Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/05/2014 - 10:15

Dor lombar é a campeã no ranking de atestados médicos em 2013

Segundo levantamento da Gesto Saúde & Tecnologia (GST), a dor lombar baixa é a campeã do ranking de afastamentos por atestados médicos do ano passado. (Entende-se por afastamentos por atestado médico aqueles que não são previdenciários, ou seja, de até 15 dias, pagos pela empresa.) A doença afeta homens e mulheres. Porém, no comparativo entre gêneros, o número de mulheres afetadas é quase o dobro do dos homens. A média de dias perdidos no trabalho é de um dia e meio.

Para chegar ao resultado, a GST consultou a base de dados gerada por sua ferramenta Gesto Inteligente (GI), que hoje é composta por 90 empresas brasileiras, somando mais de meio milhão de vidas administradas. A ferramenta reúne conceitos de bigdata e business intelligence, integrando informações de planos de saúde, atestados médicos, afastamentos, dados da medicina ocupacional e ROI (Return Of Investment) das ações de promoção de saúde e, dessas diferentes fontes, extrai oportunidades de redução de custo e incremento de saúde.

Para o Dr. Bento de Toledo, sócio- fundador da GST, existem aspectos que devem ser levados em conta. O CID F, código que identifica distúrbios psicológicos, não aparece explicitamente, mas eles devem estar na raiz de muitas das doenças. Estas informações, por serem relativas a períodos de afastamento inferiores a 15 dias ainda não apontam com clareza quais ocorrências caminham na direção de um afastamento previdenciário sob o CID F. “Existem algoritmos que podem ser criados pelo gestor no intuito de antecipar esses afastamentos. Este é o valor de uma ferramenta de BI na gestão de saúde.”, comenta.

A ferramenta GI possibilita o cruzamento de informações - atestados com o consumo na apólice, exames realizados, atividade do colaborador, frequência de atestados, comparecimento ao ambulatório, etc. - que levam ao diagnóstico com mais agilidade e precisão. “Um atestado de CID M (código que identifica distúrbios musculares) e dois de CID J (referente a viroses) num período de seis meses associados a duas consultas em rede credenciada e quatro passagens pelo PS tem um significado diferente de três consultas na rede com ortopedista e uma RM.” exemplifica.

A Gesto Saúde e Tecnologia (GST) é uma empresa nacional pioneira no desenvolvimento de soluções para auxiliar as grandes companhias a gerir de maneira eficiente a saúde de seus funcionários, proporcionando reduções de custos e consequentes melhorias na qualidade de vida dos colaboradores. A empresa nasceu há 12 anos como start-up através de uma parceria entre os sócios-fundadores – o médico Bento de Toledo e a engenheira Fabiana Salles. Após ser incubada pelo Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec), conquistou – e mantém – clientes como Hospital Oswaldo Cruz, HP e Suzano. Desde que foi investida pelo Fundo Inova, da administradora de fundos DGF, no ano passado, vem crescendo em ritmo acelerado. [www.gestosaude.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira