso maior às tecnologias de ponta e o desenvolvimento de inúmeros projetos na área.

“O Centro de Inovação é especial porque está atuando em todas as etapas e atores do ecossistema da tecnologia da informação. A Intel vai fazer parcerias com centros de pesquisa, universidades como a Uerj e a UFRJ e com empreendedores locais. Isso irá permitir que pesquisadores de universidades e de empresas possam ter acesso a uma tecnologia que é fundamental para qualquer projeto atualmente, em várias áreas. A Intel já está financiando, por exemplo, pesquisas, e devemos lançar em breve um programa conjunto com a Faperj e com o Fundo de Ciência e Tecnologia do município para financiar cada vez mais estudos na área de computação de alto desempenho”, disse o secretário.

De acordo com o diretor -executivo de Estratégia e Inovação da Intel Brasil, Fernando Martins, o Centro irá ampliar as possibilidades de desenvolvimento do setor no país, no estado e na cidade do Rio.

“Inovação não é invenção. Não basta fazer a pesquisa e ter uma ideia. Você precisa transformar isso num projeto que tenha impacto na vida das pessoas e nós sabemos que a vocação do Brasil hoje é explorar o pré-sal e os focos de Inovação da Intel no Brasil são Energia, Educação e Transporte, que tem a ver com as Cidades Inteligentes”, explicou o diretor da Intel Brasil.

Segundo o prefeito Eduardo Paes, investir em desenvolvimento na área de tecnologia de alto desempenho será fundamental para que o Rio de Janeiro se consolide como referência na área do conhecimento.

“Esta é uma de nossas apostas. Queremos que cada vez mais centros de pesquisa e institutos se instalem em nossa cidade para que ela amplie suas perspectivas de futuro”, afirmou Paes.

O novo Centro de Inovação ficará sediado na Avenida Rio Branco, nº 1, Centro do Rio de Janeiro, e suas atividades, previstas para iniciarem em setembro, serão focadas no desenvolvimento de soluções inovadoras utilizando tecnologias de HPC (High Performance Computing), Big Data e Internet das Coisas (IoT, da sigla em inglês) nas áreas de Pesquisa de Óleo e Gás e Cidades Inteligentes. Além disso, promoverá qualificação de ponta em HPC, fundamental para a exploração do pré-sal, e soluções que agregam inteligência na Nuvem a serviços públicos e privados. As atividades englobam ainda o trabalho com startups e a interação direta com outros centros de pesquisa, empresas privadas e universidades para provas de conceito, incubação de novos aplicativos e suporte ao desenvolvimento. | Julia de Brito.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira