Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/05/2014 - 07:40

Cartão BNDES financiará uniformes escolares

Escolas particulares e lojas que vendem uniformes dessas instituições poderão adquirir das confecções, com produção nacional, os uniformes pagando com o cartão BNDES. A partir de uma demanda da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção(Abit) os uniformes escolares serão incluídos como mais um item financiável no Cartão BNDES. As confecções interessadas deverão se credenciar previamente como fornecedores no Portal de Operações.

“É muito importante que as confecções de uniformes se cadastrarem no site do BNDES para estarem aptas a aceitarem o pagamento com o cartão. Pela primeira vez no setor têxtil, ao menos um artigo poderá ser comprado pelo varejo com as ótimas vantagens desse instrumento de crédito. As empresas devem avisar e incentivar seus clientes parceiros” ressalta Rafael Cervone, presidente da Abit.

“Essa iniciativa junto ao varejo de uniformes escolares de escolas privadas servirá como um piloto. Nossa expectativa é de conseguir ampliar aos poucos para todo o varejo de confecção” explica Fernando Pimentel, diretor-superintendente da Abit que participou de várias reuniões com o Banco.

"As cadeias têxtil e de vestuário atualmente estão entre os maiores usuários do Cartão BNDES em razão dessa linha financiar de forma simples, ágil e com custo atrativo praticamente tudo que o setor necessita para ampliar e modernizar as empresas de menor porte, desde insumos industriais até os manequins de vitrine. Nesse momento, o BNDES conta mais uma vez com a parceria da ABIT para fomentar os investimentos de toda essa cadeia na melhoria da eficiência dos seus processos produtivos e em inovação, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável e competitivo desse importante setor da economia nacional” declara Vitor Hugo Ribeiro, gerente de Comunicação e Fomento do Cartão BNDES.

A Abit vem conseguindo, através de seu intenso trabalho, aproximar cada vez mais o setor do BNDES. Em agosto de 2006, o BNDES aprovou a possibilidade de apoio financeiro, por meio do Cartão BNDES, para a aquisição de insumos utilizados no processo industrial de alguns setores, sendo que o setor têxtil foi o primeiro a beneficiar-se desta medida. No fim de 2008, o setor beneficiou-se de outra iniciativa, quando passou a poder adquirir, por meio do Cartão BNDES, máquinas importadas, sem similar nacional, voltadas ao setor de confecção e vestuário. A medida teve o objetivo de fortalecer as empresas do setor têxtil, tornando-as mais competitivas. Cabe salientar que, até a presente data, nenhum outro setor da economia obteve benefício equivalente.

O Cartão BNDES consiste em uma linha de crédito rotativo e pré-aprovado, exclusiva para micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) [1], com limite de até R$ 1 milhão por banco emissor (Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, BRDE, Caixa Econômica Federal, Itaú e Sicoob)[2], taxa de juros bastante atrativa (de 0,99% ao mês em Abril/2014) e pagamento em até 48 prestações mensais fixas, sem cobrança de IOF.

Sua utilização destina-se à aquisição de itens necessários às atividades das MPMEs, que tenham fabricação total ou parcial[3] no país e que estejam cadastrados no Portal de Operações do Cartão BNDES [www.cartaobndes.gov.br], por fornecedores devidamente credenciados, que podem ser empresas e instituições de qualquer porte. Mais de 240 mil itens estão disponíveis para compra através do Cartão BNDES, sendo os mais comercializados: máquinas e equipamentos como, por exemplo, impressoras fiscais; materiais de construção civil; computadores; softwares; móveis comerciais; insumos têxteis, veículos utilitários; e motocicletas para serviços de entrega.

Até o momento já foram emitidos 630 mil Cartões BNDES em todo o Brasil, somando cerca de R$ 38 bilhões em limite de crédito pré-aprovado para investimentos. Para a empresa que ainda não tenha o Cartão BNDES, é muito simples solicitá-lo. Basta acessar o site [www.cartaobndes.gov.br], clicar no menu “Solicite seu Cartão BNDES”, preencher a proposta de solicitação e encaminhá-la ao banco emissor, junto aos documentos necessários.

Caso a empresa tenha interesse em se credenciar como fornecedor (fabricante ou distribuidor), deverá acessar o mesmo site, clicar no menu “Seja Um Fornecedor Credenciado” e preencher a proposta de credenciamento. Para os distribuidores, basta seguir o mesmo processo de credenciamento em nosso portal, após a indicação da empresa por um fabricante já credenciado. Hoje, mais de 56 mil fornecedores já estão habilitados a realizar vendas no Portal de Operações.

O Cartão BNDES trabalha em ritmo contínuo na inclusão de novos itens financiáveis, tendo destaque a recente inclusão de embalagens prontas e seus insumos, atendendo a MPMEs de todos os setores de atuação, e de novos serviços, como por exemplo, de diagnóstico de eficiência energética e técnico especializados em propriedade industrial.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira