Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/12/2007 - 10:29

Presidente Lula recebe brasileiros que ganharam ouro em torneio de educação profissional no Japão

Homenagens aos alunos do SENAI em Brasília celebram a excelência da formação patrocinada pela indústria.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá no dia 19 de dezembro (quarta-feira), os alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) que conquistaram duas medalhas de ouro, três de prata, quatro de bronze e sete diplomas de excelência na 39ª edição do WorldSkills, o maior torneio mundial de educação profissional. Os estudantes, que se encontrarão com Lula às 16h no Palácio do Planalto, chegarão a Brasília na segunda-feira, 17 de dezembro, e serão homenageados pelo SENAI na quarta-feira, 18 de dezembro.

As homenagens em Brasília são uma celebração à excelência da educação profissional patrocinada pela indústria. Para os brasileiros, os cursos do SENAI representam a garantia de emprego, principalmente neste momento, quando as empresas têm dificuldades de encontrar trabalhadores qualificados. Segundo o gerente-executivo de Educação Profissional do SENAI, Alberto Borges de Araújo, os alunos dos cursos profissionalizantes têm, em média, 80% de aproveitamento no mercado de trabalho. “Formamos profissionais para atender aquilo que a indústria necessita”, avalia. Em 2006, o SENAI matriculou mais de 2 milhões de pessoas em cursos de aprendizagem, técnico, de graduação e de pós graduação oferecidos em 707 unidades espalhadas pelo país.

No WorldSkills, realizado de 14 a 21 de novembro, na cidade de Numazu, província de Shizuoka, no Japão, os estudantes do SENAI que representam o Brasil na competição obtiveram uma média de 519,60 pontos, a segunda melhor entre os 48 países que participaram do torneio. O Brasil ficou atrás apenas da Coréia do Sul e à frente da Suíça, que conquistou o terceiro lugar. Os brasileiros também mostraram que são melhores que os estudantes de Cingapura e de países desenvolvidos como o Japão, Reino Unido e Estados Unidos.

As duas medalhas de ouro do Brasil foram conquistadas nas ocupações de Tecnologia da Informação e Mecânica de Refrigeração. O melhor do mundo em Tecnologia da Informação é o pernambucano Anderson Carlos Tavares, de 21 anos, que competiu com estudantes de 18 países. Ele nasceu em Recife e, no Japão, também conquistou uma medalha de excelência por ter obtido a sétima melhor pontuação entre os 850 participantes do WorldSkills.

O gaúcho Lucas Gonçalves conquistou a medalha de ouro em Mecânica de Refrigeração. Ele afirma que a participação no WorldSkills é a grande chance para quem busca um bom emprego. “Profissionalmente, eu espero reconhecimento, pois adquiri conhecimentos diferenciados e bem específicos”, diz Gonçalves.

As medalhas de prata foram para dupla gaúcha Everton Toigo e Felipe Mendonça da Trindade, na ocupação de Mecatrônica. Também receberam a prata o paulista Rafael Sansão, na ocupação Fresagem CNC, e a catarinense Carla Marangoni de Bona, na ocupação Web Design.

Estudante da unidade em Campinas, Sansão destaca que o SENAI foi fundamental na sua formação profissional e pessoal. "Eu aconselho os cursos profissionalizantes da entidade, pois eles são a base para tudo na vida”, sugere.

As medalhas de bronze foram conquistadas por Jaime do Nascimento Gomes, de São Paulo, na ocupação Polimecânica; pelo trio paulista Alan Quitério, Helder Luiz de Assis e João Vitor Augusto, em Manufatura Integrada; pelo pernambucano Elton Benigno Coelho, em Desenho Mecânico em CAD; e pelo paulista Bruno Francisco Rodrigues em Instalações de Redes PC.

Elton Coelho, que estuda na escola SENAI de Caruaru, no Agreste pernambucano, dá um conselho aos jovens que buscam uma vaga no disputado mercado de trabalho: "nunca desistam de um sonho. Eu sonhei com isso por dois anos. Muitas pessoas disseram que eu não conseguiria Mas não desisti, e hoje sou o terceiro melhor do mundo em minha profissão”.

Os certificados de excelência foram conferidos a Jefferson Relvas de Oliveira, na ocupação Tornearia CNC; Max Wendel Morais Pereira, em Soldagem; Juliano Gabriel Verasquim, em Eletrônica Industrial; Leandro Rodrigues de Souza, em Eletricidade Predial; Rodrigo Pedroso Mendes, em Eletricidade Industrial; Adriano Cenci, em Joalheria; e Tiago Leon da Silva Marti, em Design Gráfico.

Futuro promissor - Conforme o diretor-geral do SENAI, José Manuel de Aguiar Martins, as medalhas e os diplomas de excelência do WorldSkills são passaportes para o mercado de trabalho. “Isso demonstra que esses profissionais têm competência e possibilidade de se empregar em qualquer país. É um registro da qualidade profissional”, afirma Martins. O desempenho do Brasil mostra que os cursos da instituição atendem aos rigorosos padrões de qualidade internacional, avalia o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto, que também é presidente do Conselho Nacional do SENAI.

A instituição levou para o Japão 24 alunos que competiram em 20 ocupações profissionais. A delegação brasileira, que integrou o grupo de 850 competidores do torneio internacional, foi definida em um criterioso processo de seleção, que envolveu competência, criatividade, domínio tecnológico, preparação física e psicológica. Com isso, a equipe brasileira obteve, neste ano, o melhor desempenho das 13 edições anteriores em que participou do torneio internacional.

A próxima edição do WorldSkills ocorrerá de 1º a 6 de setembro de 2009, na cidade de Calgary, no Canadá. Antes disso, os alunos do SENAI mostrarão suas habilidades profissionais nas etapas estaduais e nacional da Olimpíada do Conhecimento.

A classificação na etapa estadual garante uma vaga para a fase nacional. Finalmente, a vitória na Olimpíada nacional, que será realizada, em junho e julho de 2008, nas cidades de Blumenau (SC), Curitiba e Porto Alegre, é decisiva para garantir uma vaga no WorldSkills do Canadá.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira