Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/05/2014 - 07:46

Petrobras mostrará uso da Confiabilidade em campo de petróleo, durante 12º Simpósio Internacional da ReliaSoft

Engenheiro de Equipamentos apresentará experiência de uma das maiores empresas brasileiras no Simpósio Internacional de Confiabilidade, e como a Petrobras aplica a tecnologia em diversas áreas.

São Paulo - O engenheiro de Equipamentos Júlio César dos Santos, da Petrobras, é um dos palestrantes do 12º Simpósio Internacional de Confiabilidade, promovido e realizado pela ReliaSoft, em São Paulo, de 07 a 09 de maio. Em sua apresentação, irá mostrar como essa tecnologia foi aplicada em um sistema de injeção de água em campo de petróleo onshore da empresa brasileira, com uma metodologia baseada em TLT – treinamento em local de trabalho. Nesta entrevista, o profissional antecipa alguns tópicos da sua palestra.

. Pode antecipar alguns tópicos da palestra que apresentará? O trabalho enfatiza a capacidade técnica que a Petrobras possui, e a importância do desenvolvimento constante de nossa força de trabalho. Aproveito, também, para explicar como o treinamento no local de trabalho permitiu a troca valiosa de conhecimento e o mais importante, a retenção do conhecimento dentro da empresa, tendo como resultado uma análise RAM de um sistema de injeção de água estratégico para a empresa, feito pelos seus próprios técnicos de campo.

. Para a Petrobras, qual a importância de participar do Simpósio? Visualizamos uma excelente oportunidade para aprender com outras instituições e apresentar um pouco da nossa experiência na área de manutenção de equipamentos e gestão de ativos com o uso da engenharia de Confiabilidade.

. De que forma a Confiabilidade tem sido aplicada para tornar o setor de óleo e gás mais competitivo? A simulação dos processos através da modelagem com auxílio de softwares especialistas possibilita aos gestores de ativos, de forma antecipada, decidir quais melhores políticas e estratégias de manutenção a serem adotadas durante a vida útil destes. Com isso, pode-se retirar o máximo da capacidade projetada para aquele processo.

. A partir da implantação de análises de confiabilidade nos processos de gestão de ativos da Petrobras, quais as mudanças para aumentar a capacidade produtiva? A principal mudança implantada pela Petrobras, especificamente nos setores de manutenção, foi a introdução de pessoal capacitado em engenharia de Confiabilidade. Eles aplicaram esse conhecimento no planejamento da manutenção dos ativos, visando o aumento do tempo de vida útil; garantia de que os mesmos cumpram o que foi planejado para campanha de produção; aumento do tempo médio entre falhas com o aumento da disponibilidade operacional; redução de custo com a diminuição de manutenções corretivas e aumento da segurança e integridade das instalações.

. A aplicação da engenharia da Confiabilidade para apoiar a gestão de ativos já é um processo sistêmico na Petrobras? As estruturas organizacionais têm em seus processos o emprego dessa metodologia de forma diferente. No entanto, a Engenharia de Confiabilidade está presente em todos esses segmentos. Em grandes projetos que envolvem altos custos e riscos, seja ele de acidentes ou incidentes envolvendo pessoas e o meio ambiente, a prática de Confiabilidade está sendo adotada como estratégia na gestão desses ativos. Como exemplos cito as análises RAM dos replicantes, plataformas tipo FPSO que irão trabalhar no pré-sal e na elaboração de modelos de confiabilidade, para toda a cadeia produtiva de gás natural.

. Que investimentos/projetos a Petrobras tem realizado nesse sentido? Principalmente na formação contínua do corpo técnico em engenharia de Confiabilidade. A empresa possui na UP (Universidade Petrobras) uma grade de cursos especialmente voltados para esse segmento. O setor de E&P possui um grupo composto por vários membros das UOs (Unidades Operacionais), CPT (Construção de Poços Terrestres), CPM (Construção de Poços Marítimos) para discussão do tema e disseminação de boas práticas e de conhecimento.

. Como este conhecimento é difundido pela Petrobras, para todas as partes interessadas: colaboradores, fornecedores, clientes, entre outros? A Universidade Petrobras, no seu papel de desenvolvedor de recursos humanos, atua diretamente neste fator crítico para o sucesso da empresa. São através de seus cursos de formação, aperfeiçoamento e seminários que a UP estrategicamente dissemina e forma seus profissionais. Dentre os seminários, na área de Confiabilidade, anualmente acontece o Workshop de Confiabilidade em Instalações de Superfície do E&P, onde difundimos, incentivamos, e disseminamos boas práticas da engenharia de confiabilidade na comunidade específica de Exploração e Produção. E bianualmente é realizado o SICP (Seminário Internacional de Confiabilidade da Petrobras), onde recebemos vários convidados externos, como empresas de porte internacional. A cada evento tem-se um forte alinhamento com o planejamento estratégico e de negócios da companhia.

Em relação a clientes e fornecedores, nossa governança está implantando a gestão por processos como forma de atuar com visão integrada de toda a cadeia produtiva. Atuando desta forma, a engenharia de Confiabilidade passa a ser uma poderosa ferramenta de suporte aos macroprocessos de gestão e negócio, com o desafio de obter melhor relação de custo/risco em cada decisão tomada.

O SIC 2014 -A proposta do Simpósio Internacional de Confiabilidade é debater a necessidade de evoluir o modelo mental de como as empresas pensam, a fim de obter um processo de confiabilidade sustentável, a partir de uma abordagem comportamental e sua interface com a tecnologia. Para isso, o simpósio trará cases de sucesso de aplicação da confiabilidade em diversos setores, como aviação, elétrico, siderúrgico, mineração, óleo e gás, entre outros. AES Tietê, ArcelorMittal Tubarão, Cemig, Embraer, Petrobras, Perto e Vale, estão entre as empresas que apresentarão estudos de caso relacionados à melhoria da gestão dos custos de desenvolvimento de produtos, manutenção e de operação.

A programação tem início às 8h, do dia 07 de maio, com palestra de abertura do filósofo Prof. Dr. Mário Sergio Cortella, que trará o tema Da oportunidade ao êxito: Mudar é complicado? Acomodar é perecer! O evento tem o patrocínio das empresas SIL Inteligência em Lubrificação, Qualmark e Des-Case.

.[Tema SIC 2014: Como fazer a Confiabilidade acontecer?, de 07 a 09 de maio de 2014, no Milenium Centro de Convenções, Rua Dr. Bacelar, 1.043 - Vila Mariana, São Paulo – SP | http://www.espacomilenium.com.br | Site do Evento: http://www.arsymposium.org/southamerica | Programação: http://www.arsymposium.org/southamerica/2014sa_matrix.htm].

Inscrições: para se inscrever, entre em contato com a ReliaSoft pelos telefones +55 11 2177-5456 / 0800 770 5456 (Brasil) ou pelo e-mail [email protected]

Palestra Análise de confiabilidade do sistema de injeção de água de um campo de petróleo Onshore da Petrobras: Metodologia baseada em TLT (Treinamento no local de trabalho). Dia 08 de maio, das 15h10 às 16h10, na sala 2. Apresenta-se junto João Luis Reis e Silva, da Reliasoft Brasil.

Perfil - A ReliaSoft oferece a confiança que as empresas precisam para tomar a decisão certa e realizar melhorias em seus processos e produtos. Líder mundial em Engenharia da Confiabilidade, fornece uma solução completa para implementação prática desta metodologia com consultorias, treinamentos e softwares. Os produtos e serviços da ReliaSoft facilitam a transformação de dados em informações precisas, apoiando empresas a obterem ganhos expressivos nas áreas de gestão de ativos, manutenção, processos e desenvolvimento de produtos. Fundada nos Estados Unidos em 1992, hoje possui escritórios no Brasil, na Polônia, em Cingapura e na Índia. A ReliaSoft Brasil, desde 1998, é responsável pela atuação em todos os países da América do Sul e Portugal. [www.reliasoft.com.br] |. Equipe 2pro.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira