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06/05/2014 - 09:37

Laboratório de pesquisa da SITA realiza testes com a tecnologia Beacon nos aeroportos

A tecnologia Beacon tem sido considerada um divisor de águas no setor de varejo. A solução utiliza o Bluetooth para acionar o sistema de exibição de informações, em telefones e tablets, que sejam relevantes sobre a localização específica do usuário. Mas será que a tecnologia Beacon poderia ser utilizada em todos os aeroportos no mundo? A equipe do SITA Lab, de pesquisa de tecnologia da SITA - líder mundial em comunicação e soluções de TI para o transporte aéreo -. realizou os primeiros testes da tecnologia em alguns aeroportos e divulgou as suas descobertas no documento “Conexão com o seu passageiro - Os sinalizadores representam esse avanço?” “Connecting to your passenger – are beacons the breakthrough?”

Conexão e comunicação eficientes com os passageiros durante toda a viagem é o objetivo amplamente defendido pela indústria de transporte aéreo. A pesquisa do SITA Lab investigou o potencial do uso da tecnologia Beacon nos aeroportos. Os benefícios da tecnologia que estão sendo elogiados, como baixo custo e grande variedade, são fortes atrativos para quem deseja se conectar diretamente com os clientes. O SITA Lab também avaliou se a tecnologia funciona como publicidade no mundo real. Testes com uma companhia aérea e com um dos principais aeroportos do mundo produziram resultados que são promissores e preventivos.

Jim Peters, diretor de tecnologia e chefe da SITA Lab, Jim Peters, diz: “O custo relativamente baixo do localizador torna a solução uma opção atraente para os aeroportos, porém precisamos ter o cuidado ao adotar uma abordagem de corrida do ouro para implantá-la. É claro que a nossa pesquisa inicial aponta que o localizador deve ser tratado como peça de uso comum de infraestrutura. Os aeroportos atendem a várias companhias aéreas que viajam para vários outros aeroportos. É uma rede muito complexa e, para que todos possam gerir as suas próprias implementações, é necessário uma gestão cuidadosa.

Os aeroportos também precisam gerenciar cuidadosamente seus aplicativos de rádio. Terão uma visibilidade mais clara de onde e como os sinalizadores devem ser posicionados para evitar eventuais interrupções dos sinais de cada um e também da infraestrutura já existentes do Wi-Fi.”

A pesquisa do SITA Lab destacou que os aeroportos, nos quais uma companhia aérea não possuem portões dedicados ou outro tipo de infraestrutura, precisam de uma tecnologia de uso comum próxima para que a tecnologia Beacon faça sentido. Os sinalizadores compartilhados, que diferentes companhias aéreas poderiam associar a seus próprios aplicativos móveis como e quando necessário, seriam muito mais eficientes e eficazes do que cada companhia gerir um conjunto de sinalizadores em cada aeroporto.

O modelo já é utilizado efetivamente para outros serviços compartilhados nos aeroportos de todo o mundo, tais como check-in, autodespacho de bagagem, infraestrutura e portões de embarque. E agora, com os sinalizadores, a SITA, como provedora de TI para a indústria aérea, tem mais um desafio a ser cumprido.

Peters acrescenta: “O SITA Lab está, nesse momento, criando um registro na indústria para todos os sinalizadores. O objetivo é que todas as companhias aéreas tenham um único ponto de contato para usar qualquer um dos sinalizadores implantados nos aeroportos de todo o mundo. Nós já estamos trabalhando com alguns aeroportos pioneiros, mas também estamos à procura de outros aeroportos, companhias aéreas e desenvolvedores de aplicativos que estejam interessados ??em impulsionar o potencial de sinalizadores na indústria do transporte aéreo e participar do projeto.”

Os primeiros indícios, com base no trabalho do SITA Lab, apontam que os aeroportos poderiam se tornar o principal usuário dessa tecnologia. No entanto, a menos que um registro indústria não seja adotado, o risco é que as implantações de sinalizadores sejam fragmentadas e exclusivas, limitando o potencial da tecnologia.

Perfil - A SITA é líder mundial em comunicação e soluções de TI para transporte aéreo. A SITA entrega e gerencia soluções de negócios para companhia aérea, aeroporto, GDS, governo e outros clientes em todo o mundo, constituindo a espinha dorsal da indústria para comunicação do transporte aéreo.

O portfólio da SITA inclui gerenciamento da comunicação global, infraestrutura e serviços de terceirização, bem como os serviços de gestão e operações de linha aérea comercial de passageiros, operações de voo, de aeronaves e comunicação dos aviões com a equipe de terra, gestão dos aeroportos, operações de bagagens, segurança do transporte e da gestão das fronteiras, operação de carga e muito mais. Com uma equipe de atendimento ao cliente de mais de 2.000 funcionários em todo o mundo, a SITA investe significativamente na busca pelo melhor em termos de atendimento, fornecendo suporte local e global integrado, tanto para os serviços de comunicação quanto para os aplicativos de TI.

A SITA tem duas subsidiárias principais: OnAir, que é o principal fornecedor de conectividade em voo, e CHAMP Cargo systems, única companhia de TI dedicada exclusivamente à carga aérea. A SITA também opera duas joint ventures que prestam serviços à comunidade de transporte aéreo: Aviareto para a gestão de ativos da aeronave e CertiPath para gerenciamento seguro da identidade eletrônica.

A SITA é uma das maiores empresas do mundo. Seu alcance global é baseado na presença local, com serviços para cerca de 450 membros da indústria de transporte aéreo e 2.800 clientes em mais de 200 países e territórios. Criada em 1949, com 11 companhias aéreas, a SITA hoje emprega pessoas de mais de 140 nacionalidades, falando 70 línguas diferentes. A SITA teve receita consolidada de mais de US$ 1,57 bilhão, em 2012. [www.sita.aero].

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