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06/05/2014 - 09:26

Ampla aumenta distribuição de energia em 9,6% no primeiro trimestre de 2014

Niterói(RJ) – O volume de energia vendida e transportada pela Ampla no primeiro trimestre de 2014 alcançou um recorde histórico para o período, 3.235 GWh, alta de 9,6% em relação ao mesmo período de 2013. Foi observado maior consumo de energia per capita no período (1.085 KWh/consumidor), além do aumento do número de clientes

No final de março de 2014, a Ampla passou a contar com 2.825.130 clientes, 3,4% a mais do que o verificado em março de 2013. Houve um acréscimo de 93.321 novos clientes à base da companhia, dos quais 92.116 são clientes da classe residencial.

Receita, lucro líquido e Ebitda -No primeiro trimestre de 2014 a receita operacional bruta da Ampla foi de R$ 1,49 bilhão, 12,3% superior ao R$ 1,33 bilhão registrado no mesmo período de 2013. Esse incremento reflete, principalmente, maior receita com a distribuição de energia, em função do aumento do volume de energia vendida.

Os custos e despesas operacionais alcançaram R$ 868 milhões nos primeiros três meses de 2014, uma alta de 26,3% em comparação com o mesmo período de 2013. O aumento nos custos é consequência, principalmente, da alta no preço da energia comprada pela distribuidora, devido ao acionamento pelo governo federal das usinas termelétricas no País (que produzem energia a maior custo), uma medida necessária para compensar a menor geração hidroelétrica no Brasil pela menor disponibilidade de água nos reservatórios.

O aumento nos custos foi parcialmente compensado pelo pacote de auxílio financeiro a empresas de distribuição, recentemente anunciado pelo governo federal (decretos 8.203 e 8.221).

Como resultado dos fatores mencionados acima, o lucro líquido da Ampla alcançou, no primeiro trimestre de 2014, R$ 145 milhões, contra R$ 159 milhões em igual período do ano passado. O Ebitda da concessionária no período atingiu R$ 249 milhões, ante R$ 286 milhões no primeiro trimestre de 2013. No primeiro trimestre de 2014, a margem Ebitda ficou em 23,43, em comparação com 30,81% no mesmo período de 2013, principalmente pelo aumento dos custos operacionais, que foi parcialmente compensado pelo aumento da receita.

Os investimentos realizados pela Ampla, no primeiro trimestre de 2014, alcançaram R$ 99 milhões. A maior parte foi direcionada a melhorias na rede de distribuição da companhia, com ênfase no combate as perdas e ao furto de energia.

Perdas de energia -No período abril 2013 - março 2014, as perdas totais de energia aumentaram ligeiramente alcançando 19,96% do total da energia distribuída pela Ampla, contra 19,93% registrado nos 12 meses anteriores.

Indicadores de Qualidade -A Ampla encerrou o primeiro trimestre de 2014 com DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) de 22,36 horas e FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) de 9,79 vezes. Os indicadores de qualidade de serviço das concessionárias – DEC e FEC - medem, respectivamente, a duração e a frequência das interrupções do fornecimento de energia no intervalo de tempo de um ano.

A Ampla Energia e Serviços S.A., uma empresa da Endesa Brasil, é responsável pela distribuição de energia elétrica para 66 municípios do Estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com a cobertura de uma área de 32.188 km². Os 2,8 milhões de clientes atendidos pela companhia são concentrados na Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e nos municípios de Itaboraí e Magé. [www.ampla.com].

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