Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/05/2014 - 10:22

Football for Hope reforça ligação a organizações sociais


Um auditório cheio, com cerca de 100 pessoas cheias de energia e dispostas a aprender e trocar informações. Assim foi dado o primeiro passo no Programa de Intercâmbio Football for Hope da adidas no Brasil. O workshop, realizado no Rio de Janeiro nos dias 07, 08 e 09 de maio (quarta ,quinta e sexta-feira), fez parte da colaboração entre a FIFA e a adidas para aumentar o conhecimento sobre as organizações não governamentais no Brasil e em outros países.

Organizada localmente pelo projeto social Karanba, a edição carioca do Programa de Intercâmbio da adidas reuniu mais de 40 organizações não-governamentais (ONGs) interessadas em trocar conhecimento e experiências e, ao mesmo tempo, receber treinamento em mobilização de recursos, estratégias de arrecadação financeira e formação futebolística.

“O Football For Hope é um conceito. É uma filosofia da FIFA reconhecer que as questões sociais difíceis que as comunidades têm no mundo inteiro são, em primeiro lugar, mais bem conhecidas pelas pessoas locais. E as soluções têm que ser locais também. Nosso papel não é implementar um programa FIFA nas comunidades, mas reconhecer o grande trabalho que as organizações estão fazendo e apoiar esse trabalho”, declarou Federico Addiechi, diretor de responsabilidade social corporativa da FIFA. “Aqui, tivemos a oportunidade de combinar as duas coisas. O Football For Hope permanente, que a FIFA tem, mas também a Copa do Mundo da FIFA no Brasil. Por isso, tivemos tantas organizações participando. É o maior programa que já fizemos. Isso vai deixar um grande legado de reconhecimento do que o futebol pode fazer para melhorar nossa sociedade”.

No âmbito do desenvolvimento e da capacitação, o Programa de Intercâmbio da adidas envolve sessões nas quais as organizações trabalham juntas para discutir as práticas existentes, os principais fatores de sucesso e as medidas necessárias para buscar melhorias em áreas de atuação identificadas previamente. Especialistas em determinados temas também são convidados a compartilhar conhecimento com os participantes.

"Na adidas, nós acreditamos firmemente no poder do esporte de transformar as vidas das passagens. É por isso que apoiamos o Programa de Intercâmbio da adidas do Football For Hope - que tem como objetivo treinar as organizações para que usem o esporte como uma ferramenta para a mudança social", disse Gudrun Veronika Messias, gerente de sustentabilidade da adidas. "Temos certeza do sucesso e do impacto positivo que virão com este segundo Programa de Intercâmbio - no projeto Karanba, no Rio de Janeiro -, não só por causa do conteúdo importante que foi discutido nos workshops e sessões práticas, mas também pela troca informal de conhecimento entre os participantes de organizações Brasil afora. A adidas tem orgulho de fazer parte disso."

“A capacitação nos aprofundou elementos que são fundamentais para a capacitação e para que o projeto chegue até a Lei de Incentivo com qualidade”, disse Fernanda Desbesel Appelt, gestora de projetos do Instituto Lenon Joel Pela Paz, que trabalha com crianças e adolescentes em São Leopoldo, Rio Grande do Sul, e que tem como objetivo captar verba federal da Lei de Incentivo para seu instituto. “Na área da comunicação, aprofundamos o que a gente já faz, que é comunicar parceiros e a comunidade local, mas pensando em usar ferramentas de fácil acesso para nós, que não temos tantos recurso assim, e fazer com que elas funcionem”, completou.

A abordagem específica do futebol no Programa de Intercâmbio da adidas é baseada no método Coerver, que oferece treinamento avançado aos técnicos de comunidades em um curso de 12-14 horas de duração, com módulos práticos e teóricos. Uma vez completo o curso, os técnicos estão capacitados para implantar programas melhores e compartilhar suas novas habilidades com outros treinadores em suas comunidades.

“O programa abriu um leque para mim. Aprendi novos exercícios e uma nova fórmula de trabalho com o tempo. Como apresentar para a criança um exercício com o passe em três minutos, depois continuar com passe e deslocamentos e, gradativamente, seguir para passe, deslocamento e drible”, explica Alan Frank da Gama Nunes, treinador do Idesca - Instituto de Desenvolvimento, Educação e Cultura da Amazônia -, que trabalha socialmente com futebol e futsal para crianças de Manaus. “Saio daqui satisfeito. Aprendi, conheci pessoas, trocamos emails, vamos manter contato, e o futuro é bem promissor”.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira