Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/05/2014 - 10:22

Campanha recorde de sistemas de ensino da Abril educação e efeito das aquisições geram crescimento de receitas de 48% e Ebitda de 59%

Receita líquida da companhia no trimestre totaliza R$ 333,7 milhões, 48% acima do ano anterior.

São Paulo – A Abril Educação S.A. (ABRE11), uma das maiores companhias dedicadas à educação básica e pré-universitária no Brasil, inicia o primeiro trimestre de 2014 com o crescimento de 59% do seu Ebitda em relação ao mesmo período do ano anterior, somando R$ 135,1 milhões.

A receita líquida atingiu R$ 333,7 milhões, com avanço de 48% se comparado ao mesmo período de 2013, incluindo as receitas de R$ 73,7 milhões dos ativos adquiridos do Grupo Ometz (Wise Up, Wise Up Teens e You Move) e Colégios Motivo e Sigma.

De acordo com Manoel Amorim, presidente da Abril Educação, as perspectivas são otimistas. “Os Sistemas de Ensino tiveram um excelente desempenho nesse trimestre e, juntamente com as escolas, nos garantem a conquista de metade de nossa receita anual. Manteremos o foco no crescimento orgânico, na integração e na sinergia de nossas unidades de negócios, caminho natural para a rentabilidade de todas as operações”, explica Amorim.

“Encerramos março com a melhor campanha de captação de alunos de Sistemas de Ensino, tanto no segmento público quanto no privado. Atingimos 656 mil alunos atendidos por nossas marcas (Anglo, pH, Ser, GEO e Maxi), um crescimento de 13% em relação a março de 2013”, completa o executivo.

Desempenho por áreas -A receita líquida dos negócios de Sistemas de Ensino, que inclui o Sistema de Ensino Técnico ETB e o programa O Líder em Mim, avançou 33%, totalizando R$ 102,2 milhões, com expansão da margem Ebitda em cinco pontos percentuais, ficando em 65%. Esse expressivo crescimento foi resultado da melhor campanha de captação de alunos já feita pela companhia. O número de alunos atendidos pelos sistemas (Anglo, pH, SER, GEO e Maxi) aumentou 13%, chegando a 656 mil, e a rede de escolas expandiu 18%, totalizando 2,1 mil. O crescimento mais expressivo foi o da rede pública, onde o número de alunos beneficiados pelos programas da Abril Educação avançou 51%, atingindo a marca de 93 mil alunos.

Os negócios de Editoras (Ática e Scipione) finalizaram o trimestre com receita líquida de R$ 105,3 milhões, uma redução de 2% em relação ao mesmo período de 2013. Esse resultado é explicado pela queda de 10% na quantidade de livros vendidos no segmento privado, embora esse impacto tenha sido em boa parte compensado pelo aumento do preço médio de 7%; e pelo não reconhecimento de vendas para o segmento público no 1T14, quando no 1T13 houve uma venda pontual de 239 mil livros para o PNAIC (Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa) e compras adicionais ao PNLD 2013.

As Escolas e Cursos Preparatórios contribuíram para o trimestre com uma receita de R$ 62,3 milhões, 98% superior ao primeiro trimestre de 2013, incluindo R$ 7,8 milhões do Colégio Motivo e R$ 20,9 milhões do Colégio Sigma. A margem Ebitda do período foi de 18%. Este negócio registrou 22,6 mil matrículas no 1T14, 54% de aumento em relação ao mesmo período de 2013, incluindo os 7,8 mil alunos dos Colégios Motivo e Sigma. Em bases comparáveis, a quantidade de alunos nas escolas da companhia cresceu 3% nas matrículas, chegando a 13,2 mil alunos.

No primeiro trimestre, a área de Idiomas (Red Balloon e Grupo Ometz - Wise Up, Wise Up Teens e You Move) obteve receita líquida de R$ 57,4 milhões, sendo R$ 12,3 milhões do Red Balloon e R$ 45 milhões do Grupo Ometz. O EBITDA de Idiomas no período foi de R$ 17,1 milhões, sendo R$ 5,8 milhões de Red Balloon e R$ 11,3 milhões de Grupo Ometz. No trimestre, o Grupo Ometz, quando comparado com o mesmo período do ano anterior, reduziu o total de franquias em 6%, decorrente do processo de saneamento da base, e cresceu 2% na quantidade de matriculas, 1% na venda de kits (material didático) e 5% na quantidade média de alunos por franquia, com foco na qualidade da base de franqueados.

Em Produtos e Serviços Complementares, as vendas de cursos online da AlfaCon, estimuladas pelos bons resultados obtidos em concursos públicos, aumentaram 12% em relação ao 1T13, sendo responsável por R$ 6 milhões de receita e R$ 3 milhões de Ebitda. No 1T14 mais de seis mil alunos desses cursos foram aprovados em concursos de expressão nacional.

Perfil - A Abril Educação S.A. [www.abrileducacao.com.br], empresa de capital aberto com ações negociadas na BM&FBovespa (ABRE11), é a maior no segmento de educação básica do mercado brasileiro. Além das editoras Ática e Scipione, figuram em seu portfólio os sistemas de ensino SER, Anglo, pH, Maxi, GEO e Farias Brito, o Anglo Vestibulares, a rede de escolas pH, a ETB – Escolas Técnicas do Brasil, o Colégio Motivo e o Centro Educacional Sigma, o modelo de ensino O Líder em Mim (The Leader in Me), as redes de escolas de inglês Red Balloon e a Wise Up, a startup Edumobi, o programa de educação continuada e interativa Ei Você, a AlfaCon Preparatórios para Concursos e a MSTech. Atualmente, a Abril Educação atende, com algum produto ou serviço, mais de 130 mil escolas e a cerca de 35 milhões de alunos em todos os estados da federação.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira