Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/05/2014 - 09:05

Diagnóstico de doenças genéticas no sangue materno

E abordagem genética dos abortos de repetição são temas de jornada e congresso de Ginecologia e Obstetrícia em Goiânia.

Fragmentos de DNA fetal, pinçados em algumas gotas de sangue da mulher grávida de apenas nove semanas, são suficientes para afirmar com 99,99% de precisão se o bebê tem alterações genéticas.

Doenças como síndromes de Down, de Edwards, de Patau, além de desordens genéticas ligadas aos cromossomos X e Y, entre outras, são o alvo dos Testes Pré-Natais não Invasivos, que prometem uma revolução na área da medicina obstétrica.

O tema é polêmico e está angariando as atenções dos especialistas em todo o mundo. Em Goiás, o assunto será abordado durante o 3º Congresso Goiano de Ginecologia e Obstetrícia e a 39ª Jornada Goiana de Ginecologia e Obstetrícia, nos dias 28 a 30 de maio, no Centro de Convenções de Goiânia.

A Sociedade Goiana de Ginecologia e Obstetrícia (SGGO) convidou o Prof. Dr. Ciro Martinhago, médico geneticista, de São Paulo, para participar da mesa sobre Aborto de Repetição. Em seguida, ele fará uma palestra sobre Diagnóstico fetal no sangue periférico materno.

Ciro Martinhago é bastante conhecido pela opinião pública por ter realizado a primeira seleção genética de embriões que resultou no bebê Maria Vitoria, que aos 12 meses de vida doou células tronco para sua irmã, Maria Clara, de 6 anos de idade, que sofria de talassemia major.

Esta matéria da Folha de São Paulo esclarece bem o assunto: Bebê gerada após seleção genética doa medula a irmã. O Dr. Ciro Martinhago tem outros 20 casos semelhantes de crianças nascidas para dar condições de tratamento para seus irmãos.

Em sua palestra sobre testes genéticos pré-natais, Ciro Martinhago falará, também, da tecnologia NSG (Nova Geração de Sequenciadores de DNA) que permite ler centenas de genes e identificar centenas de doenças em um único sequenciamento, a custos muito mais acessíveis. [www.gosites.com.br/ginecologia2014/principal.asp].

Doutor em Genética Reprodutiva pela UNESP de Botucatu. Tem grande experiência na área de Genética, atuando principalmente em: diagnóstico genético pré-implantacional, diagnóstico pré-natal não invasivo e genética da infertilidade.

Martinhago é pesquisador do CNPq, diretor da Chromosome Medicina Genômica e membro da equipe de genética do Hospital Albert Einstein. É bastante conhecido pela opinião pública por ter realizado a seleção de embriões que resultaram em bebês nascidos para salvar a vida de irmãos mais velhos.

A Chromosome Medicina Genômica [www.chromosome.com.br], uma clínica de Aconselhamento Genético e laboratório de genética humana, equipado com a mais moderna tecnologia para fazer o sequenciamento do genoma humano, além de testes específicos, como painéis genéticos por especialidades clínicas e/ou doenças específicas, como o câncer.

A empresa fica em São Paulo e é capaz de atender a demanda de testes genéticos em todo o território nacional e exterior, pois as amostras de sangue ou saliva podem ser enviadas por fedex/sedex.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira