Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/05/2014 - 10:52

Bares e restaurantes do Rio de Janeiro são categorizados para a Copa do Mundo

O Rio de Janeiro divulgou no dia 12 de maio (segunda-feira), a classificação dos 243 bares e restaurantes que receberão, a partir deste mês, os selos de categorização para a Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014. O município aderiu ao programa de Categorização e Alimentos para a Copa do Mundo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Do total de estabelecimentos, 20,20% estão na categoria A (os melhores em classificação); 39,1% na B (falhas de baixo ou médio impacto); 23,70% na C (grande quantidade de falhas, mas dentro do limite aceitável do ponto de vista sanitário); e 17% pendentes (quantidade de falhas inaceitável para a categorização).

A categorização faz parte de um projeto-piloto para orientar os turistas que visitarem o país durante a Copa, e foi feita em estabelecimentos das cidades-sedes dos jogos e de alguns municípios com grande fluxo turístico. No entanto, o objetivo da Anvisa é implantar a categorização em todo o país, incluindo Salvador, que não aderiu a esse projeto para a Copa. O superintendente da Vigilância Sanitária e Fiscalização Sanitária em Alimentos da prefeitura, Luiz Carlos Coutinho, destacou alguns dos itens mais importantes para o trabalho de categorização de bares e restaurantes:

-São itens importantes, que agravam o risco de pessoas contraírem alguma doença: o controle de temperatura dos alimentos expostos no balcão, prazo de validade dos alimentos, uniforme dos funcionários, higiene das instalações e controle de qualidade da água.

Os selos serão distribuídos no final de maio pela Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonozes (Subvisa). As notas e os selos ficarão expostos nos estabelecimentos e no site da Anvisa. Os comerciantes deverão retirar os selos dos estabelecimentos até o dia 31/08.

A capital fluminense está acima da média nacional, que apontou 16,9% estabelecimentos enquadrados na categoria A; 40,7% na B; 25,6% na C; e 16,9% Pendentes. Além das 11 cidades-sede da Copa do Mundo, outras 13 aderiram voluntariamente ao projeto -piloto.

De acordo com a Anvisa, todos os estabelecimentos foram aprovados ou não por 51 itens de classificação. Foram 1.994 estabelecimentos categorizados em todo o país, entre bares, restaurantes e lanchonetes dos pontos turísticos e aeroportos, exceto o de Manaus, que está em reforma. Nesses locais, a maioria dos estabelecimentos (87,64%) foi enquadrada nas categorias A e B.

“O projeto é interessante porque uniformiza o olhar da Vigilância Sanitária e das equipes técnicas.Para o turista também é importante, porque eles podem ter acesso a informações sobre os estabelecimentos antes de utilizá-los. Aconselhamos aos turistas utilizar os estabelecimentos inspecionados, não necessariamente os que têm o selo, mas seguem as exigências de segurança alimentar”, disse Coutinho. | Anna Beatriz Cunha.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira