Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/05/2014 - 08:27

Abraceel prevê 4 mil novos megawatts em projetos financiados pelo mercado livre de energia

Entidade entrega proposta para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com o objetivo de viabilizar projetos de novas usinas em até dois anos.

Rio de Janeiro– A Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) acaba de entregar uma proposta para viabilizar 4 mil novos megawatts no sistema elétrico nacional por meio do financiamento de empreendimentos de usinas eólicas, solares, PCHs e biomassa no Ambiente de Comercialização Livre (ACL).

Com a proposta, que já está em discussão no Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), projetos já existentes e regularizados de usinas de energia limpa teriam condições de equacionar suas fórmulas de financiamento e serem concluídos em até dois anos. “Trata-se de um conjunto de novas plantas totalmente viabilizadas por meio do capital privado, que poderia oferecer energia limpa e em curto prazo ao setor produtivo brasileiro”, explica Reginaldo Medeiros, presidente da Abraceel.

Já há um bom tempo técnicos da Abraceel e do BNDES discutem a possibilidade de viabilizar o financiamento de projetos de usinas no Ambiente de Comercialização Livre (ACL), de maneira a assegurar um formato de expansão do sistema que transcenda os leilões governamentais. “Acreditamos que temos uma solução que pode evitar no futuro a excessiva dependência do nosso sistema dos regimes hidrológicos e das térmicas emergenciais”, conclui Medeiros.

Abraceel - Fundada no ano 2000, a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) conta com 65 empresas participantes, responsáveis por 98% dos contratos contabilizados no âmbito do mercado livre.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira