Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/05/2014 - 10:33

Programa Montana constituiu o maior banco de dados de animais compostos do mundo em 20 anos


O Programa Montana está completando 20 anos de trabalho. Ao longo desse período, os parceiros da iniciativa comercializaram cerca de 17 mil touros, que geraram aproximadamente 357 mil bezerros cruza Montana. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a partir de 2000, já emitiu mais de 13 mil Certificados Especiais de Identificação e Produção (CEIP) para touros Montana.

Esse trabalho permitiu a disseminação do gado composto entre centenas de projetos pecuários no País. São onze produtores de touros no Brasil, Uruguai e Paraguai trabalhando na seleção e melhoramento genético do Montana para oferecer animais cada vez melhores ao mercado. O banco de dados do Montana é o maior do mundo entre os bovinos compostos avaliados.

Os números do Programa Montana mostram a crescente procura e o interesse dos pecuaristas brasileiros pelo gado Montana. A raça, desenvolvida inicialmente para atender a demanda por touros capazes de trabalhar em ambiente tropical e produzir animais de qualidade, aos poucos foi ganhando espaço para se tornar uma das melhores opções de genética melhoradora e produtora de carne.

Gabriela Giacomini, gerente de operações do Programa Montana, informa que, desde o início, o projeto foi traçado com base nas mais modernas tecnologias do melhoramento genético disponíveis, com a consultoria e supervisão de geneticistas e técnicos competentes. “Foram usados os melhores touros do mundo de diversas raças especializadas em carne, mesmo as pouco conhecidas no País. Tudo isso para agregar o melhor da pecuária mundial num animal único”, afirma Giacomini que ainda ressalta “o resultado é uma raça altamente funcional, com elevado desempenho produtivo e reprodutivo, que oferece retorno econômico comprovado para os seus criadores”.

Histórico - O Programa Montana iniciou seus trabalhos em 1994 através de uma parceria entre criadores norte-americanos e brasileiros, que buscavam soluções para trabalhar em ambiente tropical, produzir ganho de peso superior, precocidade sexual e carne de qualidade, gerando heterose tanto com vacas cruzadas como no rebanho predominantemente zebuíno existente no Brasil. O objetivo era a produção de reprodutores funcionais, com altos índices de produtividade e heterose, sem perder a adaptação. Atualmente, sul, sudeste e centro-oeste são as regiões com maior número de animais Montana. Goiás é o principal polo de comercialização de reprodutores Montana e também possui o maior rebanho, seguido por MT, MS, MG e RS. Todos os animais são rigidamente avaliados pelos geneticistas da USP/Pirassununga e possuem o Certificado Especial de Identificação e Produção (CEIP), documento emitido pelo Ministério da Agricultura para os 26,5% melhores touros da safra, ou seja, animais verdadeiramente melhoradores. [www.compostomontana.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira