Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/12/2007 - 09:58

Intel prevê que vendas de PCS poderão alcançar 13 milhões de unidades em 2008

Novas ofertas, segmentação e mais crédito devem elevar as vendas de PCs em mais de 25% no Brasil no próximo ano.

São Paulo– O ano de 2007 apresentou recordes em vendas de PCs no Brasil, como a Intel previu, com um aumento acelerado dos notebooks (superior a 100% se comparado a 2006). E 2008 não será diferente. Seguindo a tendência deste ano, a empresa acredita que o mercado brasileiro de PCs terá um aumento entre 25% a 30%, chegando a cerca de 13 milhões de unidades vendidas, desde que as condições econômicas se mantenham.

As razões que continuam impulsionando da venda de PCs no mercado são, principalmente, a taxa baixa do dólar, a maior disponibilidade de crédito, a forte aspiração dos consumidores, a crescente concorrência que aumenta e diversifica os modelos e preços disponíveis no mercado e a demanda reprimida nas classes econômicas C e D.

"Percebemos que os usuários que já tiveram a experiência do primeiro computador sentem a necessidade de adquirir produtos com mais funcionalidades e maior poder de processamento, por exemplo como processadores dual ou quad core e notebooks, e os preços em queda acentuam ainda essa tendência,”, analisa Elber Mazaro, diretor de Marketing da Intel.

Já nas classes A e B, a tendência de segmentação se consolida uma vez que estes consumidores pedem por produtos direcionados às necessidades específicas, como PCs dedicados a jogos, educação, centrais de mídia ou entretenimento, público infantil ou uso profissional.

Já os notebooks devem bater novos recordes, com vendas estimadas em 2,8 milhões de unidades, correspondendo a 21% do total de PCs comercializados. A mobilidade continuará na pauta das empresas e consumidores domésticos. Em 2008, o Brasil se deparará com um crescimento exponencial de dispositivos móveis, cada vez com funções mais avançadas de multimídia, avalia a Intel.

A Intel também aposta que algumas tendências irão despertar em 2008 como a aquisição de PCs por meio de canais alternativos, como operadoras de telefonia, e a modalidade de pacote completo de serviços agregado que incluam desde a instalação, acesso à Internet e suporte técnico especializado, além do PC propriamente dito. E para esse tipo de atividade o ideal é o uso da tecnologia de processador Intel® vPro™, uma plataforma com capacidade de gerenciamento remoto, que permite acesso mesmo com as máquinas desligadas, tornando possível, a manutenção de softwares e atualização das máquinas.

O grande desafio dos próximos anos será o crescimento da oferta de banda larga na mesma velociadade em que mercado de PCs cresce. Segundo Mazaro, para isso será cada vez mais fundamental o desenvolvimento de uma infra-estrutura adequada, uma forte atuação do governo nesse sentido, definindo as regras e criando condições para os investimentos necessários, além do desfecho do leilões 3G e WiMAX que definirá os padrões e regras que o mercado deve seguir.

Já no aspecto da comunicação a Intel acredita que a Internet vem se mostrando um veículo cada vez mais poderoso no relacionamento com os consumidores e pretende investir mais de 20% de sua verba anual de marketing em campanhas interativas e de marketing viral que ofereçam conteúdo capaz de prender a atenção do consumidor. Segundo Mazaro, as empresas que investem em pesquisa e conhecem profundamente seus consumidores como a Intel levarão vantagem neste setor, pois serão capazes de desenvolverem campanhas cada vez mais focadas e atraentes ao consumidor.

“O cenário brasileiro é otimista para o próximo ano. Mobilidade, processadores de núcleos múltiplos e internet banda larga são as bolas da vez. Mas apostamos: 2008 é a ponta do iceberg em muitas áreas para adoção da tecnologia”, finaliza Mazaro.

A Intel, líder mundial de inovações em silício, desenvolve tecnologias, produtos e iniciativas para melhorar continuamente a forma como as pessoas trabalham e vivem.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira