Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/05/2014 - 10:53

Com apoio do BNDES, painéis Guerra e Paz são expostos pela 1ª vez na Europa

Exposição abriu ao público no dai 067 de maio (quarta-feira), e fica até o dia 09 de junho, no Grand Palais de Paris. É a primeira vez que um artista brasileiro é exposto no espaço.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) apoia a exposição dos painéis Guerra e Paz, de Cândido Portinari, em Paris. É a primeira vez que as obras, executadas na década de 1950 e presenteadas pelo governo brasileiro à Organização das Nações Unidas (ONU), são expostas na Europa. O projeto, sob responsabilidade da Associação Cultural Cândido Portinari, recebeu patrocínio de R$ 2 milhões do BNDES.

A exposição foi aberta à visitação pública no dia 07 de maio (quarta-feira), no Salão de Honra do Grand Palais de Paris. É a primeira vez que um artista brasileiro é exposto no espaço, um dos mais importantes da França. As obras ficarão expostas até o dia 09 de junho, retornando em seguida para a sede da ONU, em Nova York.

Restauro e circulação – O apoio do BNDES à exposição de Guerra e Paz na Europa encerra um ciclo iniciado em 2010, quando o Banco apoiou com R$ 6,5 milhões do Programa BNDES para o Desenvolvimento da Economia da Cultura (BNDES Procult) a vinda das obras ao Brasil para serem expostas no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e restauradas, com direito à visitação pública, no Palácio Gustavo Capanema, também no Rio.

O Banco também patrocinou a exposição dos painéis no Memorial da América Latina, em São Paulo, entre os meses de fevereiro e abril de 2012. Para a mostra em Paris, foi preparado um módulo especial que conta a relação de Portinari com a França por meio de fotos, documentos e cartas. Em 1928, quando era jovem, o pintor conquistou o Prêmio Viagem e passou dois anos na Europa.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira