Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/05/2014 - 08:31

Apex-Brasil lançou Design Export Grandes Empresas: o design como oportunidade de negócio

Oito indústrias do setor vidreiro serão as primeiras a serem atendidas pelo projeto.

Foi lançado, em São Paulo (SP), o Design Export Grandes Empresas, projeto da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que tem como objetivo potencializar a competitividade das empresas brasileiras no mercado internacional através do uso do design como ferramenta estratégica e de inovação. O projeto, que será executado pela Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign ), está voltado para empresas de grande porte com vocação exportadora que integram os projetos setoriais de exportação da Agência.

Por reunir indústrias com elevado potencial de negócios e que são estratégicas para a pauta exportadora brasileira, o Glass Brasil (programa de exportação do setor vidreiro, uma parceria entre o Sindividro - Sindicato da Indústria de Vidros e Cristais Planos e Ocos no Estado de São Paulo e a Apex-Brasil), foi o primeiro escolhido para ser capacitado pelo Design Export Grandes Empresas.

Nadir Figueiredo, Wheaton Brasil, Invicta, Oxford Porcelanas, Luvidarte, Decorglass, Cristais São Marcos e Cristaleria Ruvolo são as primeiras integrantes do Projeto Glass Brasil que serão preparadas a incluir o design como elemento diferenciador competitivo dos produtos que fabricam. Cada uma delas será orientada e conduzida através de agências de design brasileiras.

De acordo com a gerente executiva de Competitividade e Inovação da Apex-Brasil, Márcia Nejaim, o que se pretende é fornecer às indústrias ferramentas que propiciem aumento na produtividade através da inovação e do design de maneira que os produtos brasileiros apresentem ao mundo o melhor do Brasil. "Um Brasil diferente, que agrega aos seus produtos valores", argumenta Nejaim.

Da mesma opinião, o presidente do Sindividro, José Eduardo Otero Vidigal Pontes, lembra que a indústria vidreira, mais especificamente as que produzem itens para casa e decoração, precisa absorver a ideia de que para esses produtos o design é muito mais do que "desenho": é oportunidade de negócio. "E acredito que mesmo exportadoras, as oito indústrias do Glass Brasil que aderiram ao Design Export Grandes Empresas terão uma oportunidade única de se tornarem ainda mais competitivas a partir do trabalho que ora iniciamos", enfatizou Vidigal Pontes.

O Projeto terá duração de até 12 meses ao final dos quais as indústrias participantes terão de apresentar os resultados.

Na ocasião foi assinado convênio entre a Apex-Brasil (Márcia Nejaim, gerente executiva de Competitividade e Inovação); Sindividro (José Eduardo Otero Vidigal Pontes, presidente) e Abedesign (Gustavo Gelli, presidente). [www.grandesempresas.designexport.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira