Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/05/2014 - 09:27

Atlas investe em tecnologias voltadas para a prevenção de acidentes


Transportadora prepara e monitora seus motoristas na batalha pela propagação de um cenário mais favorável nas vias brasileiras.

São Paulo- Reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito é um desafio mundial, e por conta disto, em maio de 2010 a ONU lançou a "Década mundial de ações para a segurança do trânsito", ação que se estenderá até 2020 e que visa basicamente a redução de mortos e feridos devido a acidentes no trânsito. Para os brasileiros a situação não é diferente, enquanto China e Austrália conseguiram reduziros indicadores de mortandade nas estradas, o Brasil figura na lista das cinco nações com maior número de acidentesnas vias.

Segundo dados oficiais, nosso País ocupa o quinto lugar no ranking, porém, um levantamento do Observatório Nacional de Segurança Viária, a pedido da revista Veja, nos coloca na liderança.

Em 2013, a Polícia Federal registrou quase 186 mil acidentes nas rodovias sob sua custódia, uma elevação de 0,7% em relação a 2012. Já o total de mortos foi de 8.375 (diminuição de 3,3%).

Referência em transportes e logística, a Atlas mantém a sua posição de vanguarda no combatea essas estatísticas. A empresa alterou processos em toda a sua cadeia operacional, e ainda investe em tecnologia, planejamento de viagens e preparação dos condutores para diminuir o risco de acidentes.

"Adequamos nossos prazos junto aos clientes, alteramos processos e investimos em tecnologia de telemetria. Em complemento, intensificamos os treinamentos e, baseado no que foi treinado, temos indicadores para reconhecer bons desempenhos e corrigir os desvios", informa Marcos Paulo Silva, supervisor de Gerenciamento de Riscos da Atlas.

Legislação aperta o cerco-Em 2012, entrou em vigor a Lei 12.619, que regulamenta e disciplina a jornada de trabalho diária e o tempo de direção do motorista profissional. Entre outras especificações, a norma estabeleceu como jornada máxima de trabalho diário o período de quatro horas de direção contínua.

Algumas empresas do setor se queixaram sobre as novas regras que, de alguma forma, poderiam gerar aumento de custos no sistema de transportes e logística.

Na contramão das reclamações, a Atlas se adaptou totalmente a essa nova realidade. "Somos um dos principais players do setor, e sendo assim, entendemos a importância de apoiarmos iniciativas que visam o benefício da qualidade de vida dos profissionais e a própria sociedade, e cientes do nosso papel, assumimos a responsabilidade de darmos exemplos ao mercado de como fazer isso de forma sustentável, sem atrapalhar o crescimento dos negócios. Dois anos após a implantação da nova lei, ficou claro que é possível atingir o sucesso em conformidade com a norma e de maneira mais segura", pondera Marcos Paulo.

"Temos um programa interno de prevenção de acidentes, o "Programa Viagem Segura", onde o foco de todas as ações é o motorista e os nossos principais objetivos sãosua saúde, o bem-estar e a valorização. Além disto, procuramos sempre dividir com eles os sucessos obtidos."

A Atlas - É uma empresa com capital 100% nacional que oferece soluções em logística integrada e viabiliza a distribuição rodoviária e aérea de produtos para clientes de diversos setores da economia, dentre os quais, indústria eletroeletrônica, automotiva, têxtil, cosmética, higiene pessoal e farmacêutica. Considerada um dos maiores operadores logísticos do Brasil, possui hoje 56 filiais estrategicamente localizadas nas cinco regiões do País, 4.000 mil funcionários e 2.100 mil veículos para operações de coleta, transferência e entrega de cargas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira